13 agosto 2010

Grande Noite de Thrash em Beja

Hoje, no anfiteatro exterior da Casa da Cultura...



O apreço que as sonoridades mais 'pesadas' e alternativas colhem em Beja não é novidade: a prová-lo estão as bandas locais que nas últimas décadas têm surgido na cidade e na sua zona de influência, e as várias  iniciativas de organização local que têm dado a conhecer não só estas bandas (como o Festival de Bandas de Beja) como trazido à cidade vários projectos nacionais e internacionais, alguns deles de considerável renome.

É neste contexto que se insere a iniciativa de hoje e que traz a Beja 4 bandas nacionais:

Os primeiros a pisar o palco serão os Inquisitor, uma recente banda lisboeta de speed thrash, com um  primeiro registo (uma demo tape) intitulado "Iron Preacher", e que já partilharam o palco com Desaster e Decayed. Os Inquisitor são o tema da rúbrica "Uma visita a...." do último número da revista Outsider.

Seguem-se os Adamantine, também lisboetas, que definem o seu som como thrash épico:

"O som da banda oscila principalmente entre o Heavy e Thrash Metal, tendo um gosto amplo por vários estilos musicais, tentando sempre inseri-los obtendo novas soluções. Os temas, de conotação “lusitana”, tanto históricos como literários, abordados lírica e sonoramente, em certas melodias de guitarra, assim como vocalizações, agradam aos ouvintes, fazendo tão especial a banda e a ligação desses conceitos à sua música. Adamantine é Thrash com toda a sua raiva e Epico com toda a melodia." (in http://www.myspace.com/adamantineheart )

Os Adamantine gravaram em 2009 o seu primeiro EP, com cinco temas, intitulado "Downfall of Adamastor".

Depois actua a banda local Sordid Sight, existente desde 2005, e que descreve o seu som como uma mistura de metal-core com death metal melódico. Os Sordid Sight têm também um EP intitulado "Spreading the Fire". (http://www.myspace.com/sordidsight )

A noite terminará com a actuação dos thrashers algarvios Prayers of Sanity, banda de Lagos formada em Dezembro de 2005, que se orgulha de já ter partilhado o palco com bandas internacionais como Gama Bomb, Bonded by Blood, ou  Municipal Waste e também "com alguns nomes de referência nacional como Diggama, Mordaça, Wako, Capitão Fantasma, etc."

Vai ser com certeza uma grande noite de música, esperemos que com uma boa adesão por parte dos bejenses que não tenham fugido do calor da cidade para o calor e confusão do Allgarve...

Fica o vídeo de uma malha nova da banda bejense Sordid Sight, apresentada recentemente no Metal GDL 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário