16 fevereiro 2011

Mítico 100 Club salvo pela Converse



Há alguns meses atrás noticiámos aqui o possível e polémico encerramento do mítico clube londrino 100 Club, irmão gémeo do nova-iorquino CBGB,  e ainda hoje considerado "a casa espiritual do movimento punk" britânico. O motivo do encerramento prendia-se com sérias dificuldades financeiras e a incapacidade do seu proprietário de pagar as rendas exorbitantes a que o edifício, localizado no centro (Oxford Street) daquela que é umas das cidades mais caras do mundo (em termos imobiliários e não só).

O possível fecho do espaço foi profusamente anunciado na imprensa há alguns meses atrás e de imediato se iniciou uma campanha  mobilização no Facebook, "Save the 100 Club", que reuniu cerca de 19,000 apoiantes, entre músicos, jornalistas, fãs, etc. para tentar impedir este desfecho.



Contudo, de acordo com as notícias veiculadas pela estação de rádio londrina XFM e também pelo jornal Guardian de ontem, o 100 Club foi salvo pela empresa/marca Converse, com a qual assinou um contrato de publicidade que permitirá ao Clube manter-se aberto durante os próximos 68 anos (palavras do gerente).



De acordo com a notícia, o Clube mater-se-á completamente independente, e os propósitos da marca são, de acordo com o seu comunicado, absolutamente beneméritos (!!!!), estando empenhada em apoiar "artistas, fãs, a cena e a experiência musical, assim como locais de espectáculos", dando a conhecer este clube histórico " à nova geração" e trazendo ao seu "palco lendário" "o melhor da música".

Claro que o desejo de aumentar a quota de mercado da marca, numa altura de competição feroz no mercado global de outros 'gigantes' da produção de sportswear igualmente 'cool' não tem nada a ver com este negócio...(esta ideia vem bem na sequência do último post...).

Enfim, de qualquer forma, não podemos deixar de nos congratular com a notícia da preservação deste espaço londrino e da sua história, ligada a um movimento musical que, independentemente da sua incorporação no sistema, se definiu, e continua a ter apelo, pelos seus princípios essenciais, e que são de transgressão, de crítica e de rejeição do 'sistema'.

Fica um registo daquele que é descrito por muitos como o primeiro festival punk em solo britânico, ou seja, o 100 Club Punk Special (ou Festival) de 20 e 21 de Setembro de 1976, realizado no 100 Club.


Sem comentários:

Enviar um comentário