28 novembro 2009

Ho-Chi-Minh Parte II

A discografia de Ho-Chi-Minh não é vasta, apesar da maturidade da banda: foi lançada uma demo em 2004, com os temas "Way of Retain", "Reload", "Signs" e "You Let It Flow", com um grafismo bastante original, e o álbum It Has  Begun, editado em 2009 pela Raging Planet, com uma elaboração gráfica que espelha não só o novo contexto de produção como a própria evolução da banda.



Vários factores terão contribuído para este hiato entre os dois trabalhos, entre eles decerto o facto dos seus membros terem percursos académicos e profissionais paralelos...como sabemos, poucos são aqueles que em Portugal conseguem subsistir tendo como actividade principal a produção musical...ou cultural, em termos mais genéricos. Especialmente fora do mainstream.
Sabemos também que qualidade e quantidade raramente andam de mãos dadas e, no caso dos Ho-Chi-Minh, a evolução e maturidade patentes em It Has Begun demonstram que a espera valeu bem a pena.



Em termos de espectáculos, os Ho-Chi-Minh têm um curriculum bastante respeitável, e de que se podem orgulhar bastante, com actuações em múltiplos festivais e outros eventos musicais de referência do underground português, de norte a sul, ao longo de todos estes anos, por vezes como cabeça de cartaz, e também como banda de suporte em concertos de nomes incontornáveis do panorama musical internacional, tais como Ratos de Porão (2007) (juntamente com Simbiose e Devil in Me) ou Suicidal Tendencies (2009).

E para terminar, aqui fica "Aside", o tema de It Has Begun que, segundo os próprios Ho-Chi-Minh, é aquele que melhor os define.

A incursão pela história desta banda bejense terminará no próximo post e versará sobre a cobertura que os Ho-Chi-Minh e It Has Begun têm tido na imprensa especializada recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário