10 outubro 2010

A história inacabada do poster musical



(Autor: Cody Fennell; http://www.codyfennell.com/)

Um aspecto interessante da música é sem dúvida os intercâmbios que gera com outras actividades artísticas, como o design gráfico, por exemplo ao nível de logótipos, cenários, capas de discos e diverso artwork, assim como posters de concertos.

O surgimento do poster na era moderna está intimamente associado à invenção da técnica da litografia, no final do século XVIII, pelo jovem actor e dramaturgo alemão Alois Senefelder.

Ao longo do século XIX a técnica foi adoptada por diversos artistas, nomeadamente em França e Inglaterra, e a sua utilização estendeu-se também à área emergente da publicidade, não só de produtos como também de eventos culturais/musicais.

A afirmação do poster musical como forma de arte acontece durante a chamada Belle Époque, particularmente em França, com a utilização da litografia a cores pelos artistas Jules Cheret e Henri Toulouse Lautrec na criação de posters publicitários de conhecidos cabarés e clubes nocturnos parisienses da época.




Já no século XX, o poster musical tem um novo período de glória na década de 1960, com a ascenção e popularidade dos posters psicadélicos de autores como Peter Max, Stanley Mouse, Alton Kelley, Wes Wilson, entre outros.



(Autor: Stanley Mouse; fonte: http://www.tfaoi.com/aa/7aa/7aa712.htm)

Apesar de alguns autores enfatizarem o declínio da atenção e do cariz artístico dos posters musicais ao longo das últimas décadas, esta é uma ideia de facto muito discutível, e contrariada pelo número extraordinário de artistas que em nome individual ou constituídos em empresas gráficas se vão notabilizando pelas suas criações de artwork musical. Aqui ficam alguns exemplos.



(Autor: Cody Fennell, fonte: http://www.codyfennell.com/)



(Autor: Gina Kelly, fonte: http://www.gigposters.com/)




(Autor: Jason Malmberg, fonte: http://www.gigposters.com/)




(Autor: Mike Weihs, http://www.gigposters.com/)


(Autor: Dani Vachon, fonte:  http://www.gigposters.com/)



(Autor: Nate Duval, fonte: http://nateduval.com/posters)

1 comentário:

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    Muito interessante, mesmo!

    O fenómeno repete-se em imagens que ficaram ´registadas` e para sempre associadas a bandas.

    Por exemplo, a bandeira da Grã-Bretanha rasgada que os Sex Pistols usavam para divulgar os seus concertos ou mesmo imagens utilizadas por várias bandas em capas de discos que ficaram estigmatizadas.


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