21 janeiro 2011

Fim-de-semana com muita música...para reflectir

Aproxima-se um fim-de-semana que convida à reflexão, e nem de propósito estão agendados, em vários pontos do país, concertos de excelentes bandas nacionais cuja música é, diria eu, ideal para nos ajudar a reflectir...

No âmbito da sua mini-tournée nacional, os Gazua (bem acompanhados por DJ Billy e pelos Asfixia) actuam hoje no Bar Alfa, em Leiria.

A começar bem o ano, os alentejanos Ventas de Exterko deslocam-se ao sul do país para duas actuações, hoje em Faro, amanhã em Aljezur.

Os irreverentes  R12  actuam também amanhã, na Lapa (Cartaxo) (ver destaques na barra lateral), e não deixarão com certeza (esperamos) de brindar o público com o elucidativo
 "ka-va-ku".
(Aproveitamos para recordar mais uma vez que o excelente trabalho Boletim Agrário (2008) dos R12 (que inclui o tema referido) se encontra disponível para download gratuito aqui.

Ficam três vídeos de temas (bem conhecidos) relacionados com o acontecimento nacional do momento. Não deixa de ser muito significativo que dois  deles, apesar da sua indiscutível actualidade, tenham surgido durante o longo - e inesquecível - reinado cavaquista.

O terceiro tema, "Sem eira nem beira", que surpreendeu os seus autores por ter sido apropriado para um  protesto popular contra o Primeiro-Ministro, é, segundo Kalu, baterista dos Xutos & Pontapés (que a vocaliza),  "mais um grito de revolta (...) um alerta para o estado da Justiça e para uma classe política em geral que, volta e meia, toma atitudes que deixam os cidadãos desamparados".

Não podíamos concordar mais, com excepção, é claro, da expressão "volta e meia", que nos parece dispensável e pouco acertada.






1 comentário:

  1. **************

    Muito bem lembrado e excelente escolha de vídeos!

    Infeliz foi o desfecho das eleições presidenciais...

    **************

    ResponderEliminar