25 abril 2011

25 de Abril e 48, o documentário de Susana de Sousa Dias


Neste dia cuja importância histórica não é devidamente reconhecida, nem transmitida às gerações mais jovens, um insulto imperdoável a todos os que tanto sofreram e abdicaram das suas vidas pessoais em prol do bem comum, aqui fica a sugestão: 48, o documentário de Susana de Sousa Dias sobre a tortura pela PIDE, durante os 48 anos de ditadura fascista, cujo fim hoje - mais uma vez - se comemora, está em exibição, num número ridiculamente diminuto de salas de cinema, e decerto por muito pouco tempo.

Depois de ter passado praticamente despercebido em Portugal aquando do seu lançamento, em 2009, o filme volta agora a ser exibido, depois de ter sido obtido o reconhecimento internacional, somando já 6 prémios além-fronteiras. Palavras para quê?
Porque sem memória não conseguiremos compreender ou actuar no presente, muito menos imaginar e lutar por um futuro melhor, este é de facto um filme imperdível, e um trabalho notável.

Ficam o trailer, e ainda os links para uma sinopse do filme, assim como para a crítica de Luís Miguel Cintra, na Ípsilon, recomendando-se ainda a leitura dos vários artigos sobre a autora e sobre o filme na última edição da referida revista.

Sem comentários:

Enviar um comentário