08 dezembro 2009

IV Festival de Bandas de Beja: Parte II Review


O IV Festival de Bandas de Beja terminou ontem, 7 de Dezembro, com a actuação de mais sete bandas do distrito de Beja: Baboza, Arranha, Ex-Libris, Uns Ex Orient Lux, Ventas de Exterko, All Emotions Day e Sordid Sight. Esta 2ª parte confirmou aquilo que a 1ª (30 de Novembro) evidenciara: que a cidade e a região envolvente primam pela existência (e pujança) de um número assinalável de interessantes projectos musicais de diferentes géneros e de várias gerações de músicos locais, sendo dignas de destaque as participações femininas nas bandas Baboza, Arranha e Ex-Libris.



(Foto: Ex-Libris)
Contudo, há ao nível da produção musical bejense (a nível distrital, entenda-se) uma notória predominância de um registo mais hardcore/metal que foi particularmente visível nesta segunda parte. Não admira portanto que os Ventas de Exterko, All Emotions Day e Sordid Sight tenham sido indiscutivelmente as bandas que se destacaram neste segundo dia do Festival.


(Foto: Ventas de Exterko)
Os Ventas de Exterko demonstraram possuir uma considerável legião de fãs calorosos, os quais brindaram com uma actuação enérgica, revelando não só alguma maturidade como uma boa consistência e coesão, à medida que executavam os acutilantes temas do seu recente EP, como "Caos em Portugal" (“A falta de emprego / a falta de massa/ O país caminha / Para a desgraça”). Estes moços têm indiscutivelmente o mérito de ter colocado a periférica A-do-Pinto no mapa do punk nacional.


(Foto: Ventas de Exterko)

Seguiram-se-lhes os bombásticos All Emotions Day, com o seu imparável e carismático frontman a mobilizar mesmo aqueles que não são propriamente fãs do screamo...Esta banda fez uma excelente actuação, demonstrando bem quão merecido foi o prémio de melhor banda em palco granjeado no concurso MusicArte 2007 (I Can C U/Associação de Músicos de Faro).


(Foto: All Emotions Day)

A noitada de música terminou a altas horas e em grande com os Sordid Sight, que não desapontaram os seus seguidores fiéis e restantes resistentes com uma prestação igualmente frenética, que terminou num clima de grande euforia com a participação vocal de Jacinto, o frontman dos All Emotions Day, no último tema apresentado, e com uma verdadeira invasão do palco por parte de fãs/do público num encore improvisado.

Exceptuando algumas deficiências características de certos eventos D.I.Y., como alguma descoordenação e problemas de som, que foram especialmente penalizadores para os Sordid Sight, o balanço é claramente positivo e ficamos a aguardar a próxima edição deste evento dedicado à divulgação da produção musical bejense.


(Foto: Sordid Sight & friends)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ei Again!

    Muito bem! Assim sim...não fui, mas já sei o que se passou! brilliant, keep on the good work! :)

    Sheena...quem são e o que são os "Uns Ex Orient Lux" ?? assenta na mesma malta das formações anteriores ?

    Bj

    Hugo

    ResponderEliminar
  3. Hi Hugo!


    Obrigada pelo comment...Foi pena não ires, valeu bem a pena!

    Pelo que percebi é a mesma malta, se é a formação original isso já não sei...bjs!

    ResponderEliminar