21 dezembro 2009

Rage Against the Machine: "Killing in the Name" Nº1 Top Britânico de Natal

Este post inclui o vídeo (entrevista telefónica e "Killing in the Name") da emissão não censurada da BBC, filmada por uma equipa dos Rage Against the Machine.

Do artigo da Blitz: "Rage Against The Machine vencem "batalha" de Natal em Inglaterra" disponível em http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/55394


"Os Rage Against The Machine, com a música de 1992, "Killing In The Name", são os vencedores da "batalha" de Natal travada nas tabelas de singles inglesas, na passada semana. A história é simples, ainda que bizarra, e passou por - através de uma campanha no Facebook e outras redes sociais - impedir que o vencedor do concurso televisivo X Factor, Joe McElderry, fosse o número um deste Natal com uma versão de Miley Cyrus, "The Climb".


Em Inglaterra, o número um de Natal, ou seja, a canção mais vendida na semana das festas, é uma verdadeira instituição da pop. Ao final de uma semana renhida, os Rage Against The Machine acabaram por levar a melhor, vendendo mais de 500 mil downloads de "Killing In The Name", contra 450 mil cópias compradas do novato Joe McElderry. No final, uma das grandes vencedoras foi mesmo a indústria discográfica britânica, que assim conseguiu a sua melhor semana de sempre no que toca a downloads pagos.


Entusiasmados com a vitória, os Rage Against The Machine já agradeceram o apoio - e as mais de 65 mil libras a entregar a uma instituição de apoio aos sem abrigo. De igual forma, a banda de Tom Morello e Zack de la Rocha promete cumprir a promessa que fez de, caso vencesse a disputa, dar um concerto grátis em Londres, no próximo Verão.


Em declarações à BBC Radio 1, o vocalista Zack de la Rocha mostrou-se "em delírio" com as notícias, elogiando o facto de "uma acção espontânea conduzida pelos jovens no Reino Unido ter derrubado este monopólio da pop tão estéril. Quando os jovens decidem passar à acção, são capazes de tornar possível aquilo que parecia improvável".

 

Os Rage Against The Machine causaram polémica na BBC Radio, de resto, ao interpretarem, em directo, "Killing In The Name", não seguindo as instruções da estação e cantando a tirada "fuck you I won't do what they tell me". A BBC Radio acabaria por pedir desculpa aos seus ouvintes pelos impropérios."

Para ler o artigo da Whiplash com um vídeo com a versão censurada da BBC clicar aqui.

Para ler o artigo do The Guardian, com pormenores sobre como Jon Morter, fã de Iron Maiden, part-time DJ e especialista de logística teve a ideia de destronar a liderança de X-Factor da tabela de singles de Natal, e executou o plano através do Facebook..., clicar aqui.

Aqui fica o vídeo não censurado da transmissão da BBC e da actuação dos RATM:


Sem comentários:

Enviar um comentário