30 março 2010

Iron Maiden na abertura dos Jogos Olímpicos 2012?

Este post inclui o vídeo de um anúncio publicitário da bebida energética Lucozade (1985), com a participação musical dos Iron Maiden ("Phantom of the Opera").

A quadra natalícia de 2009 em Inglaterra ficou marcada por uma verdadeira "revolta popular" contra o programa televisivo The X Factor (versão britânica do Ídolos) e o facto de, nos últimos anos, temas deste concurso terem persistentemente ocupado o 1º lugar dos tops musicais de Natal. Um casal de namorados iniciou no Facebook um apelo à mobilização geral para levar ao 1º lugar dos tops o tema "Killing in the Name" dos Rage Against the Machine. 500,000 pessoas compraram a música que ascendeu, de facto, ao nº 1, destronando um tema do concurso (ver outros posts anteriores sobre este assunto).

Talvez inspirado por este sucesso, encontra-se no Facebook, desde a semana passada, uma nova petição, desta feita para levar os Iron Maiden à abertura (ou ao fecho) dos Jogos Olímpicos de 2012, a realizar em Londres. Para aceder à página da petição clicar aqui.

Entretanto, um post no blog de música do jornal britânico The Guardian vem apelar à subscrição da petição, justificando a necessidade de conseguir este objectivo com o histórico deprimente das participações musicais (britânicas) em eventos desportivos internacionais.

Segundo o autor do post, levar a banda aos Jogos Olímpicos de 2012 é imprescindível para "reclamar alguma glória perante uma plateia global", e os Maiden são quem melhor o pode conseguir. Para o provar, o autor esmiuça o curriculum (musical e não só)   -- simultaneamente global e nacional (britânico) -- dos "heavy-metal overlords": é a banda britânica com maior projecção internacional, tendo actuado praticamente nos quatro cantos do globo e vendido qualquer coisa como 75 milhões de discos. Para além disso, o autor destaca também como factores preferenciais para a escolha dos Maiden a lealdade futebolística nacional da banda, apoiante do West Ham, a sua naturalidade (East End londrino) e o facto de terem 'emprestado' a sua música ao conhecido anúncio publicitário da bebida energética Lucozade, onde também participa o atleta londrino Daley Thompson, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984.

Esta petição é muito sintomática de um fenómeno que me parece estar a acontecer na Grã-Bretanha - e não só - de apropriação e incorporação na cultura dominante daquele que foi sempre um género musical alternativo e desdenhado pelo mainstream. No caso da petição em causa, o principal objectivo é, inquestionavelmente, o de mostrar ao mundo a grandeza (também musical) da Grã-Bretanha, e tentar evitar desde já o embaraço 'global' de potenciais escolhas mediáticas mas medíocres, muito provavelmente do universo pop.

Este tema será retomado no próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário