15 outubro 2010

"Punk is Not Daddy" de Edgar Pêra hoje no DocLisboa 2010


Punk is Not Daddy  do realizador português Edgar Pêra é um dos trabalhos a concurso no DocLisboa 2010, e pode ser visto hoje na Culturgest às 23 horas, com repetição na próxima sexta, 22, às 22.45h.

Ficam alguns excertos da imprensa diária sobre este docufilme que aborda a música e o Portugal da década de 1980, assim como o trailer, que inclui, entre outros, excertos de ensaios/actuações ao vivo dos Censurados e Xutos & Pontapés.

"(...) mais um dos Cine-Diários do realizador português, que aqui regressa aos anos 80. Aos seus preciosos arquivos, Pêra foi buscar imagens de viagens com a família, de rodagens, de manifestações contra o pacote do Governo (já então), das ruínas do Chiado e de punks na Baixa de Lisboa.
Mas também, e sobretudo, da música portuguesa dessa década (e alguma dos anos 90), pelo que vemos excertos de concertos e ensaios dos GNR, Heróis do Mar, Sétima Legião ou Xutos e Pontapés, entre outros, bem como do "anticoncerto" que fechou o Rock Rendez-Vous, em 1990."

E.B., DN Artes, edição online, 15/10/2010, aqui.


"O realizador lança um olhar saudoso mas nunca gratuito ou gratuitamente nostálgico sobre o Portugal dos anos 1980, visto pelo prisma dos diários filmados de um estudante de cinema e realizador neófito descontente com um meio que (então como hoje) parece incapaz de sair da pescadinha de rabo na boca.

 O "guia" de "Punk's Not Daddy" pela década de 1980 é a música moderna portuguesa, corporizada em raríssimas imagens de palco do culto perdido dos Ocaso Épico ou do último ensaio dos Heróis do Mar, dos GNR num concerto da APU ou dos concursos de música moderna do Rock Rendez-Vous. Mas há também visitas ao Chiado recém-ardido e aos Estados Gerais do Cinema Português na Gulbenkian (com Paulo Branco a manifestar a sua diferença), imagens de manifestações sindicais e do triste episódio dos "polícias contra polícias", e tudo ao som da movida do Bairro Alto. É um filme de memórias que nos pergunta para onde foi uma vitalidade que parece hoje retraída."


Jorge Mourinha, Jornal Público/Revista Ipsilon 15/10/2010, aqui.


1 comentário: