06 dezembro 2009

Queremos os Gazua de Volta



A provar que são não só uma das melhores bandas portuguesas de punk/rock da actualidade, como uma das mais interessantes e activas (não só em termos de produção como de espectáculos), os Gazua vieram ontem ao Alentejo para uma prestação vibrante e inflamada, que energizou corpos e alimentou espíritos, especialmente os mais inquietos e inconformistas.

 O concerto teve lugar na Galeria do Desassossego (Beja) que, mais do que um local, é a concretização de um importante projecto de dinamização cultural, mérito do seu criador, Jorge Benvinda (Virgem Suta), que o fundou no espaço da anterior “Taberna do Alhinho” com o objectivo de divulgar projectos das mais diversas áreas da produção artística / cultural nacional. A Galeria do Desassossego desempenha um papel muito importante na divulgação da música alternativa, oferecendo a bandas jovens e com poucos recursos a possibilidade de actuar numa sala devidamente equipada.



A Galeria é um espaço simples, rústico e acolhedor onde impera (e se recupera) o espírito das tertúlias que marcaram indelevelmente a vida política e cultural portuguesas no século XIX e na primeira metade do século XX. A par da comida para o espírito (food for thought), a Galeria serve petiscos não só alentejanos como mais internacionais/exóticos a preços muito razoáveis. (Para mais info visitar o site da Galeria no myspace @  http://www.myspace.com/galeriadodesassossego).



A filosofia do espaço e do projecto “Desassossego” não poderia estar mais em consonância com o ideário dos Gazua, empenhados como estão não só em mexer corpos como principalmente consciências, abordando de forma directa, crítica, esclarecida e acutilante aspectos sociais, culturais e políticos da história e sociedade portuguesas contemporâneas. O espaço revelou-se assim ideal, proporcionando um ambiente intimista e participativo, e fomentando uma relação de grande proximidade e comunhão entre a banda e o público, que perpassou todo o concerto.


Durante mais de uma hora os Gazua não deram tréguas, brindando uma assistência entusiástica e participativa com permanentes descargas electrizantes, e o desfile (de muitos) dos mais emblemáticos temas de Convocação (2008) e Música Pirata (2009). A excelente qualidade vocal e técnica, o entrosamento perfeito deste colectivo e a sua energia contagiante não deixaram ninguém indiferente. Os Gazua apresentaram também os temas “Preocupa-te” e “Perigo iminente” do novo trabalho, com o esclarecedor e desafiante título Contracultura e lançamento previsto para Março de 2010, os quais foram acolhidos com manifesto agrado e entusiasmo geral.



No final do concerto, e dada a atmosfera criada, João 'Corrosão', Paulinho e Corvo foram efusivamente cumprimentados e congratulados por muitos dos presentes. E cumprindo a missão do espaço, o espírito da tertúlia voltou a instalar-se, com a conversa e o convívio a continuarem pela noite fora, sem dúvida ajudados pelos eflúvios alcoólicos que marcam a história do espaço.


Os imparáveis Gazua voltam aos palcos já na próxima sexta-feira 11, no Cine-teatro de Corroios, inscrevendo o seu nome num concerto certamente histórico, que marca a vinda a Portugal do irreverente e interventivo Jello Biafra, dos míticos Dead Kennedys, agora com os Guantanamo School of Medicine . A não perder.


Resta-nos agradecer aos Gazua e a outros músicos e artistas que em diversas áreas culturais nos mostram que a história e o país também somos nós, que temos obrigação de nos interrogarmos sobre "o que é que estamos aqui a fazer" e a darmos o nosso contributo. Mas, tal como os Gazua nos mostram na edição de autor em formato quadripartido do CD Música Pirata, sozinhos não vamos a lado nenhum. Só a união das vontades trará a possibilidade da mudança, como aliás a história já demonstrou.




E por falar em história, aqui fica "Evolução", um dos temas que se ouviram ontem na Galeria do Desassossego, em Beja, e que fala sobre o acontecimento mais importante da nossa história, cujas conquistas estão a ser severamente atacadas e cerceadas.

Convocação e Música Pirata, os dois álbuns dos Gazua, merecerão a devida atenção num post posterior.


3 comentários:

  1. Ei..Sheena!

    O prometido é devido!

    As primeiras palavras são...este blog está excelente!!

    Adorei. Visitei logo dps de vir dos Gazua...mas não opinie aqui logo, pois quis ler algumas coisas com mais pormenor, no entanto fiquei deveras admirado por tudo o que até ao momento aqui encontrei.

    Temos mesmo muitas afinidades musicais já vi!

    Espero que continues este belíssimo trabalho, pois o blog é em tudo um importante contributo para quem vê na música um forma de estar e de sem ela não conseguir viver!

    Parabéns

    Beijo

    Hugo (amigo da Mónica e do Ruben)

    ResponderEliminar
  2. Cheers Hugo pelo comment,este tipo de feedback é muito motivador...é bom saber "que está aí alguém"! Sim, da nossa conversa percebi que estávamos mesmo em sintonia...vamos manter o contacto OK?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hello again!

    Claro que sim!

    Vou dando novidades!

    Bjs

    ResponderEliminar