09 novembro 2010

GBH em Amesterdão: fotos e review



Foi com grande expectativa, mas principalmente com enorme entusiasmo e plena satisfação que o A Crack in the Cloud presenciou o inesquecível concerto que os GBH deram no passado sábado no Sugar Factory  (Melkweg) em Amesterdão, no âmbito da tournée de promoção do seu último trabalho, Perfume and Piss, lançado em Abril passado.


Os GBH iniciaram a sua actuação perto das 21 horas, perante uma plateia repleta que correspondeu incondicionalmente desde o primeiro minuto, aos primeiros acordes de "Race against Time" (R.A.T.).

Durante cerca de 1h e 30 minutos e numa atmosfera de grande descontracção, proximidade e interactividade com o público, Colin, Jock, Ross e Scott proporcionaram uma viagem  alucinante pelos mais de 30 anos  de carreira da banda.


Nas filas da frente, fãs incondicionais (e de altura considerável) não se acanharam, mostrando bem não só o seu grande apreço pela banda como o bom conhecimento dos temas: o mosh, ainda que ligeiro, foi constante, assim como as invasões do palco e uns muito timidos stage dives, dificultados sem dúvida pela pouca altura do palco e pelos degraus que o separavam da plateia.





Muitas foram também as ocasiões em que Colin Abrahall estendeu o microfone a membros das filas da frente para que estes cantassem os refrões (na ponta da língua!) de alguns dos 'hinos' da banda.





Para além da longa experiência, da qualidade técnica e do profundo entrosamento da banda, visíveis ao longo de todo o concerto, o dinamismo e a enérgica performance de Colin são também dignos de menção. Apesar disso, foi com  humildade que o vocalista se declarou já algo cansado após vários meses na estrada, apesar da grande satisfação que disse sentir com o sucesso da tour. Os GBH têm ainda cerca de 20 concertos agendados até ao fim do ano.





Depois de muitos temas fortes de vários momentos da sua carreira de sucesso, o concerto terminou em delírio, com o palco repleto de fãs, e uma cover de "White Riot" dos The Clash, num merecido tributo a  Joe Strummer.




No final do concerto, os fãs mais acérrimos mantiveram-se junto ao palco, na esperança (vã) de ver os GBH regressar, o que nao aconteceu dado que, como Colin afirmara a contragosto, tinham de terminar para dar lugar aos DJ sets que teriam início logo de seguida.



Depois de algumas tentativas infrutíferas para conseguir a setlist (junto do pessoal do merchandising e dos técnicos de palco) abandonámos o local e rumámos ao pub mais próximo. Depois de (mais) uma pint e de dois dedos de conversa com os nossos companheiros de concerto, resolvemos regressar a casa. Eis que, à passagem pelo local do concerto, nos deparamos com Colin Abrahall que se preparava para abandonar o local. 

Escusado será dizer que nos dirigimos de imediato ao vocalista e pudemos testemunhar a sua simplicidade, simpatia e cavalheirismo. Colin não só facultou de imediato a setlist do concerto como, apesar do cansaço que devia sentir, não se furtou a uma curta conversa,  lamentando o facto de a banda não ter conseguido vir a Portugal no âmbito desta tournée.

Foi de facto um momento especial a terminar de forma inesperada  este concerto memorável  nesta calorosa cidade do norte da Europa.

Esperando que os GBH nos visitem muito em breve,  aqui fica a setlist, recebida das mãos de Colin Abrahall himself,  assim como um vídeo do concerto  recentemente disponibilizado no YouTube, e que ilustra da melhor forma aquilo que aqui se pretendeu transmitir.

Em relação à setlist, importa dizer que a seguir a "Generals" houve ainda um encore, em que foram interpretados os temas "Cadillac One" e "Going Sideways", tendo o concerto finalizado com "White Riot", a cover dos The Clash.

As fotos são da autoria de João Miguel Silva.



(+ "Cadillac One", "Going Sideways" e "White Riot")


3 comentários:

  1. Ai Ai!!!!! O concerto em Portugal fica para a próxima tour......... Ao menos tivemos uma óptima representação destes humildes fãs que esperaram ansiosamente e em vão pelo concerto em terras lusas.....E bem fixe a reportagem, que ao menos acalmou um pouco a sede do pouco que se passa em Portugal, em questão de bandas estrangeiras para gostos mais exigentes...

    Ass.: Vanda

    ResponderEliminar
  2. ************************


    Melhor review era impossível...!

    Descrição do ambiente, fotos, vídeo, alinhamento dos temas... e conversa com o vocalista!

    Parabéns, a reportagem dá-nos mesmo a sensação (mesmo que pequena e cheia de inveja) de todo o ambiente vivido neste concerto que deveria ter paragem obrigatória em Portugal!

    Veremos se nos visitam em breve...


    ************************

    ResponderEliminar
  3. Gostei da reportagem.Vi os GBH em 1999 no Ritz Club, foi um concerto engraçado.

    ResponderEliminar