26 setembro 2010

Tributo a João Ribas: Fotos e Impressões

Fotos por João Miguel Silva.


Foi de facto uma noite muito especial, a que se viveu no Bar Copenhagen na passada sexta-feira 24 de Setembro.

Confirmando não só o carisma que João Ribas possui, mas também, e principalmente, as extensas e profundas relações de amizade que, com a sua personalidade ímpar, tem cultivado ao longo da sua vida e carreira, familiares, amigos e fãs do músico estiveram presentes para esta merecida homenagem, da iniciativa de Billy, autor do blog Billy-News e amigo pessoal de Ribas.



A selecção musical esteve a cargo dos DJs Billy e Merton, organizadores da festa, e consistiu numa ampla selecção musical de punk e rock da década de 70 à actualidade. Contudo, e em consonância com a razão principal que motivava a presença dos participantes na festa, os temas das bandas de Ribas foram particularmente aclamados e correspondidos.






Entre os muitos amigos presentes contavam-se naturalmente muitos elementos de bandas nacionais, tais como Zorb e Oregos (Dalai Lume), João Morais, Paulinho e Corvo (Gazua), Covas (Sick Sin e Re-Censurados), Rattus (Albert Fish), Bruno e Anselmo (Revolta), Chico (Dawnrider), Rotten (The Levities).

Também João Pedro Almendra (Peste & Sida e Punk Sinatra) não deixou de marcar presença nesta festa dedicada ao amigo de longa data, não obstante o facto de ter um concerto no dia seguinte (os Peste & Sida actuaram ontem, sábado, em Penela, no âmbito da FAGRIP 2010).




Vários  pormenores na sala confirmavam o propósito da festa: para além de um poster gigante com uma imagem de Ribas, colocado em destaque mesmo à entrada, as paredes do bar estavam repletas de fotografias do músico. Ao longo da noite foi projectado um filme com fotos, imagens de imprensa, vídeos e citações (de ou sobre Ribas) ilustrativos da sua carreira musical de mais de duas décadas.






Para além disso, circulou pela sala uma espécie de "guest book", posteriormente entregue a Ribas, onde todos aqueles que entenderam registaram a sua  mensagem pessoal ao homenageado.

Um outro momento digno de menção foi o facto do próprio João Ribas ter presenteado os participantes com uma sessão de DJing, de cerca de 30 minutos, com uma selecção musical da sua autoria e de acordo com as suas preferências musicais, e que colheu o agrado geral dos presentes.

Como as imagens comprovam, foi de facto uma noite muito animada e uma festa diferente e muito especial, pautada por uma atmosfera quase tangível de calor humano, convívio sadio e de muita amizade, que ficam registados aqui no A Crack in the Cloud.









1 comentário:

  1. ****************************


    Grande, grande noite... diria mesmo, GIGANTE!!!

    Mais que merecido, este tributo teve uma correspondência com a presença de bastante gente e de muita animação.

    O espírito festivo foi uma constante ao longo de toda a noite e João Ribas sorriu de início ao fim!

    Mais uma excelente review aqui neste blog, com detalhes bastante elucidativos, obrigado pela divulgação!



    ****************************

    ResponderEliminar