25 novembro 2009

Best of Beja: Chef António Nobre


O Chef António Nobre figura na edição desta semana da revista Caras, que chegou hoje às bancas, com propostas alentejanas para a ceia de Natal.

É com agrado que registamos o sucesso e a afirmação do bejense António Nobre, Chef dos Hotéis M'Ar de Ar Muralhas e Aqueduto (Évora), que prima não só pela reputada qualidade, elevado profissionalismo, simpatia mas principalmente por uma rara modéstia e simplicidade. Esta simplicidade é visível na seguinte afirmação deste chef, constante do artigo da Caras: "Quando as pessoas olham para uma receita numa revista devem ser capazes de a fazer em casa. Por isso, tem de ser simples, rápido e bom".

Para quem não conhece, aqui fica alguma informação sobre António Nobre:

"A cozinha dos Hotéis M`AR De AR está entregue ao Chefe António Nobre que tem contribuído desde 2002, com a qualidade da sua arte, para o reconhecimento do ex-Hotel da Cartuxa (agora Hotel M`AR De AR Muralhas), onde se estreou.

Entre outras actividades, o Chefe António Nobre é confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo; frequenta, desde 2002, o prestigiado Congresso de San Sebastian, "Lo Mejor de la Gastronomia"; foi pioneiro em 2002 na iniciativa de elaborar um cardápio dos vários azeites do país; em 2004 recebeu o prémio "Panela ao Lume"; em 2006 publicou o livro "Chefes Portugueses, as melhores receitas" e recebeu 2 diplomas de ouro no concurso "Gastronomia com Vinho do Porto"; entre uma grande variedade de colaborações em jornais e sites da especialidade, foi, em Setembro de 2006, o chefe de cozinha eleito para fazer a página "Apetites" do Jornal Expresso; criou, em colaboração com o Conselho Norueguês das Pescas (NORGE) "Receitas simples com bacalhau, bacalhau fresco e salmão"; foi convidado pelo Chefe Henrique Sá Pessoa para participar no programa televisivo da RTP 2 "Entre Pratos" e tem prevista a publicação de um livro de cozinha intitulado "70 receitas, práticas para toda a família".
O Chefe António Nobre gosta de ser reconhecido como um Chefe de Cozinha com raízes alentejanas, capaz de inovar com equilíbrio, dentro dos limites da gastronomia mediterrânica, fazendo uma manipulação contida dos ingredientes, com o intuito de preservar o paradigma de uma gastronomia autêntica, ligada aos produtos da terra, sem receio de ser original e assumindo a autoria das suas propostas."

Fontes:
Foto: http://www.mardearhotels.com/imagens/paginas_muralhas/mdr_chefe.jpg
Texto: http://www.hoteldacartuxa.com/gastronomia.php?screen=hotel&id=36

Sem comentários:

Enviar um comentário