09 maio 2010

Billy-News entrevista Adolfo Luxúria Canibal

Este post inclui os vídeos de  "The Atrocity Exhibition" dos Joy Division e de "Novelos da Paixão, dos Mão Morta.


Billy, talentoso DJ de punk rock e autor do ímpar blog Billy-News acaba de publicar uma excelente entrevista feita a Adolfo Luxúria Canibal, o carismático frontman dos Mão Morta, a propósito do mais recente trabalho da banda bracarense, Pesadelo em Peluche, já mencionado aqui no A Crack in the Cloud.

Para ler a entrevista na íntegra no seu contexto original basta clicar aqui.

Pesadelo em Peluche explora algumas das temáticas das shortstories ou "condensed novels" que compõem o livro/romance experimental The Atrocity Exhibition (1970) do autor britânico J.G. Ballard, falecido em 2009.

(J.G.Ballard, Foto do jornal britânico The Guardian,

J.G. Ballard descrevia-se como um "autor imaginativo, com grandes afinidades com os surrealistas". A visão distópica da vida moderna e os efeitos - individuais, psicológicos e comportamentais - da vivência nas sociedades 'hipertecnológicas' e hipermediatizadas contemporâneas dominam o  pensamento e a escrita de Ballard e são  explorados no livro em questão.

Talvez os seus livros mais conhecidos sejam Crash (1973) e Empire of the Sun (1984), adaptados cinematograficamente por David Cronenberg (1996) e Steven Spielberg (1987), respectivamente.

Apesar de nunca, até agora, o livro ter sido alvo do tratamento substancial e aprofundado que os Mão Morta fazem dele em Pesadelo em Peluche, The Atrocity Exhibition inspirou,  por exemplo, a música homónima dos Joy Division (1980, do álbum Closer),  o título do álbum ao vivo do artista japonês Merzbow/Masami Akita, Great American Nude-Crash for Hi-Fi, e duas músicas do álbum Sacrifice (1994) de Gary Numan.

Ficam os vídeos de "The Atrocity Exhibition" dos Joy Division (ao vivo em Londres, 1979) e de "Novelos da Paixão", single de avanço de Pesadelo em Peluche dos Mão Morta.


Sem comentários:

Enviar um comentário