06 março 2010

Censurados outra vez, e "A minha Vida"


Na sequência do último post, deixo aqui o link para uma review excelente, fiel mas também emotiva, de uma festa absolutamente memorável, da autoria de Billy (Billy-News). Para ler a review, clicar aqui.

Quanto a mim, que graças ao Billy-News também "tive a sorte de lá estar", deixo aqui uma breve reflexão sobre as lutas interiores que muitas vezes travamos entre o dever social e aquilo que individualmente nos anima/faz viver.

É interessante como as normas sociais padronizam e constrangem, muitas vezes de forma quase subliminar, as nossas existências, até ao nível mais comezinho das nossas rotinas diárias. Inconscientemente formatados para cumprir horários, desempenhar as nossas tarefas profissionais de forma competente e eficaz, colocamos de forma quase inconsciente a esfera da nossa liberdade individual nos tempos de lazer, e particularmente naquele oásis de liberdade (quase) total que são os fins-de-semana (ou, para muitos que também trabalham ao fim-de-semana, nos dias de folga/descanso).

E assim auto-constrangemos e auto-censuramos permanentemente as nossas vidas, desistindo de fazer uma série de coisas que nos apetecia, porque temos de trabalhar, ou de descansar para garantir a nossa performance laboral do dia seguinte...

E foi assim que passei toda a semana, a debater-me com o dilema de como iria ocupar a noite de quinta-feira, interstício entre dois longos e intelectualmente exigentes dias de trabalho: ficar em casa e dormir cedo (o corpo bem que o pedia...) ou rebelar-me contra o jugo do dever, percorrer centenas de quilómetros (um mal necessário) mas não perder a promissora festa de tributo aos Censurados?

Os Censurados deram-me a resposta:

"A minha vida/vou aproveitar/A minha vida agora/Só quero para gozar
(...)
Afinal o que temos aqui tu e eu/nós já saberemos/Por isso temos de viver a vida/ como bem entendermos"

Prevaleceu assim o espírito de independência e rebelião, ajudado pela música imortal dos Censurados e pela convicção (que se agudiza à medida que os anos passam...) de que a vida é demasiado curta e de que os bons momentos são irrepetíveis...

...E são afinal esses momentos que fazem a vida valer a pena, que aliviam o peso das nossas vidas diárias, duras, complicadas...são eles a energia que carrega as nossas baterias e nos ajuda a enfrentar melhor o dia seguinte...

...e foi assim que, cansada, desnoitada mas infinitamente mais feliz, cumpri - com eficácia e competência - mais um dia de trabalho, grata pelo fim-de-semana que se aproximava.



2 comentários:

  1. Aíiii mas porque é que eu não li isto tudo mais cedo...aiaiaiai..EU TB QUERIA TER IDOOOO!!
    OHHH.. ;(
    Oh MJ aiaiai se eu soubesse...e agora tou aqui, tão eu que sou Mega Fã de CENSURADOS...xii
    Olha ainda bem que lá foste...xée que pena!
    Beijnhos

    ResponderEliminar
  2. Pois é meu amigo...não damos conta das nossas vidas mas precisamos de estar atentos, para não nos passar ao lado o que a vida tem de melhor...mas não tenhas pena, os Re-Censurados têm vários concertos já agendados e o Ribas...bem...ele e o palco são inseparáveis, aparece quando menos se espera!!!

    ResponderEliminar