05 dezembro 2009

Gazua: Rock de combate HOJE...em Beja


Este post inclui os vídeos dos Gazua "Fazia tudo outra vez" e "Para todos" (ao vivo, Festa do Avante 2009)

Beja recebe hoje (5 de Dezembro) a visita daquela que é sem dúvida uma das melhores bandas do panorama punk/rock português da actualidade. Os Gazua são uma banda jovem (formada em 2005) mas composta por músicos com um respeitável percurso musical, iniciado na década 'dourada' do movimento punk rock português: os anos 80. João Morais (voz e guitarra) integrou os Corrosão Caótica (1988), os Carbon-H na década de 90, os The No Counts no início de 2000. Paulinho (baixo e 2ª voz) fez parte dos Jardim do Enforcado (final de 80), dos M.A.D. e dos Spitz Buben (90s) e integra os Kamones (banda de tributo aos Ramones, da qual faz parte João Ribas - Censurados/Tara Perdida). Corvo, o baterista, conta também com longos anos de experiência, particularmente nos Ferro e Fogo.

Este curriculum está bem patente na qualidade, elaboração e amadurecimento da activa produção musical dos Gazua: o primeiro álbum, Convocação, data de 2007, e o mais recente, Música Pirata, foi gravado no final de 2008 e lançado no início de 2009. Entretanto, anuncia-se já a saída de mais um trabalho, Contracultura. Os Gazua farão a 1ª parte do muito aguardado concerto de Jello Biafra (dos míticos Dead Kennedys), agora com os Guantanamo School of Medicine, já na próxima sexta-feira 11 no Cine-teatro de Corroios.

De realçar também a ética D.I.Y. e o pendor interventivo que os Gazua cultivam a um nível senão ímpar decerto muito raro no panorama musical português da actualidade. Para citar os próprios sobre Música Pirata:

"O conceito deste novo trabalho explora os caminho que cada um pode seguir à margem da grande indústria consumista que atropela os pequenos criadores, daí o nome "Música Pirata". Há ainda a curiosidade de ser um CD com uma caixa feita em cartão canelado impresso em serigrafia a duas côres em que não existem 2 totalmente iguais, tendo ainda o detalhe de terem sido criadas 4 capas diferentes que se completam quando juntas. A ideia será passar a mensagem de que a união faz a força!! São 12 temas que não se delimitam ao estilo Punk Rock e que passam mensagens de união, construção e constante procura pelas coisas em que acreditamos. Este disco tem edição de autor e distribuição nacional."


Ambos os álbuns têm um extraordinário artwork, da autoria de João Morais.


Por tudo isto, resta-nos esperar que Beja receba os Gazua como eles merecem. Estamos todos convocados.

Aqui ficam duas das minhas músicas preferidas.

Fazia Tudo Outra Vez

GAZUA | Vídeos de Música do MySpace


Sem comentários:

Enviar um comentário