11 agosto 2010

Ventas de Exterko por Cameraman Metálico


Este post inclui o vídeo de "Pode ser que se f****" dos Ventas de Exterko, ao vivo na Marinha Grande.




António Melão, melhor conhecido pelo seu nome artístico Cameraman Metálico, tem uma coluna no semanário alentejano Diário do Alentejo desde 1992.

Depois de, há duas semanas, ter abordado os álbuns It Has Begun, dos Ho-Chi-Minh, e o recentemente lançado Contracultura dos Gazua, dedicou o texto desta semana à banda da margem esquerda (do Guadiana) Ventas de Exterko, muito apreciada pela autora deste blog (ver posts anteriores sobre a banda).



Aqui ficam alguns excertos da apreciação de António Melão deste projecto e do seu EP "Os Porcos Chegaram para Ficar". O jornalista promete ainda para breve uma entrevista à banda. Dela daremos conta aquando da sua publicação.

Recordamos ainda a participação paralela de alguns dos elementos desta banda noutros projectos musicais, com prestações ao vivo agendadas para breve: o baterista Fava integra também os Sordid Sight, que actuarão em Beja já na próxima sexta-feira 13, no âmbito da Anibeja 2010; o guitarrista Português participa também nos Mal Ditos, a quem caberá a responsabilidade de fazer o 'aquecimento' para a prestação dos Simbiose na Galeria do Desassossego, agendada para o dia 17 de Setembro.



Ficam então alguns excertos do artigo "Ventas de Exterko: Punk Rock Endiabrado" e da review de "Os Porcos Chegaram para Ficar" da autoria de António Melão, publicados no Diário do Alentejo do passado dia 6 de Agosto e também disponíveis online no site do jornal, em http://www.diariodoalentejo.pt/ (clicar em "Caderno Dois", e depois "Música", no menú do lado esquerdo).

"O que levará um grupo de jovens do interior alentejano a aderir à sonoridade punk rock? A verdade é que bandas como os Censurados, Peste & Sida, Mata-Ratos ou Tara Perdida influenciaram um sem número de jovens e projectos no Alentejo. Os Ventas de Exterko são a novidade!"
(...)
Os concertos têm corrido bem, a banda tem afirmado o nome e a primeira demo-tape "Os Porcos Chegaram Para Ficar" viu a luz do dia no ano passado. Recentemente a banda juntou-se à editora Mitra Records com quem estão a trabalhar para gravar um novo disco, com data de edição ainda este ano!"
(...)
"Agora como quarteto, a banda começou a ser requisitada um pouco por todo o País. A formação actual é composta por Fava (bateria), Leo (guitarra e voz), Português (guitarra) e Rozas (viola baixo)."



"Parece-me que os Ventas de Exterco são um diamante em bruto, pronto para delapidar. Têm garra, têm unha para os instrumentos, tem fãs e agora só faltam os concertos. Dos temas "Caos Em Portugal", "Ergue A Tua Voz", "Não Desistas", "Pode Ser Que Se F#%&m", "Vítimas Do Sistema" e "Os Porcos Chegaram Para Ficar", destacamos os temas mais rápidos com boas influências de thrash metal e alertamos para que pelo menos um desses temas nunca passará nas rádios ou TV, por razões óbvias."


Aqui fica então o tema que pode não passar na rádio ou na TV mas que  terá sempre lugar no A Crack in the Cloud.

Sem comentários:

Enviar um comentário