03 julho 2010

Punk Sinatra: o monstro acordou e está imparável



Quem, como o A Crack in the Cloud, esteve na passada quinta-feira no Music Box pôde testemunhar que o monstro de facto acordou, está bem vivo, ataca, contra-ataca e não deixa ninguém indiferente.

Os Punk Sinatra ofereceram uma prestação verdadeiramente estonteante, de cortar a respiração, que revelou – em todo o seu esplendor – não só a qualidade do seu álbum de originais, Ataca Contrataca O Monstro Acordou, mas também a coesão e elevado nível da performance colectiva.

Antecipados de uma animada Billy session e também das óptimas prestações de Brent e Dalmation, percebeu-se desde o primeiro minuto que nada nos podia ter preparado para o estava para vir…



Numa entrevista recente, os Punk Sinatra descreveram a sua música como “abrasiva”. Abrasivo e inflamado foi também o espectáculo que a banda proporcionou anteontem no Music Box, com a apresentação dos excelentes temas que compõem este Ataca Contrataca o Monstro Acordou, disponível integral e gratuitamente no site da banda no myspace, dos quais destacamos, por pura preferência pessoal, os contagiantes “Andas por Aí” e “Anti Anti”, os poderosíssimos “Estado de Sítio”, “Caminhar para o Zero” e “3º Mundo” ou o vertiginoso “Espírit’ de Subúrbio”.

De destacar ainda a prestação quase inenarrável, mas indiscutivelmente brilhante, de João Pedro Almendra, vocalista dos Punk Sinatra (e também dos Peste & Sida). Fiel à sua convicção de que "o punk é levantar a voz",  mais uma vez mostrou bem o monstro (de palco) que é, de uma intensidade dramática e uma entrega incondicional, ímpares no panorama nacional e raras na cena internacional, vagamente reminiscentes da expressividade de Jello Biafra ou da sensualidade felínica de Iggy Pop.



(Punk Sinatra no DI Box, Arruda dos Vinhos, em 21/05
Foto de Miguel Pinto, disponível aqui.)

Num país onde o trabalho é desprezado, desvalorizado e escandalosamente mal pago (já não há de facto paciência!), é de facto admirável que músicos (e tantos outros profissionais) como os Punk Sinatra persistam em produzir com este elevado nível e qualidade.

Contudo, e sem dúvida paradoxalmente, a música dos Punk Sinatra (assim como de bandas congéneres) resulta exactamente da vivência neste atoleiro que Portugal historicamente tem sido (e permanece) e num mundo contemporâneo inequivocamente marcado por uma regressão civilizacional, consequência directa e inevitável de um sistema económico essencialmente canibalístico.

“Não queremos mais heróis/Já não temos ilusões” (…) “Devemos obediência à burla e à fraude” (…) Quem paga o preço desta recessão / são aqueles que não ganham para o pão”
(“Mundo Rafeiro”)

É esta consciência exacerbada da contemporaneidade, o desencanto, a frustração, mas principalmente o inconformismo e a revolta perante o que os próprios designam como “Estado de Sítio” que estão impressas na música abrasiva, nas letras corrosivas e nas prestações inflamadas e marcantes dos Punk Sinatra.

"Não te iludas/há que respeitar/há que marcar pela diferença/e há que parar para pensar"
(Anti Anti)

Podemos estar a caminhar para o zero mas, com a sua música, os Punk Sinatra contrariam inquestionavelmente essa tendência. "Será que vês o que eu vejo?" perguntam-nos em "Nunca há Paciência". Sim, vemos, e isso faz com que  melhor apreciemos este trabalho e o seu projecto, não apenas em termos musicais mas conceptuais.


Para acompanhar as novidades sobre os Punk Sinatra, aqui fica o link para o site da banda no myspace:
http://www.myspace.com/punksinatraband

Recomenda-se ainda a excelente entrevista à banda feita pelo blog Billy-News, disponível em
 
...assim como a (igualmente excelente) entrevista a João Pedro Almendra feita pela jornalista Helena Durães, e cedida ao Billy-News, disponível em
http://billy-news.blogspot.com/2010/03/joao-pedro-almendra-o-punk-e-levantar.html#comments

E por fim fica o vídeo de "Nunca Há Paciência".


NUNCA HÁ PACIÊNCIA

PUNKSINATRA | Vídeos de Música do MySpace

2 comentários:

  1. ***************************


    Mais uma vez, uma excelente reportagem online aqui neste blog!

    Os PunkSinatra ao vivo são realmente bons, a teatralidade do seu vocalista transporta-nos para momentos realmente comparáveis a Jello Biafra (Dead Kennedys) e Iggy Pop, sem dúvida, até com alguns rasgos a Johnny Rotten (Sex Pistols) especialmente nas expressões faciais.

    Mas também são nomes que influenciaram os PS, daí a fazer sentido estas alusões...

    É só para ´situar` os leitores do que podem esperar em palco, porque a música é sempre o mais importante! E a da banda é realmente poderosa, frenética e com mensagens bem abrasivas!

    Parabéns a todos os que estiveram presentes no Musicbox, valeu bem a pena estar lá neste dia 1 de Julho (uma 5ª feira, dia sempre problemático para quem trabalha).

    Estejam atentos às novidades da banda!



    ***************************

    ResponderEliminar
  2. Não estive por compromisso com os Dalai Lume mas gostava muito de ter estado e ainda fiquei com "mais àgua na boca" depois de ler a review. o que vale é que sei que muitos mais virão...

    ResponderEliminar