18 dezembro 2009

Citações: sobre Censurados


Para terminar o tópico abordado nos dois últimos posts...

Este post inclui o vídeo "Censurados" dos Censurados.

Catarina Lopes (amiga): “A malta parava pelos Coruchéus ou nas traseiras da casa do Ribas e às tantas o João dizia: “Bute até minha casa, ‘bora ensaiar”. Havia sempre montes de pessoal a assistir aos ensaios lá no quarto dele, mas como aquilo era bué pequeno, a malta tinha que ficar à porta e na casa de banho [risos].” (Conteiro e Figueira, 2006: 37).

Billy, a propósito do 2º concerto no Rock Rendez Vous (Janeiro de 1990): “A rua da Beneficência começou a ficar cheia, vinha pessoal de todo o lado. De garrafa na mão e cigarro na outra, contavam-se histórias de concertos passados, narrados com entusiasmo. Embora maioritariamente se vissem punks, também havia fãs de metal, de hardcore, de rock em geral e até freaks meio desvairados, mas a maior atracção eram os elementos dos Censurados a conviver no meio daquela amálgama de gente com a maior das naturalidades!” (Conteiro e Figueira, 2006: 62).


Rafael, vocalista dos 100 Surrados sobre a actualidade da banda/das letras: “Censurados é uma banda que toca em toda a gente porque as suas letras são tão actuais agora como o eram em 1989. Cantar “Srs. Políticos” faz mais sentido agora do que nunca, “Tu ó bófia” com a repressão da polícia na actualidade, “Não vales nada” com a exploração dos patrões aos empregados no trabalho, “Sentado ao balcão” por 1001 razões, “Melhores dias virão”…” (Conteiro e Figueira, 2006: 167).


“Comments” emotivos que diversos fãs da banda têm deixado em vários blogs/websites nos últimos anos (alguns bastantes recentes):


“(…) conheço as musicas de tras pra frente. Comprei os albuns sempre que foram editados "censurados"(vinil)+(mp3) "confusao"(vinil) "sopa"(cd). O primeiro encomendado na Bimotor ainda antes de editado. No dia em que o recebi pelos CTT reuniu-se um batalhao de malta em minha casa para o ouvirmos tipo concerto. (…) Até chorei no dia em que fui comprar o Blitz, (aquela terça feira fatidica tudo me aconteceu até acabei um namoro nesse dia, em que a capa dizia "Censurados acabam". Foram sem duvida os pais e reis do punk em portugues de portugal.”
“Também essa terça feira foi fatidica para mim quando comprei o Blitz e li "censurados acabaram",quando falei com o pessoal estava com as lagrimas a correr cara abaixo e todo arrepiado.Que saudades eu tenho desses tempo de glorias.” (idem)


“não tenho adjectivos para conseguir descrever os censurados , para mim , na minha humilde opinião foram e sempre serão a melhor banda nacional de todos os tempos (…) concertos no johnny guitar,cidade universitaria e outros mais censurados ate morrer.” (idem)

(No decurso da notícia da venda/reedição do 1º CD (esgotado) com o Blitz em Dezembro de 2005) “nem imaginas o quanto te agradeço por esta noticia!!! curti Censurados na minha adolescencia e fiquei bastante triste quando acabaram mas quase que tive um orgasmo psicologico quando soube que se tinham juntado para gravar um tributo e iam estar na queima em coimbra... vi-os ao vivo e simplesmente adorei!! mais uma vez obrigado!!vìcio(http://fumaca.blogs.sapo.pt/)”
“É verdade as letras dos censurados fazem todo o sentido nos tempos que correm, significa que o nosso país não evoluiu nada!!! A música dos Censurados é imortal!!!” Ladyxscorpion (há 4 meses)
(http://www.youtube.com/watch?v=Lj8CVNSxwdM&feature=related)

“Pessoal...até me arrepio com esta merda. É incrível a força que isto tem pois quase 20 anos depois ainda sinto a mesma sensação que na altura sentia (…)” hugomirandaclaro (há 11 meses)
(http://www.youtube.com/watch?v=Lj8CVNSxwdM&feature=related)

“fdç até o meu irmão com 14 anos é louco por isto é um jovem Censurado ! É pra verem qe Censurados nunca hão de morrer ! CENSURADOS SEMPRE !” bogus1979 (há 10 meses) (http://www.youtube.com/watch?v=PoD5ZCr-r5k&feature=related)

Sem comentários:

Enviar um comentário