Continuação do post anterior...
Em 1977, Jeffrey Ross Hyman, aka Joey Ramone, o malogrado vocalista da mítica banda punk The Ramones, transformou a personagem da banda desenhada, da TV e do cinema numa heroína punk, com a música “Sheena is a Punk Rocker” (ver o vídeo abaixo num post de ontem).
Sheena na Literatura
O poeta e professor de literatura norte-americano Robert Archambeau é autor do poema “Sheena is a Punk Rocker” (2008), que descreve (1) a história da personagem Sheena, (2) da actriz que primeiro a encarnou, Irish McCalla, e (3) de como Sheena se tournou uma punk rocker pela mão de Joey Ramone. Pela sua extensão, o poema encontra-se nos "comentários". Basta clicar já em baixo em "comentários".
Robert Archambeau é ainda autor do livro de poesia Home and Variations (2004) e do seguinte blog (principalmente de literatura): http://samizdatblog.blogspot.com/
A fonte do poema é: http://culturalsociety.org/sheena.htm
E termina aqui a viagem pela história de "Sheena is a Punk Rocker", com duas últimas covers da música:
1. pela banda americana (feminina) The Go Go's, formada em 1978, com grandes influências de Ramones, e que se notabilizou por ser a 1ª banda feminina completamente auto-suficiente (versão live, Sacramento, USA, 2003) (Irreconhecível a Belinda Carlisle...).
Mais sobre a história das Go Go's (Wikipedia) aqui.
2. pela banda de punk rock húngara The Vaporizers (live, Bicske, Hungria, Janeiro de 2009)
Mais sobre os The Vaporizers (infelizmente sem versão em Inglês...) no site do myspace da banda aqui.
Sheena is a Punk Rocker
ResponderEliminarPor Robert Archambeau
She, Sheena of the Jungle, the pulp-paged comics’ great white queen,
she, Sheena, born in slumped-out England, born
for young Will Eisner’s tabloid-writing scheme,
born of Jerry Eigner’s drawing, Eisner’s jiggle-in-the-jungle dream.
Reborn stateside nine months later (the money was better),
reborn a soft-core smash-hit shiksa, Jumbo Comics break-out dame.
Born first in the blur of Eisner’s novel-reading dreaming —
she, Sheena, born first in Rider Haggard’s one-hand-novel She.
Sheena born in the blur of the movie-goer’s dreaming
when Jeffrey Hyman (he’d drop Jeff, and go by Joey,
he’d drop Hyman, and then go by Ramone) caught her
in a seedy New York retro matinee:
kitsch TV for downtown’s nascent highbrow-lowbrow scene.
She, Sheena of the big screen, born Nellie McCalla,
born the butcher’s daughter (fifth of eight), she couldn’t stay
in dull Pawnee, hopped it from her butcher father,
hopped the train from dull Pawnee.
Reborn in chic L.A., she, Sheena, she’d drop “Nellie,”
pose for Vargas, pose it well and beach-front, pose it well, and not for free.
“I couldn't act,” says Sheena, “but I could swing from trees.”
A pinned-up blonde, improbable as jungle queen,
improbable as her build, her frame, her curving fame, as in:
her 39-19-37, she, Sheena,
a big-screen screen-test six-foot queen.
She, Sheena, born again when Jeffrey (call him Joey) made
his infinitely probable 2 minutes forty, his infinitely perfect
four-chord chart-this scheme. Teens drive it up to 81,
in England make that 23. The hopped-up numbers scream
they know it: Sheena is a punk rocker, Sheena is
a punk rocker, Sheena is a punk rocker now.
— Robert Archambeau (© 2008), poeta e professor
(autor do livro de poesia Home and Variations (2004) e do blog Samizdat, http://samizdatblog.blogspot.com/ )
Fonte do poema: http://culturalsociety.org/sheena.htm