15 maio 2012

Gazua: Festa de Lançamento de 'Transgressão'

Fotos de Ana Jotta, a quem agradeço a amável cedência.




A festa de lançamento do quarto álbum de originais dos Gazua, sem dúvida um dos projetos musicais mais interessantes, profícuos e inovadores do panorama nacional contemporâneo, foi devida e amplamente divulgada aqui na passada semana. Deu igualmente azo a uma entrevista com o baixista da banda, Paulinho, um músico com uma longa e respeitável carreira  que remonta à decada de 1980.

Tal como noticiado, a festa aconteceu na passada quinta-feira, 10 de Maio, no Musicbox Lisboa e decerto não deixou indiferentes - nem tão-pouco descontentes - os muitos que responderam ao apelo dos Gazua e da sua música.


Quando cheguei ao Musicbox já passava das 23.30h (os concertos a meio da semana não são fáceis...) e a atuação das Anarchicks já ia a mais de meio. Contudo, deu para perceber a boa adesão do público à sonoridade enérgica e irreverente desta jovem banda feminina que recria e pretende manter vivo o espírito do riot grrrl power.

Após a performance das Anarchicks, a fase de 'aquecimento' para o prato principal desta festa continuou, da melhor forma, pela mão do conhecido DJ Billy.



Era cerca de meia-noite quando teve início a atuação dos Gazua. Com a sala envolta numa escuridão quase total, começam-se a fazer ouvir os primeiros e inconfundíveis acordes de 'O Segredo' e surgem numa tela de grandes dimensões as imagens do excelente vídeo deste novo tema.

Terminada a projeção, os Gazua entram em palco e dão início à apresentação do novo álbum, Transgressão, apostando numa sequência de vários temas novos, nomeadamente 'Terra Prometida', 'Último abraço', 'Alma Cinzenta', 'Respira' e 'O Segredo'.



A audição destes temas permitiu confirmar as ideias transmitidas por João Corrosão sobre o novo trabalho na entrevista concedida a semana passada ao blog Billy-News, e que citamos:

"A palavra "Transgressão" transmite um pouco a nossa vontade de quebrar fórmulas e de experimentar algumas coisas que não seriam tão convencionais no nosso circuito. Não acho que este disco seja radicalmente diferente dos outros, mas houve sem dúvida essa vontade."




De facto, as primeiras impressões colhidas neste concerto fazem adivinhar um trabalho que, sem quebrar com as características muito próprias da sonoridade e do conceito dos Gazua,  leva mais longe o experimentalismo musical/instrumental, acentuando uma certa propensão para sonoridades e ambientes mais densos e rebuscados. Neste contexto, parece-nos que a opção dos Gazua de concentrar na primeira parte do concerto um número significativo de temas novos foi acertada, satisfazendo a curiosidade do público e beneficiando de um grau de concentração que inevitavelmente se vai diluindo ao longo do espetáculo.




A segunda parte do concerto foi, assim, dominada por vários dos muitos temas fortes que recheiam os (anteriores) três álbuns de originais que os Gazua editaram entre 2008 e 2010, tais como 'Reescrever a História', ''Ouvi Falar de Ti', 'Para Todos', 'Preocupa-te' e 'Queremos a Música de Volta'. São de resto temas bem conhecidos e muito apreciados pelos muitos e fieis fãs que a banda tem ido granjeando ao longo da sua profícua carreira. Assim sendo, foi notória uma mudança de atitude do público que, se até então escutara com atenção e curiosidade os temas novos, dava agora largas à participação e à interatividade que caracterizam de resto os concertos desta banda. Houve assim uma grande expansividade e refrões cantados em plenos pulmões, particularmente nos temas 'Para Todos' e 'Queremos a Música de Volta'.






Em clima de grande calor e festa, o anúncio de João Corrosão de que o concerto chegara ao fim mereceu expressões de desagrado e de inconformismo, e não tardou muito que os Gazua regressassem ao palco para um encore que fez as delícias dos apreciadores. Com humor, João Corrosão afirmou que estavam muito cansados e deu início a uma versão acústica e a 33 rotações do tema 'Vontade de Gritar' para, passados alguns momentos, parar e afirmar enfaticamente "Não estamos assim tão cansados!", conferindo à música o seu ritmo acelerado, e restaurando a sonoridade plena dos instrumentos, o que causou uma resposta imediata e entusiástica da assistência.








O concerto terminou por volta da 1.15h em clima de grande festa com o tema 'Fazia Tudo Outra Vez'. Findo o concerto, a missão estava cumprida e o pessoal depressa começou a debandar...para alguns, o dia seguinte era de trabalho, após uma noite mal dormida mas com a satisfação de terem testemunhado um grande concerto. Para outros, a festa prolongou-se ao ar livre, envoltos no calor morno de uma magnífica noite lisboeta de verão (antecipado), onde apenas se fazia sentir a ténue mas inconfundível brisa do Tejo...e às voltas na memória soava ainda o novo tema que ficara no ouvido...'Respira!'

Setlist do concerto:

Terra Prometida
Último Abraço
Alma Cinzenta
Respira
O Segredo
Reescrever a História
Ouvi Falar de Ti
Para Todos
Noite Ritual
O Rio Embala-me
Preocupa-te/Esta Gente
Queremos a Música de Volta

Encore:
Vontade de Gritar
Fazia Tudo Outra Vez

1 comentário:

  1. ************

    Excelente review com detalhes dos vários momentos vividos nesta noite ´quente` e que agradou a tanta gente.

    Novo disco da banda, novidades a nível sonoro e o público reagiu muito bem às faixas.

    Parabéns a todos os envolvidos no evento, à autora desta review e também das fotos, estão excelentes!

    ************

    ResponderEliminar