18 janeiro 2010

Boas notícias: os políticos (e os terroristas) não gostam de punk

Este post inclui os vídeos: "Srs. Políticos" (Censurados), "Entregues aos Bichos" (Peste & Sida) e "Sr. Presidente" (Abandalhados).

Nada como começar a semana com boas notícias.

Sabemos que estar fora do mainstream musical tem vantagens e desvantagens.

Talvez a maior e a mais penalizadora  das desvantagens se prenda com as dificuldades acrescidas que os músicos têm em garantir a sua subsistência exclusivamente com base na sua actividade (musical), forçando-os muitas vezes a ter actividades profissionais paralelas. As consequências são várias e bastante negativas: afectam não só as vidas e o próprio trabalho dos músicos e das bandas como se traduzem também (a nível social) num grande empobrecimento cultural, ou numa monocultura dominante hipotecada aos interesses capitalistas neoliberais.

Contudo, nem tudo são desvantagens: de acordo com um artigo do jornal britânico The Guardian, os políticos, terroristas e criminosos (políticos) mundiais preferem o mainstream: Robert Mugabe é fã de Cliff Richard, Kadafi adora Lionel Richie, Kim Jong-Il  prefere Eric Clapton, e Osama Bin Laden (que terá um dia afirmado que "a música é a flauta do diabo" será afinal muito eclético a nível musical, preferindo músicos tão díspares como Van Halen, B52's e ... Whitney Houston.

Há alguns sinais preocupantes, com a preferência que Gordon Brown já manifestou pelos Arctic Monkeys (uma banda rapidamente engolida pela voragem mainstream...), mas julgo que o verdadeiro punk continua a salvo...

Isto leva-me a questionar: quais serão as preferências musicais dos políticos nacionais?

Contudo, não me parece que os nossos músicos e bandas punk se devam preocupar pois a possibilidade embaraçosa de ter admiradores nos corredores do poder é extremamente remota, como me parece que os vídeos abaixo (escolhidos de entre tantas outras possibilidades) demonstram...

(Censurados: Srs. Políticos)


(Peste & Sida: 1. Alerta Geral+ Entregues aos Bichos aos 3:10)



Abandalhados - Sr Presidente

Abandalhados | Vídeos de Música do MySpace

1 comentário:

  1. ************************

    Ainda bem que assim é...!!!!!!!

    Excelente reportagem, parabéns!


    ************************

    ResponderEliminar