26 junho 2010

Citações: Intercâmbios musicais ou os dotes vocais de João Ribas


(Os músicos Mário Jorge e João Ribas em conversa)

Foi num concorrido restaurante de Álcácer do Sal, onde está a decorrer a 20ª PIMEL (Feira do Pinhão e do Mel), que o A Crack in the Cloud ouviu fortuitamente as seguintes palavras, dirigidas a João Ribas, vocalista dos Tara Perdida (e vocalista/guitarrista dos inesquecíveis Censurados):

"Eu sei que você é um cantor de rock, mas deixe-me dizer-lhe que cantou muito bem "A Bela Portuguesa" de Diapasão. Muito afinadinho!".

Que estranho...a curiosidade matou o gato, mas não sendo muito fã destes felinos nem de adágios populares, resolvi ir tirar a história a limpo...



Abordei o autor destas palavras, ficando a saber que se tratava do músico Mário Jorge, que tinha actuado há pouco na PIMEL, e que tinha ouvido João Ribas cantar "A Bela Portuguesa" durante o ensaio de som dos Tara Perdida.

Transmitiu-me que tinha ficado espantado com a qualidade e versatilidade vocal de Ribas, dado que (como me explicou) não é fácil, por questões que se prendem com as características específicas de cada género musical, os cantores de rock ou metal interpretarem registos tão diferentes como a música ligeira/popular, e vice-versa. João Ribas constituía para ele uma excepção à regra: "é impressionante, não se vê", foram as palavras empregues para descrever a versatilidade vocal do músico.

Fica o registo, não só desta característica vocal do frontman dos Tara Perdida, bem como da abrangência da sua cultura e gostos musicais.

Daí a pouco mais de uma hora, o músico entrava em palco para mais uma excelente performance dos Tara Perdida, desta feita na bela portuguesa Álcácer do Sal.




Fica, para animar o fim-de-semana, o vídeo de "Mundo Canibal" e "Zombies", sem dúvida dois dos melhores temas dos Tara Perdida, aqui interpretados ao vivo, no concerto de comemoração dos 15 anos da banda.

5 comentários:

  1. Tara Perdida não é Punk Rock é EMO.

    ResponderEliminar
  2. Fica registado o comentário e a opinião legítimos. É bastante louvável a paciência e o empenho de quem lê e comenta sobre música/bandas que aparentemente não aprecia.

    Contudo, o texto em causa não é sobre os Tara Perdida, nem sobre punk rock (palavra que não consta do texto).

    Fica por isso a sugestão de leitura da review do (grande) concerto de comemoração dos 15 Anos dos Tara Perdida, feita neste mesmo blog em 19 de Abril.

    ResponderEliminar
  3. Pode ser uma banda boa,mas apenas para teenagers.

    Gente que tem ainda muito que aprender e que ainda dá valor a bad religion,pennywise,nofx,no fun at all e merda similar.

    Ora,estas bandas são tudo menos punk rock.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar