11 abril 2010

Máscara na Galeria do Desassossego: Review

Este post inclui a setlist do concerto dos Máscara na Galeria do Desassossego, e o vídeo do tema "Ser Mau" (ao vivo no Festival de Bandas de Beja 2009).

Máscara no Festival de Bandas de Beja 2009

Como referido nos destaques da semana do A Crack in the Cloud, os Máscara, projecto musical bejense nascido em 2008, actuaram ontem na Galeria do Desassossego (Beja).

Tinha-os visto pela primeira vez no último Festival de Bandas locais (ver posts anteriores sobre o evento) e as impressões recolhidas foram desde logo muito positivas, não obstante algumas reservas relativamente ao elemento vocal, que parecia não conseguir acompanhar ou sobrepor-se à extraordinária pujança instrumental.

Foi por isso com muita curiosidade que me dirigi ontem à Galeria do Desassossego com o objectivo de voltar a ver e ouvir este colectivo bejense e confirmar (ou não) as impressões iniciais.

Os Máscara iniciaram a sua actuação com quase 2 horas de atraso face ao anunciado. O tempo de espera passou rapidamente, graças ao ambiente animado e festivo que dominava aquele espaço cultural alternativo bejense, propriedade do  artista/músico Jorge Benvinda (Virgem Suta).

Com uma sala praticamente cheia, composta por um público muito heterogéneo, mas que integrava um grande contingente de amigos e "fãs" da banda, os Máscara ofereceram um espectáculo de primeira qualidade, que se destacou por um grande profissionalismo e atenção a um leque variado de pequenos grandes detalhes que marcam a diferença e elevam certas prestações (musicais) acima da (habitual) mediania.

Com uma qualidade de som irrepreensível (assegurada por Aresta, guitarrista dos Ho-Chi Minh) e  o cenário inspirador de uma extraordinária animação computorizada de paisagens planetárias e espaciais, os Máscara fizeram desfilar um número já bastante significativo de temas amadurecidos e muito bem conseguidos, que agarraram o público do primeiro ao último minuto.

A música dos Máscara não se presta a uma audição fácil e superficial. O seu carácter denso, marcadamente  experimental e eminentemente progressivo exige do ouvinte disponibilidade, concentração e entrega, proporcionando em troca uma fruição intensa, complexa e, em termos gerais, extremamente gratificante.

Neste âmbito, há a destacar como elemento distintivo deste projecto musical um nível extraordinário de tensão/contenção que mantém o ouvinte suspenso e expectante face a uma explosão - verdadeiramente catártica - que raramente acontece, talvez com excepção de temas como "Mata mas não Mói", "Ser Mau", ou "Máscara", que a banda inteligentemente soube intercalar ao longo da sua prestação.

Os Máscara são um  produto interessante de uma riquíssima linhagem musical composta pelas múltiplas sonoridades / subgéneros que derivaram do rock,  particularmente o rock psicadélico e o rock e o metal progressivos. São por isso imensas as influências que lhes podemos atribuir, e que resultam necessariamente das nossas próprias referências / biografias musicais individuais... Pink Floyd, Porcupine Tree, Obliveon, Fates Warning, Queensryche, Dream Theatre... eis alguns dos nomes que nos ocorrem.

Em jeito de conclusão aponte-se a assinalável evolução que se percebeu neste colectivo comparativamente à prestação no Festival de Bandas (Dezembro 2009):  ao nível da exemplar coesão entre os seus elementos, da segurança das performances individuais e colectiva, e da afirmação do elemento vocal, que adquiriu indubitavelmente maior 'garra' e auto-confiança, e conseguiu criar e reclamar o espaço da voz no seio de um instrumental poderoso e algo hermético. Temos assim não só um projecto mas uma banda, com enorme potencial e qualidade, cujo percurso será interessante acompanhar.

A próxima actuação da banda está agendada para a próxima sexta-feira, 16 de Abril, na Casa do Povo de Neves (Beja).

Fica a setlist, gentilmente cedida ao A Crack in the Cloud pela banda, e o vídeo de "Ser Mau", um dos temas fortes interpretados também ontem na Galeria do Desassossego.

SETLIST

Intro
Mata Mas Não Mói
Fobia
#4
Jazz
Ser Mau
Asas
Lixo Emocional
Máscara
Instrumentalia

(+ Encore)

1 comentário:

  1. Novidades dos Máscara, recentemente ganharam o 1º premio no concurso de bandas RibaRock em Coruche. E foram agora apurados para tocar no palco novos valores da festa do avante, no dia 4 pelas 19 horas. E está para breve a 1ª EP.
    Abraço

    ResponderEliminar