22 maio 2010

Peste & Sida hoje em Lisboa: ao vivo, a cores, e à borla!

Este post inclui o vídeo do concerto dos Peste & Sida no In Live Caffé (2008).


Como destacado ao longo desta semana no A Crack in the Cloud, os Peste & Sida actuam hoje no Largo Camões em Lisboa, num concerto gratuito integrado no programa do 9º Congresso da JCP, que se realiza este fim-de-semana.

Prestes a completar 25 anos de existência, e de uma carreira recheada de sucesso, os Peste & Sida são merecida e indiscutivelmente uma das bandas de topo da cena musical portuguesa.

Os Peste & Sida são também um exemplo paradigmático de que (como se dizia no último post) a música, tal como a identidade (ou seja, aquilo que somos) é não só uma questão de estética como de ética. No caso dos Peste & Sida, a ética, a responsabilidade e o sentido cívicos são assumidos com frontalidade nas letras das suas músicas, que combinam a perspicácia e acutilância sociais e políticas com uma qualidade estética dificilmente igualada no panorama musical actual (muito especialmente no último trabalho, Cai no Real (2008)).

A música dos Peste & Sida tem ainda a  rara característica de nos oferecer um potencial imenso de fruição, barrando-nos ao mesmo tempo qualquer possibilidade de escapismo, de evasão anestesiante à realidade em que vivemos. Podemos dançar alegremente ao som de "Cidade Veneno", mas é com embaraço, e mesmo com um incómodo profundo, que o tema persistente e impiedosamente  nos assola a mente no caminho para o  centro comercial:

"Como um animal de abate, carne, sangue da manada
Só ruminas, não fazes nada,
Passa-te ao lado o roubo neoliberal
Vives a cultura do gueto comercial"

Enquanto aguardamos com expectativa e alguma ansiedade o novo trabalho dos Peste & Sida, e especialmente para quem não tem a possibilidade de participar no concerto de logo há noite, fica o vídeo de um outro concerto excelente, desta feita no In Live Caffé, Moita, em 2008. 

Sem comentários:

Enviar um comentário