14 outubro 2010

Billy-News entrevista João Morais (Gazua)



A excelente entrevista que Billy, o autor do reputado blog Billy-News, fez recentemente a João Morais, vocalista dos GAZUA, é não só referência obrigatória aqui no A Crack in the Cloud como absolutamente imperdível não só para os apreciadores de punk rock como para todos aqueles que se interessam pela música portuguesa em geral. Para ler a entrevista na íntegra, clicar aqui.

Os Gazua são sem dúvida uma das bandas mais interessantes, profícuas, inovadoras e interventivas da actualidade musical nacional.

Poucos meses após o lançamento do seu terceiro trabalho, Contracultura, que mereceu na altura o devido destaque neste blog,  os Gazua preparam-se para voltar à estrada, ao mesmo tempo que pensam já num novo projecto.

No decurso dos últimos posts, que exploraram as relações estreitas entre a música e o design gráfico,  impõe-se também aqui referir o original e cuidado grafismo/artwork, que é mais um elemento distintivo dos GAZUA, da autoria do seu vocalista,  também designer,  João Morais.



Ficam alguns excertos da entrevista, assim como os apelativos cartazes e um vídeo teaser relativos aos próximos concertos: dia 4 de Novembro no Music Box (Lisboa) e no dia 6 de Novembro no In Live Caffé (Moita). Esperemos que sejam os primeiros de muitos mais, e um pouco por todo o país.

(Joao Morais, fotografia de Sónia Pena


(João Morais: sobre o tema orientador do novo trabalho, Contracultura)

"Os anos 60 servem (ou deviam servir) sem dúvida de inspiração para a nossa maneira de estar actual. Na América levantaram-se vozes contra a guerra do Vietname e contra a segregação racial, em França os estudantes e depois toda a população levantaram a voz por melhores condições de vida.

Tendo em conta a situação política que Portugal vive actualmente, e a forma como perspectiva o futuro, penso que não podemos ficar quietos e calados. Os Gazua são a nossa forma de levantar a voz contra um sistema político hipócrita e egoísta."

(...)

"(...) o que queremos é manter sempre o factor surpresa presente no nosso trabalho. No dia em que o que fazemos se tornar demasiadamente previsível, terminamos o projecto. Fazemos música em primeiro lugar que nós gostamos e esperamos que o pessoal goste também.

Fazer música à medida do público é o que torna as bandas superficiais e artisticamente desinteressantes."






GAZUA ao vivo no Musicbox 4 nov. 2010

GAZUA | Myspace Music Videos

1 comentário:

  1. ********************

    Esta banda merece sem dúvida este destaque.

    Obrigado pela divulgação!


    ********************

    ResponderEliminar