27 abril 2011

AN X TASY: apresentação do novo EP em Beja

Fotos da autoria de Raquel Fantasia, a quem se agradece a gentil cedência.


Depois de Even the Most Honest Man Sometimes Tells Some Lies, de 2009, os An X Tasy, banda de rock/punk rock de Faro, apresentaram na passada sexta-feira 22 de Abril na Galeria do Desassossego (Beja) o seu mais recente trabalho, com o igualmente sugestivo título de Even the Most Pacific Man Sometimes Has to Kill.

O concerto inseriu-se na mini-tour ibérica que a banda,  composta por Rafael Rodrigues (voz), Bruno Henriques ('Janita') (bateria), Nuno Gonçalves (aka 'Pombo') (guitarra e voz), Jimmy Bernardo (baixo) e Bruno Pereira (aka Slash) (guitarra), está a realizar para apresentação do novo EP.

(Foto por Raquel Fantasia)

Contudo, esta não foi uma estreia da banda em Beja: na verdade, foi aqui que os An X Tasy comemoraram o 8º aniversário, a 3 de Dezembro de 2010, num concerto em que o A Crack in the Cloud marcou presença, tendo na altura colhido impressões bastante positivas, não só da sonoridade da banda, como também da sua prestação ao vivo. Para ver um excelente e muito completa vídeo-reportagem deste concerto, da autoria de Raquel Fantasia, clicar aqui.

Apesar da cidade de Beja se encontrar visivelmente despovoada neste fim-de-semana pascal, a Galeria do Desassossego  - e a sala onde se realizou o concerto - estavam bastante compostos, reinando o habitual ambiente informal, descontraído e animado que caracteriza este emblemático espaço cultural bejense.

(Foto por Raquel Fantasia)


O concerto teve início por volta da meia-noite e ao longo de mais de 1 hora os An X Tasy interpretaram, com empenho e um elevadíssimo nível de coesão, mais de uma dezena de temas bastante poderosos e que ficam facilmente no ouvido, sem contudo lhes faltar substância e elaboração, para não falar em diversidade (ver setlist abaixo).

(Foto por Raquel Fantasia)


Para nossa agradável surpresa, verificámos posteriormente que, de entre os temas que registámos com maior apreço, se contam os do último trabalho, nomeadamente "Newton's Theory", "Global Freezing", "Quit", "Developing the Disease" e "The Worst Part of Me (Reprise)". Dado que a experiência musical é individual e, logo, altamente variável, este facto vale o que vale, mas de qualquer forma fica a nossa opinião: trata-se de um trabalho bastante bem conseguido, diversificado mas com uma identidade muito própria e uma sonoridade bastante consistente e amadurecida.

(Foto por Raquel Fantasia)

Os An X Tasy dificilmente poderiam ter tido uma melhor recepção em Beja: o público presente correspondeu com entusiasmo e apreço notórios à prestação da banda e houve mesmo alguma movimentação no pit, particularmente nos temas mais rápidos, e por parte de um grupo de jovens que marcam presença e aproveitam da melhor forma os concertos de rock/punk/hardcore que com alguma regularidade acontecem naquele espaço.  As covers de "From Out of Nowhere" dos Faith No More e "Shock to the System" de Billy Idol foram também bem acolhidas e aplaudidas.

Entre os presentes contavam-se  os Miss Lava e ainda de Ricardo Albino, guitarrista dos Confront Hate (que marcarão presença no primeiro dia - 7 de Maio - do Festival Outsider 4).


(Foto por Raquel Fantasia)

A par da dedicação, do entusiasmo e da grande coesão colectiva, temos ainda de referir a excelente e bastante particular prestação do vocalista/frontman Rafael Rodrigues, que prima não só por uma energia e dinamismo extraordinários e contagiantes, assim como por uma grande irreverência, patentes  no modo como se movimenta e contorce no palco e fora dele,  e reminiscentes de frontmans  inconfundíveis (e ímpares?) como João Pedro Almendra (Punk Sinatra) ou Afonso Pinto (Johnny Throttle, The Parkinsons).


(Foto por Raquel Fantasia)


Rafael (aka Anymal Racional) é também um excelente comunicador, empenhado em aproveitar a visibilidade e o 'tempo de antena' que a presença num palco inquestionavelmente conferem para passar algumas das suas ideias e convicções, de cariz essencialmente humanista e ecológico: por exemplo, a humanidade comum/igualdade de todos os seres humanos ou os maus tratos infligidos por todos nós à Natureza (cristalizados, por exemplo, na designação de um dos temas deste EP-  'Global Freezing').

Rafael dedicou este concerto a Zé Leonel, vocalista dos Ex-Votos e um dos membros fundadores dos Xutos & Pontapés, recentemente falecido, antecedendo o início da actuação da leitura do seguinte excerto do livro  Estórias (Daquelas Que Eu Vi) (2010) da autoria do malogrado músico:

"Este livro é dedicado a todos os músicos que trabalham onde não querem, poupando para adquirirem o seu equipamento, que gastam o seu tempo ensaiando, que executam às vezes com um esforço desumano e depois são obrigados a pagar para mostrar o seu trabalho. A esses, peço-lhes que nunca desistam, porque com a nossa luta a música, a arte em Portugal, acabará por conquistar o que é seu por direito".

Rafael pediu então ao público que em vez de fazer um minuto de silêncio em memória do músico, ajudasse a fazer a festa durante a hora seguinte, pois seria isso que ele teria gostado. E de facto foi isso que aconteceu - um grande concerto, com uma excelente participação do público, que mereceu algumas palavras finais de reconhecimento por parte do vocalista, assim como um encore.


(Foto por Raquel Fantasia)

Nota: Rafael Rodrigues tem também responsabilidades e um papel de destaque na cena underground de Faro (também conhecida como FSHC - Faro Style Hardcore). É ainda membro da equipa da fanzine Outsider, em que assina a coluna 'O Canto do Anymal', assim como outros artigos (entre os mais recentes, recomendamos a leitura do artigo sobre a génese e evolução do underground de Faro, na edição nº 32 - Fevereiro 2011 - desta zine).

Setlist:

Down the Drain
I Am Free
The Worst Thing
O Jogo
Newton's Theory
Global Freezing
Developing the Disease
'Til Death Set Us Apart
From Out of Nowhere (cover de Faith No More)
Shock to the System (cover de Billy Idol)
Bugs
Alien
A Morte
Quit

Encore:

Slither (cover de Velvet Revolver)
The Worst Part of Me

Sem comentários:

Enviar um comentário