09 dezembro 2010

Ventas de Exterko: grande noite de punk rock além fronteiras

Fotos gentilmente cedidas ao A Crack in the Cloud pelo seu autor, Fábio Dias.

Este post inclui o vídeo de "Vítimas do Sistema", interpretado pelos VE no Bar Metalarium em Badajoz, captado e editado por João Miguel Silva.

(Ventas de Exterko, por Fábio Dias)

Diz o adágio popular que depois da tempestade vem a bonança, e o dito parece assentar na perfeição ao regresso dos Ventas de Exterko (VE) aos palcos, com nova formação e depois de um período conturbado do percurso da banda, motivado pela saída do vocalista e guitarrista Leo.

O regresso não podia, na nossa opinião, ter corrido melhor, com a performance enérgica, consistente e verdadeiramente contagiante que os Ventas de Exterko ofereceram na passada terça-feira no Bar Metalarium, em Badajoz, Espanha, e que não deixou ninguém indiferente.

Os Ventas de Exterko, cabeças de cartaz, foram antecedidos da actuação animada de uma muito jovem banda de rock local, com o sugestivo nome de Sanatorio de Muñecos, que aqueceu o ambiente e foi decerto responsável pela presença de muitos jovens no local, que corresponderam com entusiasmo - e algum mosh - à sonoridade punk/hardcore dos rapazes do Exterko: Roza (voz e baixo), Fava (bateria e voz) e Tuga (guitarra e voz).

A prestação dos VE destacou-se por uma segurança e descontracção que nos surpreenderam pelo facto de se tratar da estreia da nova formação, e particularmente do novo vocalista (e baixista), Roza. Esta constituiu, na verdade, a principal razão da nossa presença no local, e merece por isso particular menção.

Não obstante as qualidades do anterior vocalista, e do receio que tínhamos relativamente à sua substituição, foi com bastante agrado que constatámos a adequação da voz de Roza não só à sonoridade como também à lógica - de furor e combatividade -  que caracteriza o projecto VE.


(Roza, por Fábio Dias)


Não pudemos também deixar de apreciar a sua postura extrovertida, enérgica e muito irreverente (mesmo algo lunática, na acepção positiva do termo), responsável por uma constante interactividade com o público, iminentemente espanhol, que a soube apreciar, correspondendo com entusiasmo.

Estas qualidades de Roza contribuem sem dúvida também para uma postura algo diferente deste colectivo, marcada por uma maior descontracção, irreverência e vivacidade.

De destacar igualmente a presença sempre marcante de Fava, membro fundador, principal impulsionador e incontestável frontman desta que é uma das muito poucas bandas de punk rock da região.


(Fava por Fábio Dias)

Apesar dos melhores esforços de Tuga  notou-se a falta de uma guitarra, deficiência que sabemos estar prestes a ser colmatada com a integração próxima de um guitarrista adicional, cuja identidade a banda promete revelar a muito breve trecho.


(Tuga, por Fábio Dias)

Quanto ao alinhamento, os Ventas de Exterko iniciaram com uma breve intro instrumental, para arrancarem depois em grande pujança com "Caos em Portugal", indubitavelmente um dos temas mais fortes da banda, a que 'colaram' o igualmente marcante "Ergue a tua Voz", set que agarrou de imediato o público. Sem dar tréguas, continuaram com o excelente "Vítimas do Sistema", seguido de dois temas novos, "Isso não vai mudar" e "Ódio & Amargura", que obtiveram uma boa recepção.

"Nós Por Cá" foi mais um tema muito bem conseguido e entusiasticamente recebido, não só devido à sua popular temática ("Quero ver confusão, malta animada, cerveja na mão"), como também à interpelação vigorosa do vocalista Roza. Seguiram-se-lhe "Lobisomem" e mais dois temas novos, o instrumental "X", com um pendor predominante metálico, e por isso diferente da linha principal da sonoridade dos VE, e "Olhar Incerto".

A actuação dos VE entrou na recta final com mais dois temas fortes - e sempre a abrir - da banda:  "Os Porcos Chegaram para Ficar" e "Pode ser que se Fodam". O público, visivelmente satisfeito mas ávido pediu mais, e os amigos e companheiros portugueses presentes exigiram "Zé" (deixa 'tar que o primo tem), que teria terminado da melhor forma a actuação desta banda punk alentejana, não fosse a insistência do público, que não deu tréguas a uns Ventas que acusavam já algum cansaço.

Depois de alguma confusão e reticências, o vocalista Roza anuncia a repetição do tema de abertura "Caos em Portugal", desta feita dedicado à cidade onde se encontravam, Badajoz, e interpretado (pelo menos parcialmente) em castelhano. Apesar do carácter improvisado da interpretação, o público local acolheu-o (naturalmente) com muito entusiasmo, e foi em verdadeiro clima de festa que terminou esta  memorável actuação dos Ventas de Exterko além fronteiras.

(Ventas de Exterko & friends, por Fábio Dias)

Fica aqui  então, com nota muito positiva, assinalada esta performance dos Ventas de Exterko, que têm já vários projectos e concertos agendados para 2011. Fazemos igualmente votos de que a banda tenha uma maior receptividade e marque presença em eventos de punk rock, sendo que até aqui o projecto tem (estranhamente?)  tido especialmente atenção e bom acolhimento no meio metálico.

1 comentário:

  1. ************************


    Mais uma excelente review, bem detalhada e com factos importantes, da renovação da banda, com opinião e bem informativa!

    E quanto aos VDE, só se deseja um ano de 2011 bem activo e que passem brevemente por Lisboa, para apreciarmos devidamente a sonoridade da banda ao vivo!

    Todos de parabéns, portanto!!!


    ************************

    ResponderEliminar