27 abril 2010

Tara Perdida fecham "Abril Bandas Mil" em Olhão

Fotos de JMS.


Cumprindo mais uma data da sua já bastante composta agenda de concertos, os Tara Perdida fecharam, no passado dia 24 de Abril, o programa da iniciativa "Abril  Bandas Mil", organizada pela MOJU (Associação Movimento Juvenil em Olhão), com o apoio da Câmara Municpal, do IPJ e de diversas empresas da região.

A iniciativa, na sua 2ª edição, consistiu num concurso de bandas de garagem (i.e., sem contrato discográfico), e teve 3 fases: 1.  selecção das maquetas, 2. realização de 3 eliminatórias, com a presença de 4 bandas cada e apuramento de 1 banda vencedora; 3. final com a actuação das 3 bandas apuradas e o anúncio da banda vencedora, que este ano actuará na Semana Académica do Algarve.

Na final, realizada no passado sábado 24 no Jardim dos Pescadores, junto à Ria Formosa, participaram as bandas finalistas: Betão Armado (Hardcore Punk; Metal), The Dharma Project (Rock Alternativo) e The Murder Case (Metal). Os vencedores foram os The Dharma Project, oriundos da Trafaria/Almada, e que actuarão no In Live Caffé (Moita) no próximo dia 30 de Abril.

Coube a João Ribas, o carismático frontman dos Tara Perdida (e dos mui saudosos Censurados) a tarefa de entregar os prémios às bandas que chegaram a esta última eliminatória. O músico aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho destas bandas, dedicando-lhes também, durante o concerto, o tema "Acreditar".

(João Ribas anuncia o 2º prémio)

(Ribas entrega o 1º prémio aos The Dharma Project)

A actuação dos Tara Perdida foi antecedida da dos Punk C'Mantega, uma banda local de punk rock.

(Actuação dos Punk C'Mantega)

Quando os Tara Perdida iniciaram a sua actuação, por volta das 0.30h, o recinto estava apinhado, e a cerveja prestes a esgotar-se, mostrando que a iniciativa atraíra um número de participantes muito superior às previsões da organização.

(Foto de Carlos Sousa, disponível em

A banda repetiu a sua fórmula de sucesso, com o mesmo alinhamento da Voz do Operário (ver post anterior) (apenas com ligeiras alterações na ordem de uma ou duas músicas), e com um concerto de cerca de 1h30m  'sempre a abrir'.


De destacar ainda a excelente forma e dinamismo de Ribas, com visíveis resultados na adesão e participação incondicional do público.






No final do concerto, um dos membros da organização não escondeu o seu contentamento pela escolha acertada  da banda cabeça de cartaz, e classificou o concerto na cidade de Olhão de "memorável", agradecendo ainda a disponibilidade de João Ribas para entregar o prémio às bandas finalistas.

A título de curiosidade informou ainda que este tinha sido o maior palco a ser montado em Olhão.

É sem dúvida de louvar a iniciativa desta associação juvenil, com uma periodicidade bi-anual, que dá assim a conhecer os novos projectos musicais que, apesar dos constrangimentos conhecidos, estão continuamente a surgir um pouco por todo o país.

Quanto aos Tara Perdida, continuarão a marcar presença em vários eventos e vários pontos do país, com destaque para o "Festival da Juventude" que se realizará em Mértola entre 7 e 9 de Maio, no qual a banda tem presença marcada para as 00.00h do dia 8, no emblemático castelo desta Vila Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário