11 janeiro 2010

Dalai Lume em Beja...Para Manter a Chama Viva



Os Dalai Lume estiveram mais uma vez em Beja, na Galeria do Desassossego, a promover o trabalho de 2009 Para Manter a Chama Viva. Chama, calor humano e entusiasmo não faltaram neste espectáculo, no qual reinou uma atmosfera de grande interacção e proximidade entre a banda e o público, para a qual muito contribuiu Zorb, o seu muito expressivo (mesmo teatral) e imparável frontman.



Os Dalai Lume fizeram desfilar os temas do seu LP, que se destacam não só pela sua qualidade musical como pelo carácter interventivo das temáticas tratadas. As letras, bem construídas e articuladas, abordam sem rodeios ou eufemismos (segundo os próprios, "sem espinhas") problemas e contradições (de carácter social e político) da sociedade (portuguesa) contemporânea. A visão crítica, nua e crua, da realidade sociopolítica, ao bom velho estilo punk, está bem presente em temas como "Sem Saber" (sobre o fundamentalismo religioso, na tradição de "Ateu" dos Censurados), "Dalai Lume" (a manipulação da informação), o actualíssimo "As Moscas Mudam" (o descrédito da classe política), "Retoma Lá" (a injustiça social, a crise socioeconómica e política nacional e internacional) e "Miseráveis" (o consumismo).



A desilusão e o descrédito são, contudo, contrabalançados por uma atitude (humanista?) de optimismo, força interior e da necessidade de 'manter o rumo', particularmente perante a adversidade, na senda do desenvolvimento e da evolução individuais ("Soluções", "Sentimentos", "Bem Longe", "Na tua Mão"). 


A verdade, contudo, é que o indivíduo não existe num plano distinto da realidade social, económica e política, condicionando esta, de facto, e em grande medida, as possibilidades individuais de vida e de desenvolvimento...

 

No final do espectáculo, o público, visivelmente conquistado, pediu mais, e os Dalai Lume ofereceram uma segunda rodada de alguns dos temas mais emblemáticos do álbum, aos quais o público, mais ou menos conhecedor, correspondeu com muito entusiasmo. No final, o balanço foi muito positivo, com o incremento certo do número de fãs e apreciadores alentejanos desta banda!




4 comentários:

  1. OLa :) antes de mais um BOMMMM ANOOO!!!

    Tivemos para ir ver, mas depois a lareira falou mais alto...nem parece coisa minha...é do PDI.
    Pelos vistos foi bom de novo! eeheh tás sempre em cima do acontecimento!!

    Excelentes crónicas as anteriores MJ...sou leitor diário como sabes..eheh ;)

    Bora pedir lá pa galeria Legendary TM para um destes dias?que dizes ? achas quem têm cachet para o homem ? a malta faz 1 vaquinha..eheh

    Bjs Hugo

    ResponderEliminar
  2. Oi Hugo!

    Obrigada pelo comment e por ires acompanhando..
    Tudo de bom para vocês também!

    Se fosse problemas de PDI o que diria eu... a noite estava bera, sim. Mas valeu a pena!Foi excelente! E temos de apoiar quem faz boa música com a falta de condições deste país (sur)real!

    Quanto ao LTM na Galeria deve ser difícil...mas quem sabe se o novo executivo não o traz ao Pax Julia:-D :-D :-D

    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Bem-hajas! Muito BOM!
    Obrigadão pela força! Foi um prazer enorme tocar em Beja. Voltaremos sempre que seja possivel! Agrafos,
    Dalai Lume.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Agrafos!
    Foi excelente! Têm mesmo de voltar... E já agora com o DJ Billy, para a festa continuar pela noite fora!
    Força para continuarem a fazer boas malhas e com "substância".

    ResponderEliminar