(Foto de Syd Shelton, in The Guardian/Observer 10 de Janeiro)
Um artigo desta semana do jornal britânico The Guardian revisitou uma banda punk já pouco conhecida , os Alien Kulture (1979-1981), fruto das ondas de choque provocadas pelo movimento punk de 77 e em particular pelos The Sex Pistols. Este artigo será objecto de um post posterior, e pode ser lido na íntegra e no seu contexto original no link acima indicado.
Para já interessa relembrar esta banda por aquilo que a distinguiu, aquando do seu surgimento em 1979: o facto de ser uma banda constituída por imigrantes asiáticos de segunda geração, que utilizaram a música punk como arma política e de intervenção, expondo a xenofobia de Margaret Thatcher (que tinha apelidado dos imigrantes de "Alien Culture", e da Grã-Bretanha do final da década de 70, a discriminação de que os imigrantes eram alvo no seu quotidiano. Os Alien Kulture chamavam também a atenção para os problemas, dificuldades e conflitos (interiores, familiares, sociais) específicos dos imigrantes de segunda geração, criados no 'fogo cruzado' do choque de atitudes, hábitos, crenças e valores culturais diferentes.
A história desta banda trouxe-me à memória um filme britânico de que muito gosto, East is East (em português Tradição é Tradição, distribuído e vendido em Portugal pela Atalanta Filmes), realizado por Damien O'Donnell em 1999, que, misturando elementos dramáticos e humorísticos, aborda estas mesmas questões. Uma boa proposta para o fim-de-semana.
Ficam aqui o vídeo de uma breve entrevista com os membros da banda (com excertos de actuações), e o trailer e um pequeno documentário com excertos do filme East is East e intervenções dos actores principais.
Sem comentários:
Enviar um comentário