27 agosto 2010

Strummerville: o projecto e o filme de Don Letts

Este post inclui o trailer do documentário Strummerville (2010) de Don Letts.




É já no próximo domingo que ocorrerá mais um dos eventos musicais promovidos pela organização sem fins lucrativos Strummerville. Esta organização, fundada pela família e amigos de Joe Strummer pouco depois da sua morte prematura, tem como principal objectivo apoiar músicos e bandas que, de outra forma, dificilmente se conseguiriam afirmar, oferecendo aconselhamento, espaços para ensaios e oportunidades para divulgarem a sua música.

Algumas destas oportunidades consistem nas chamadas "campfire sessions", sessões de música e convívio pela noite fora, num ambiente informal à volta de uma fogueira, que Joe Strummer muito apreciava e considerava mesmo uma forma de arte.

No filme homónimo recentemente lançado, Don Letts documenta a génese, filosofia e o trabalho desta organização, que pretende homenagear e manter vivos alguns dos princípios e ideias que nortearam a vida de Strummer. Neste contexto, Billy Bragg, músico, activista político e amigo de Strummer, envolvido na actividade de Strummerville, refere-se a Joe como "não uma lenda, mas um legado" e uma contínua fonte de inspiração.

O filme, cuja review da revista Uncut pode ser lida aqui, pode ser adquirido por 10£+ portes directamente no site da organização, em http://www.strummerville.com/strummerville-a-don-letts-film-out-now-on-dvd/ .

Fica o trailer do documentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário