02 dezembro 2010

R12 e Re-Censurados no Side B

Fotos de Diana Rosa.

(Foto: Diana Rosa)

Tal como anteriormente mencionado, o A Crack in the Cloud esteve presente no concerto que juntou os R12 e os Re-Censurados no Bar Side B, em Benavente, na passada sexta-feira 26 de Novembro, deixando aqui, ainda que um pouco extemporaneamente, um registo das excelentes impressões colhidas.

O local do concerto merece algumas palavras de apreço: é amplo, simpático, bem equipado, tem boas condições sonoras e está localizado a uma curta distância de Lisboa. Igualmente digno de reparo é o cartaz musical deste espaço, não só muito preenchido, como iminentementente 'alternativo', a indiciar a aposta sempre louvável na divulgação destas sonoridades por parte dos seus responsáveis.

Duas razões principais motivaram a minha presença no local. Por um lado, o desejo de voltar a ver e a ouvir os R12, uma das bandas que maior impacto me causaram aquando do inesquecível Festival Outsider 2 (em Outubro de 2009), e cujo 1º trabalho, Boletim Agrário, é (na minha modesta opinião) digno de referência no contexto da produção musical nacional dos últimos anos. O facto deste trabalho ter sido eleito como o melhor de 2008 pelos atentos leitores do blog Billy-News é um indicador relevante da sua qualidade.

Por outro lado, e depois de ter tido a oportunidade de assistir a várias actuações dos Re-Censurados, banda de tributo aos míticos e sempre presentes Censurados, tinha uma grande expectativa quanto à nova composição da banda, nomeadamente a entrada de Covas (Sicksin, ex-Dalai Lume) como vocalista.


(Foto: Diana Rosa)

Os R12 abriram as hostilidades por volta das 23.30h e, perante uma plateia bastante composta e animada, ofereram uma prestação descontraída mas muito segura e bem coordenada, pautada pela animação e irreverência que lhes são características, intercalando temas do supramencionado LP, do EP Não Vais Ficar Parado (2010), e ainda do novo EP, que os R12 estão neste momento a gravar, com lançamento previsto para o início de 2011.

Não obstante o visível entusiasmo com que os temas mais fortes (ou melhor conhecidos) da banda foram recebidos ("Alfredo", "Punk Agricultor", "Anti Fash" ou "Sindicato"), também os temas novos apresentados "Olhar e Ver", "Tudo foi em Vão" e "E Digo que Sim" mereceram um acolhimento positivo do público e revelaram a multiplicidade de influências presentes na sonoridade muito própria dos R12.

(Foto: Diana Rosa)

Infelizmente o tempo disponível esgotou-se rapidamente e não permitiu que os R12 fizessem o previsto encore, que incluía o excelente "Ka-va-ku" e uma cover de "Nasci Hoje" dos Tara Perdida (ver setlist abaixo). Lembre-se que os R12 disponibilizaram recentemente os seus dois trabalhos para download gratuito nos seus sites do myspace e do facebook.

(Foto: Diana Rosa)

Seguiram-se-lhes os Re-Censurados, que de muito bom grado chamam a si a tarefa nada fácil mas muito honrosa de manter um pouco mais viva a chama perene daquela que muitos consideram ser a melhor banda portuguesa de todos dos tempos. Impõe-se desde logo referir a rápida e excelente integração do novo vocalista, João Covas, no colectivo, e de destacar não só a sua performance (voz e guitarra) como os seus excelentes dotes de comunicador e mestre de cerimónias.

A actuação dos Re-Censurados foi marcada por uma óptima coesão e principalmente por muito boa disposição e cumplicidade entre os vários elementos da banda, assim como por uma grande interacção e proximidade com o público, em grande medida potenciada pelas características do novo vocalista, já mencionadas. Um a um, foram desfilando dessasseis temas incontornáveis da discografia dos míticos Censurados, com uma participação entusiástica do público que pedia e tentava adivinhar o tema seguinte e cantava em plenos pulmões não só os refrões como as letras na íntegra.

No final da actuação, e sem conseguir dar resposta a todos os pedidos formulados por este público exigente, houve direito a encore - com a repetição do hino "Censurados" e de "Confusão" - cantado pelos membros do público e também dos R12, convidados a subir ao palco por Covas. Foi sem dúvida um momento inesperado e especial do concerto.

Algo impressionante, e sem dúvida digno de registo, foi ver um jovem membro do público (o Ricardo, de Almada) no palco, a cantar com muito entusiasmo - e  sem falhas nem hesitações - o "Confusão", da primeira à última palavra, como se de um hit do momento se tratasse. Este pequeno grande pormenor é revelador da imensa popularidade que os Censurados continuam a ter, não só junto de um público mais maduro que os conheceu e acompanhou, como - e particularmente - junto das gerações mais jovens.

Em suma, valeu bem a pena ir a Benavente na passada sexta-feira. Quem não esteve lá  terá uma nova oportunidade de ver estas duas excelentes bandas nacionais já no próximo dia 10 de Dezembro na Discoteca Bite Me em Alhos Vedros. Fica a recomendação.

Ficam as SETLISTS dos concertos, gentilmente cedidas pelas bandas ao A Crack in the Cloud.

R12: Revolução, Outro Lugar; Alfredo, Olhar e Ver, Guerra Sagrada, Punk Agricultor, Não Vou Parar, Tudo Foi em Vão, A Tua Revolta, E Digo Que Sim, Anti-Fash, 100 Palavras, Sindicato.

Re-Censurados: Censurados, Venenosa, Confusão, Sentado ao Balcão, Srs Políticos, Não, Alecrim, É Difícil, Kaga na Cultura, Angústia, Animais, Não Vales Nada, Tu Ó Bófia, Amigo, Coxa, Enquanto a Noite Cai + Encore.

Ficam ainda dois vídeos captados pela equipa da revista Outsider, presente no evento.



Sem comentários:

Enviar um comentário