22 dezembro 2010

Joe Strummer lives on



O A Crack in the Cloud (cuja designação é, antes de mais, excerto de um tema dos The Clash), não poderia deixar passar em branco o dia de hoje, em que decorrem 8 anos da morte prematura não só de um dos grandes vultos da história da música do século XX, como de um homem exemplar e fonte contínua de inspiração: John Graham Mellor, ou melhor, Joe Strummer.

Joe está longe de  ter sido esquecido e a sua vida e a sua herança foram hoje lembradas especialmente em inúmeros blogs. Entre eles contam-se, por exemplo, os dos periódicos britânicos Spectator e The Guardian, o site da marca de guitarras Gibson,  ou mesmo dos Chemical Romance, que postaram a seguinte mensagem:

“R.I.P Joe Strummer: One Of The Best Song Writers Of All Time, One Of The Best Vocalists/Guitarists/Front-Men Of All Time, In One Of The Greatest Bands Of All Time.
Joe Strummer, The Original True Punk Rocker.
Stay Free And Know Your Rights.”

No artigo do Spectator, “In Memory of Joe Strummer”, o argumentista Paul Viragh, autor do biopic sobre Ian Dury, lançado este ano, actualmente a preparar uma cine-biografia sobre Strummer, fala sobre o músico e comenta alguns dos temas mais emblemáticos dos The Clash.

Até o jornal alemão Rheinische Post anunciou hoje a realização de um concerto de homenagem a Strummer, a realizar daqui a precisamente um mês, na Haus der Jugend (sala de concertos) de Düsseldorf, com a presença de vários artistas, entre eles Vom Ritchie, o baterista dos alemães Die Toten Hosen.

Vale a pena também aqui recordar a homenagem prestada pelos portugueses Peste & Sida aos The Clash e a Joe Strummer no seu último trabalho, Cai no Real, com excelente tema "Revolução Rock".

Entretanto, Mick Jones e Paul Simonon anunciaram recentemente a intenção de realizarem um documentário sobre o mítico London Calling, e sabe-se já que o próximo trabalho dos Pearl Jam, Live on Ten Legs, comemorativo dos 20 anos da banda, e com lançamento previsto para 18 de Janeiro de 2011, incluirá, entre outras, uma cover de Joe Strummer & The Mescaleros.

(Foto: Bob Gruen)

Também o conhecido fotógrafo musical Bob Gruen tem no seu site uma página dedicada a Joe, com inúmeras fotografias de várias fases da sua vida e carreira, acompanhadas de breves apontamentos em que lembra momentos que partilhou com ele.

Aqui ficam as suas palavras iniciais, que espelham bem algumas das razões que, ainda hoje, fazem de Joe um ser humano especial e bem vivo nos corações e nas mentes de muita gente.

"I deeply miss my friend Joe Strummer. He was the strongest of men, a real inspirational leader, a guy who never seemed to tire of listening to people and talking to them, learning and teaching all the time. He had true compassion for everyone he met. He was the nicest and also the most fun loving person I've known."

(Bob Gruen, http://www.bobgruen.com/potda/1202/strummer.html)



(Foto: Bob Gruen)

Fica também o vídeo de "English Civil War" (ao vivo), tema que deu o nome a este blog.

1 comentário:

  1. ****************


    Mais uma excelente reportagem neste blog, que obviamente ajuda a não esquecer o legado de Joe Strummer!


    ****************

    ResponderEliminar