É já amanhã (30 de Junho) que termina a campanha promocional da fanzineOutsider, comemorativa do 3º aniversário desta publicação mensal. Para assinar a revista a preço reduzido, basta enviar um email para outsider.email@gmail.com com os dados pessoais e a morada até amanhã, 30 de Junho. Mais informações no site da revista, em http://www.outsiderzine.com.pt/.
Fica, para ver ou rever, um vídeo de um dos pontos altos da última edição do Festival Outsider 4, evento organizado pela equipa desta revista.
As famosas Lisbon's Burning Sessions, da autoria dos DJs Billy e Johnny Punk regressam já na próxima semana com a sexta edição.
O evento está marcado para sábado, 2 de Julho, no Copenhagen Bar (Cais do Sodré, Lisboa), e não fugirá decerto ao que tem sido a regra das edições anteriores: uma noite recheada de sonoridades punk, num ambiente descontraído, de excelente convívio e muita animação, a um preço verdadeiramente simbólico.
Este evento tem o apoio oficial do A Crack in the Cloud.
Em jeito de 'warm up', aqui fica o vídeo teaser da Lisbon's Burning 6, recentemente disponibilizado, com imagens da última edição que confirmam a nossa apreciação.
Just Kids, o livro de Patti Smith, mereceu destaque aqui no A Crack in the Cloud por altura do seu lançamento e também quando granjeou o National Book Award (um dos mais importantes prémios literários norte-americanos) (ver posts anteriores).
A edição portuguesa do livro, pela Quetzal, está disponível desde a passada semana e tem merecido destaque na imprensa e na blogosfera nacional. Ficam alguns links interessantes e a recomendação desta leitura.
Os Gazua actuam no próximo sábado 18 de Junho pelas 19h no Jardim de S. Pedro de Alcântara em Lisboa, no âmbito do evento 'Faz Festa Lisboa' que, pelas suas características, é digno de destaque e atenção.
Trata-se de um evento gratuito que tem como principal (e meritório) objectivo promover a música e a performance musical, assim como aproximar a música e os músicos (amadores e profissionais) das pessoas, fomentando simultaneamente a sociabilidade nos espaços públicos urbanos, algo que se tem degradado extraordinariamente ao longo das últimas décadas no contexto de hipercomercialização capitalista neoliberal (e da sua promoção da individualização e privatização do lazer, centrado nos famigerados centros comerciais).
O 'Faz Música Lisboa' inscreve-se numa iniciativa internacional, intitulada 'Fête de la Musique', que se celebra em 430 cidades e em 110 países, congregando os mais diversos estilos musicais.
Em Lisboa, a festa acontece no próximo sábado dia 18, entre as 17 e as 24 horas, em 4 jardins da cidade de Lisboa, e conta com a participação de mais de 30 bandas.
Fica a sugestão, e um vídeo dos Gazua para abrir o apetite. Valerá bem a pena participar nesta festa da música e aproveitar a ocasião para ver (ou rever) esta excelente banda nacional.
Os Punk Sinatra, banda composta por João Pedro Almendra (voz), Luís Lobão (bateria), Rodrigo (guitarra & voz) e João Pinto (baixo), anunciaram recentemente o lançamento do seu trabalho sugestivamente intitulado À Socapa do Sistema, que deverá ser disponibilizado para aquisição online já na próxima semana.
O álbum foi gravado entre Setembro e Outubro de 2010, com excepção dos temas ao vivo, captados no D.I. Box, Arruda dos Vinhos, em Maio de 2010.
Fica o vídeo, recentemente disponibilizado no YouTube, com um medley ilustrativo dos 9 temas que compõem o álbum, e que são os seguintes:
1. Skapa do Sistema
2. Perigo Público
3. Se
4. Hoje Não
5. Corridinho
6. Lado Errante
7. Nunca Há Paciência (ao vivo)
8. Mundo Rafeiro (ao vivo)
9. Caminhar Para o Zero (ao vivo)
Após grande expectativa, os fãs portugueses dos míticos Ramones puderam ver ontem ao vivo Marky Ramone e o seu projecto de homenagem a uma banda que continua a mover gente de todas as idades, nacionalidades e culturas: Marky Ramone's Blitzkrieg.
Billy, o autor do blog Billy-News, esteve presente e acabou de publicar uma excelente review do evento, que dá bem conta da performance da banda, dos temas interpretados, e da recepção do público.
Num texto informal e que se lê com entusiasmo, o autor do Billy-News dá-nos uma imagem verdadeiramente impressionista do evento, fornecendo simultaneamente informação bastante completa e diversos pormenores que ajudam a contextualizar o cariz da performance e a própria identidade deste projecto musical.
Fica o destaque e a recomendação de leitura desta excelente review. Basta clicar aqui.
A revista Outsider comemora este mês o seu terceiro aniversário e, para assinalar a data, está a promover, durante o mês de Junho, a assinatura da publicação a um preço extremamente convidativo.
O flyer acima, da autoria da designer Sara Franco, que integra a equipa Outsider, contém os rostos de todos os elementos responsáveis pela elaboração da revista. Estão de facto todos de parabéns.
Relembramos que a Outsider é uma revista mensal que insiste em manter vivo o espírito DIY das fanzines punk das décadas de 1970 e 1980, desempenhando um papel importante de divulgação de bandas e de eventos musicais underground/alternativos e que são sistematicamente ignorados pela imprensa mainstream.
Quem também está de parabéns hoje é a fundadora/directora da publicação, Diana Rosa, a quem o A Crack in the Cloud endereça os votos de um excelente dia de aniversário.
Em 2003, o jornalista David Barnett, do prestigiado jornal britânico The Guardian, escrevia:
"A Parkinsons gig is probably the closest most of us will come to experiencing what an early Sex Pistols appearance was actually like."
Depois de, no início do milénio, se afirmarem - e fazerem furor - na cena musical britânica, onde Afonso 'Al-Zheimer', Victor Torpedo (ex-Tédio Boys) e Pedro Xau (ex-77), os três elementos 'tugas' da banda tinham assentado arraiais, e apesar da extinção do projecto em 2005, os Parkinsons voltam agora aos palcos.
Em consonância com os tempos que vivemos - avessos ao longo prazo - trata-se apenas - pelo menos declaradamente - de uma reunião efémera, para apenas alguns concertos: o primeiro já aconteceu em Londres no passado dia 28 de Maio; os próximos estão agendados para os próximos dias 3 de Junho, em Loulé, 4 de Junho, em Lisboa, e 16 de Junho em Barcelos (no âmbito do GSM Fest).
Trata-se, por isso, de uma oportunidade quase única de ver - ou rever - esta banda incendiária, que pela música e pela atitude marcou o panorama musical britânico (e não só) na primeira metade da década transacta.
O concerto de Lisboa, agendado para o próximo sábado, 4 de Junho, na Caixa Económica Operária, conta ainda com a participação dos Mata-Ratos e do DJ Billy. Os bilhetes encontram-se já à venda. Para mais informações basta visitar página do evento no facebook, aqui.
Ficam também, os links para a excelente biografia da banda (em português) no blog Under Review, e para a página oficial da banda (em língua inglesa), que para além da bio inclui links para reviews, etc.
Fica também o vídeo de 'Angel in the Dark', um dos temas do álbum de estreia A Long Way to Nowhere (2002).