05 novembro 2009

Nirvana de novo, ou a Imortalidade da Música



Os Nirvana têm ressurgido em diversos media, particularmente devido à recentíssima edição – em CD e DVD – do concerto no Festival de Reading em 30 de Agosto de 1992, e da reedição (de luxo) de “Bleach”, o álbum de estreia da mítica banda de Kurt Cobain, que comemora 20 anos.



A edição do DVD “Nirvana – Live at Reading”, que terá durante muitos anos circulado em formatos bootleg (gravações não autorizadas), fez-me ir buscar à prateleira aquele que será sem dúvida o item mais valioso da minha modestíssima colecção de CD. Trata-se de “Nirvana Firework Night”, uma gravação não autorizada de um concerto que os Nirvana deram no Astoria Theatre em Londres em 5 de Novembro de 1991. Comprei o CD em finais de 1992 ou inícios de 1993 numa CDteca de Hamburgo, Alemanha, decerto por um preço irrisório de que já não me lembro. Estudante nessa magnífica cidade durante 10 meses, entre Setembro de 1992 e Julho de 1993, essa CDteca, chamada “Keypoint’s”, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do meu gosto e da minha educação musicais. Estrategicamente situada junto ao campus universitário, alugava CD por 2 marcos (cerca de 200 escudos). No final do ano lectivo, precisei de uma mala só para trazer todas as cassetes que gravei durante esses inesquecíveis 10 meses…


Para quem não conhece o álbum, mais info e uma review aqui.


E fica o vídeo (igualmente não autorizado) da 1ª música do concerto (e 1ª faixa do CD), “Jesus doesn’t want me for a sunbeam”, a abrir o apetite para revisitar Nirvana…




Sem comentários:

Enviar um comentário