06 maio 2011

João Ribas e Tara Perdida: Dia de Festa



(Foto: Diana Rosa)

É um dos destaques da semana: os Tara Perdida actuam hoje em Leiria, no âmbito da Semana Académica daquela cidade, mas quem está de parabéns hoje é o seu carismático vocalista e frontman, João Ribas, e o A Crack in The Cloud aproveita a ocasião para fazer uma breve retrospectiva da carreira deste músico português.
 
 
A música e a vida de João Ribas fundem-se indelevelmente: o seu percurso musical começou na infância, em que entre as brincadeiras preferidas se contavam as performances musicais dos 'Birutas', 'banda' formada por ele e pelo amigo Serpinha (como se pode ler no livro Censurados Até Morrer).

 (Foto: Jornal Êxito, artigo sobre Kú de Judas)

Na adolescência integrou e foi membro fundador da banda punk Kú de Judas (1983)  e depois dos N.A.M. (Núcleo de Atrasados Mentais), projecto hardcore/crossover fugaz do final da década de 80.


(Capa do Livro Censurados Até Morrer (2006)

Seguiram-se-lhes os míticos Censurados, que permanecem até hoje uma das grandes referências do rock português, contando ainda com uma imensa de legião de fãs, muitos deles nascidos após o fim da banda, em 1994.
 
 
Em 1995 João Ribas fundou os Tara Perdida, que após 16 anos de carreira  e a preparar o 6º álbum de originais são inegavelmente uma das mais destacadas bandas do panorama musical nacional.



Não obstante o desagrado de alguns 'fãs' relativamente à fase mais recente do percurso musical de Ribas, nomeadamente o sucesso 'comercial' e a deriva pop-punk dos Tara Perdida, João Ribas é na verdade um dos músicos portugueses mais presentes e envolvidos na cena underground.



Para além da presença assídua, como espectador, em inúmeros eventos alternativos, o músico integra a equipa responsável pela edição da fanzine mensal Outsider, bem como a organização do Festival Outsider, cujo objectivo é apoiar e divulgar projectos musicais jovens e emergentes no circuito alternativo (e de vários sub-géneros do rock).



João Ribas integra ainda os Kamones,  projecto musical de tributo aos Ramones, de que também fazem parte João Alves (Peste & Sida), Paulinho (Gazua) e Rafael (Atentado).
 
 
Ficam dois vídeos ilustrativos da carreira deste músico português.
 
 




1 comentário:

  1. ***********************

    Excelente retrospectiva!

    E que haja muito mais para escrever daqui a um ano, dois, três... o homem não pára!


    ***********************

    ResponderEliminar