21 março 2010

Ventas de Exterko em Beringel: Reportagem de uma noite de música


No decurso do cartaz/anúncio acima, foi com alguma curiosidade que me dirigi à aldeia de Trigaches, localizada a poucos quilómetros de Beja, e muito próxima do tão aguardado aeroporto civil de Beja, cujo arranque permanece indefinidamente adiado, apesar da aparente conclusão das obras.

Sem infra-estruturas viárias adequadas, entre outras lacunas ignoradas num país onde os desmandos e os crimes públicos grassam impunes, às expensas de quem trabalha e é (cada vez mais) desavergonhadamente esmifrado até ao tutano, o aeroporto de Beja deverá continuar a ser um grande elefante branco.


Depois de várias voltas à aldeia lá encontrei o pavilhão multiusos que, para além de não estar sinalizado, se encontrava encerrado, com um letreiro manuscrito a indicar que o "mini festival de bandas" iria afinal ter lugar na Casa do Povo da aldeia (próxima) de Beringel. Mini-festival de bandas? Será que se tratava do mesmo evento? Palavras para quê? Portugal no seu melhor. Já estamos habituados.

Próxima paragem Beringel. 22.30. Finalmente chego à Casa do Povo, edifício emblemático, provavelmente estado-novo. A sala, ampla e bem arejada, replica tantas outras salas de casas do povo/sociedades recreativas que durante muitas décadas foram  palco de eventos musicais e culturais das comunidades locais. Os bancos corridos trazem à memória os bailes de aldeia, onde as raparigas dançavam com pretendentes ou amados sob o olhar atento das matronas da família, empenhadas em manter intacta a 'pureza' feminina.

Mas chega de divagações. O espectáculo iniciou-se já perto das 23h com os Arranha, uma  jovem banda bejense, cuja consistência e qualidade instrumental constrasta com o elemento vocal que se revela algo desajustado, prejudicando a meu ver o resultado colectivo.

Seguiram-se os Ventas de Exterko, banda punk de A-do -Pinto que se vai gradualmente afirmando na cena punk/alternativa nacional, com um novo EP, a inclusão na compilação A Revolta #1(2009) (disponível para download aqui) e vários concertos já confirmados para este ano em Viseu, Lisboa, Benavente, entre outros.

Perante uma plateia bem composta e um público que conhecia as letras e músicas, os Ventas de Exterko ofereceram uma performance viva e sempre a abrir, ao bom estilo punk, fazendo desfilar os seus temas mais fortes, muitos deles com mensagens directas de crítica social, com destaque para "Vítimas do Sistema", "Ergue a tua Voz", "Caos em Portugal, "Os Porcos Chegaram para Ficar" e "Pode Ser Que Se Fodam".

Denotando experiência, segurança, profissionalismo e bastante coesão, os Ventas de Exterko terminaram em força com a cover do tema "AIDS Pop Repressão" dos brasileiros Ratos de Porão, que interpretaram em conjunto com "os terroristas de Grândola" (sic), ou seja, a banda seguinte, os Cryptor Morbious Family.

Foi com grande aparato, e depois de uma espera algo exasperante, que os Cryptor Morbious Family iniciaram a sua actuação, num ambiente "mad-maxiano" criado por tochas, um bidão em chamas no centro do palco, pinturas faciais, máscaras anti-gás e outros adereços.

Com uma sonoridade rápida e agressiva, e uma presença  segura, energética e marcante, os Cryptor Morbious Family proporcionaram um espectáculo muito animado e com uma boa adesão do público. A actuação terminou em clima de festa com o palco repleto, com membros das outras bandas e também do público, e com a participação de Marco, o carismático vocalista dos metálicos bejenses Sordid Sight (banda que Fava, baterista dos Ventas de Exterko, também integra, desta feita no baixo).

All in all: uma noite animada, marcada  por um ambiente muito informal e D.I.Y., que demonstrou que apesar das dificuldades e dos percalços que marcam a organização destes pequenos eventos, o esforço dos seus promotores acaba por valer a pena e deve ser reconhecido/louvado.

Fica um vídeo dos Ventas de Exterko a ensaiar o tema "Lobisomem", também interpretado ontem na Casa do Povo de Beringel.

2 comentários:

  1. Estavas mesmo atenta!! hehe Obrigado pelo apoio.
    Um grande abraço.

    Fava
    VDE

    ResponderEliminar
  2. Obr pelo feedback. Continuem! Abraço.

    ResponderEliminar