A apresentar mensagens correspondentes à consulta Tara Perdida ordenadas por data. Ordenar por relevância Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta Tara Perdida ordenadas por data. Ordenar por relevância Mostrar todas as mensagens

01 junho 2012

Lisbon's Burning 15



Já estamos em contagem decrescente para mais uma edição das Lisbon's Burning, animadíssimas DJ sessions dinamizadas pelos DJs Billy e Johnny Punk.

Depois do sucesso da 14ª edição, dedicada aos Ramones, realiza-se já amanhã mais uma edição, desta feita no bar Copenhagen, no Cais do Sodré em Lisboa.

Fica o press release do evento, assim como a sugestão de uma noite garantidamente muito divertida.

"A 15ª sessão de DJing desta dupla marca o regresso ao Copenhagen!
Estes são alguns dos que vão "passar"por lá...
RAMONES, IGGY POP, SEX PISTOLS, THE CLASH, THE EXPLOITED, ADICTS, DEAD KENNEDYS, GBH, DISCHARGE, UK SUBS, ONE WAY SYSTEM, ANTI-NOWHERE LEAGUE, ABRASIVE WHEELS, CHAOS UK, THE CASUALTIES, VARUKERS, SLAUGHTER & THE DOGS, DIE TOTEN HOSEN, FRONTKICK, SCATTERGUN, CUT MY SKIN, OXYMORON, BAD CO PROJECT, RANCID, BAD BRAINS, BAD RELIGION, L7, ENGLISH DOGS, TOTAL CHAOS, BLACK FLAG, TOY DOLLS, VICE SQUAD, VIBRATORS, LONDON, PARTISANS, BROKEN BONES, RESTARTS, CHEAP SEX, FRONTLINE ATTACK, EDDIE & THE HOT RODS, LURKERS, MENACE, THE VIRUS, STIFF LITTLE FINGERS, PETER & THE TEST TUBE BABIES, CHELSEA, 999, RATOS DE PORÃO, PERIFERIA SA, GAROTOS PODRES, FOGO CRUZADO, OS CABELO DURO, CALIBRE 12, LUTA ARMADA, CÓLERA, AÇÃO DIRETA, OLHO SECO...
...CENSURADOS, PESTE & SIDA, TARA PERDIDA, XUTOS & PONTAPÉS, GAZUA, CRISE TOTAL, PARKINSONS, MATA-RATOS, DALAI LUME, BARAFUNDA TOTAL, ACROMANÍACOS, ASFIXIA, PUNKSINATRA, R12, ALBERT FISH, DECRETO 77, ANTI-CLOCKWISE, AN X TASY, SIMBIOSE, M.A.D., SICKSIN, RAIVA!!!, 31, MÃO MORTA, CORROSÃO CAÓTICA, GRITO FINAL, VÓMITO, LOVE YOU DEAD, VENTAS DE EXTERKO...
...CAPITÃO FANTASMA, MOTÖRHEAD, PLASMATICS, MATANZA, LORDS OF ALTAMONT, THE CRAMPS, JOAN JETT, SUICIDAL TENDENCIES, CRO-MAGS, AGNOSTIC FRONT, SICK OF IT ALL, MINISTRY...
Há novidades com temas lançados recentemente, tais como das bandas que prestaram tributo aos Peste & Sida no novo disco (editado há dias), mas também de projectos como Toy Dolls, Vice Squad, Misfits, Total Chaos, Head Cat (projecto rock´n´roll de Lemmy dos Motörhead), UK Subs, Crise Total, Albert Fish, R.J.A., Gazua e mais!"


Apoios oficiais do evento:

ANDROM (loja roupa, calçado & acessórios)
http://www.androm.net/

TRIPARTE (loja tattoos, body-piercing, material para tatuadores, remoção de tatuagens)http://www.triparte-tattoo.com/

RAGING PLANET (editora dos Peste & Sida, Gazua e muitos mais!)https://www.facebook.com/ragingplanet

GLAM-O-RAMA (rock shop)http://glam-o-rama.net/

CÍRCULO DE FOGO (site)http://www.circulodefogo.com/

DELTA DATA (soluções informáticas)
http://www.deltadata.pt/

ANOTHER WAY OF LIFE (site acessórios e roupa)http://www.another-way-of-life.com/pt/

OUTSIDER (fanzine)http://www.outsiderzine.com.pt/

A CRACK IN THE CLOUD (blog)http://crackinthecloud.blogspot.com/

BILLY NEWS (blog)http://www.billy-news.blogspot.com/

 

22 maio 2012

Kamones: Novo vídeo promocional





Os Kamones dispensam apresentações e já foram objeto de diversos posts neste blog.

Trata-se de uma banda de tributo aos míticos Ramones composta por músicos bem conhecidos e reputados do panorama musical nacional: João Alves (Peste & Sida), João Ribas (Tara Perdida), Paulinho (Gazua) e Rafael (Atentado).



Com vários anos de existência e muitos concertos um pouco por todo o país, os Kamones acabaram de disponibilizar um novo vídeo promocional, que inclui vídeos e imagens de várias atuações ao vivo, e no qual se pode ouvir o tema 'The KKK took my baby away', também interpretado ao vivo.

Como as imagens testemunham, os concertos dos Kamones são bastante acalorados e despertam participações entusiásticas por parte do público.

Para mais informações sobre esta excelente banda de tributo, basta visitar a página dos Kamones no facebook.

Quanto a contatos para concertos, o email da banda é kamonestributo@gmail.com .

Fica então o novo vídeo agora disponibilizado.





25 abril 2012

Revista Outsider: Última edição


Não podemos deixar de fazer referência ao número 42 da revista Outsider, que constituiu igualmente a última edição desta fanzine nacional, e refletirmos um pouco sobre o papel relevante que esta publicação desempenhou.

É com muita pena que assistimos ao fim deste projeto editorial DIY que ao longo três anos e meio - 42 meses - desempenhou um importantíssimo papel ao nível da divulgação musical/cultural do meio dito alternativo ou underground nacional, especialmente (mas não só) no âmbito do punk rock. Ao longo de 42 edições, e com um cariz mensal, a Outsider deu a conhecer projetos musicais emergentes, partilhou opiniões críticas sobre concertos ou novos trabalhos de bandas internacionais e nacionais, divulgou eventos musicais, transportou-nos até ao quotidiano das salas de ensaios com a interessante rúbrica "Uma Visita a...", e permitiu-nos conhecer mais de perto os protagonistas do meio musical punk rock nacional, através de entrevistas muito interessantes e por vezes com um formato pouco convencional. Para além do conteúdo musical, a revista incluía também rúbricas de opinião, que versavam sobre a atualidade política, social e cultural, sugestões de leitura/cinema, trabalhos de cariz gráfico artístico, para não falar no excelente e criativo artwork das suas capas, da autoria da artista/designer Sara Franco.


(Capa OTS nº 16 - Outubro 2009)


Para além disso, a equipa editorial da Outsider foi responsável pela organização de 4 festivais musicais, que reuniram bandas menos ou mais conhecidas, menos ou mais experientes e 'instituídas'/consolidadas no panorama nacional, tais como PHT, R12, FPM, Desobediência Geral, Un-Predictable, SickSin, Asfixia, Acromaníacos, Simbiose, Boca Doce, Re-Censurados, Barafunda Total, Kamones, Mr Miyagi, Albert Fish, Dalai Lume, Punk Sinatra, Gazua, Crise Total, entre outros. Nestes eventos, que contaram ainda com a participação do DJ Billy, reinou sempre uma atmosfera muito animada, acolhedora e totalmente DIY e houve ainda bancas de artesanato, de merchandising das bandas e da própria zine.


(Cartaz do Festival Outsider 1)



(Gazua - Festival Outsider 1)


(Boca Doce - Festival Outsider 2)



(Kamones - Festival Outsider 3)


(Punk Sinatra - Festival Outsider 4)

Se a revista se caracterizou sempre pelo rigor, pela seriedade e pela qualidade gráfica e informativa, este último número reúne todas estas características e eleva-as a um nível de excelência, o que o torna um exemplar imperdível e colecionável. Trata-se de uma edição consideravelmente mais extensa do que o habitual, com cerca de 70 páginas e um manancial de conteúdos informativos extremamente interessantes e que primam pelo estilo informal que marcou as 42 edições desta revista.



(Capa do nº 42, Janeiro 2012)

Destacamos, a título meramente exemplificativo, as entrevistas aos Atentado, aos SickSin e aos Alien Squad, as reportagens dos concertos dos Corrosão Caótica+Luvdaxit+Osso Duro de Roer e dos Yellowcard (entre outros), as reviews de 'Based on a True Story' (Sick of It All) 'Bad as Me' (Tom Waits), 'Moscow Penny Ante' (Dead to Me), 'Teenage Rampage' (Dangerous), 'A Flash Flood of Colour' (Enter Shikari) (entre outras), as Visitas a Dalai Lume e Tara Perdida, e as mini e pouco convencionais entrevistas a João Corrosão (Gazua), Manelito (Re-Censurados, Orlando Cohen (Porta Voz), Rafael (An X Tasy) e Rattus (Albert Fish).

Esta última edição inclui ainda sugestões de cinema (por exemplo, dos filmes 'Control' e '24 Hour Party People', entre outros), e vários artigos de opinião que versam sobre temas tão diferentes como o pop punk, a herpetologia, curiosidades do mundo da música, a voz como instrumento, o Plano Nacional de Barragens, as vacinas, a cidadania, os cães/animais de estimação ou a música de protesto.


Repetindo o ciclo da vida, os projetos nascem, crescem, amadurecem e, mais cedo ou mais tarde, acabam por terminar. Contudo, o fim da revista Outsider é uma perda significativa e a lamentar, em termos culturais em geral, e em particular no que concerne à divulgação, à promoção e à dinamização de projetos e de eventos musicais nacionais, especialmente de cariz alternativo e underground. Fica um vazio que esperamos venha a ser preenchido por outros intervenientes/projetos mas, entretanto,  ficamos todos a perder: os leitores, as bandas, os promotores dos eventos que a Outsider promovia/divulgava.

Resta-nos deixar aqui uma palavra de apreço e de reconhecimento pelo trabalho, empenho e  esforço que a equipa Outsider desenvolveu ao longo destes três anos e meio em prol da cultura DIY e da música alternativa nacional. Obrigada Diana Rosa, João Ribas, Bruno Break, Bruno Mota, Catarina Ramalheira, Frederico Relha, Maria Frade, Billy, Hugo Rebelo, Paulo Medeiros, Luís Silvério, Sara Franco e Ana Pereira.



É possível adquirir este e outros números  da revista Outsider através do endereço outsider.email@gmail.com , do site da revista www.outsiderzine.com.pt e da página do facebook.

16 abril 2012

Peste & Sida: 25 Anos de Rock de Combate



Não é preciso ser entendido em matéria de música ou conhecer de perto o meio musical para perceber o que significa para uma banda atingir 25 anos – um quarto de século – de existência. Uma banda é uma estrutura coletiva relativamente frágil e permanentemente instável, que tem de ser construída, defendida e consolidada a cada dia. Não é como uma família (mesmo em stress!), onde os laços de sangue funcionam como uma potente cola de contato que dirime diferenças e conflitos de geração ou de personalidade. Não é como um grupo de amigos, que se junta à mesa ou em festas e concertos para celebrar o que a vida tem de melhor e que tantas vezes se esfuma ao primeiro revés.


Uma banda é um conjunto de indivíduos unidos pelo gosto de fazer música que, como as famílias e os grupos de amigos, têm personalidades distintas e por vezes conflituantes. Um conjunto de pessoas com vidas paralelas, dinâmicas, complicadas e por vezes difíceis de conjugar. A estes aspetos alia-se ainda a evolução, por vezes em direções diferentes, dos gostos, das tendências e dos percursos musicais, ou o desgaste inevitável que as longas horas de ensaios, de estrada e de concertos operam sobre as relações pessoais. Por fim, não podemos esquecer o cansaço que um projeto sem prazo de validade pode causar e que tende a aumentar com a passagem dos anos, com os altos e baixos de uma carreira sem garantias.



Foi a partir desta breve reflexão que tentei apreender ou apreciar devidamente o que significam os 25 de carreira dos Peste & Sida, assinalados com a edição de um livro de cariz biográfico, da autoria de Renato Conteiro e Augusto Figueira, com um CD de tributo em que participaram quase duas dezenas de bandas nacionais, e com dois concertos de apresentação do livro e do CD. O concerto de Lisboa teve lugar na passada sexta-feira, 13 de Abril, em Lisboa, e o do Porto está agendado para o próximo sábado, 21 de Abril, no Hard Club.





Pouco passava das 23 horas quando entrei na República da Música, excelente recinto de concertos, localizado em Alvalade, zona central da capital investida de uma forte carga histórico-cultural e simbólica, por ter constituído, na segunda metade dos anos 80, um dos epicentros da chamada terceira vaga do movimento punk em terras lusas. Os Peste já tinham começado a sua atuação, a sala ampla encontrava-se praticamente cheia e o calor era já notório. Com dificuldade avancei por entre um mar de gente, até chegar a um local próximo do palco, de onde pudesse ver o concerto. À medida que avançava ia notando a composição do público, onde se misturavam muitas caras conhecidas do meio musical com familiares, amigos e fãs da banda, maioritariamente nas faixas etárias dos 30 e dos 40 anos, mas com uma presença assinalável de malta mais jovem, a provar a popularidade que os Peste & Sida têm conseguido granjear e manter ao longo de mais de duas décadas de atividade.


Chegada ao local escolhido para apreciar o espetáculo, já se ouvia o segundo tema da noite 'Está na tua mão' e o entusiasmo do público era manifesto. Estava visto que o pessoal estava ali de corpo e alma, empenhado em dar o seu melhor e em desempenhar um papel proativo nesta grande festa do (punk) rock nacional. O entusiasmo deste público rendido desde o primeiro minuto era partilhado (e amplificado) pela postura da banda, e o concerto foi dominado por uma forte interação e um clima de grande cumplicidade e de perfeita sintonia entre os músicos (com especial destaque para o vocalista/baixista e frontman, João San Payo) e a assistência.


Foi de resto este o clima que reinou e que se intensificou ao longo da hora e meia seguinte, à medida que desfilavam temas dos sete álbuns de originais que a banda editou entre 1987 e 2011. Apesar de os clássicos incontornáveis, como ‘Carraspana’, ‘Furo na Cabeça’, ‘Sol da Caparica’, ‘Alerta Geral’, ‘Paulinha’ ou ‘Gingão’ (para mencionar apenas alguns) terem levado a plateia ao rubro, desencadeando algumas eclosões de mosh entusiástico e de crowd surf, os temas dos trabalhos mais recentes – como ‘Cai no Real’, ‘Já Foste’, ‘Estrela da Têvê’ ou ‘(Tu És) Só Mais Um’ – foram também bem recebidos e muito participados, com muita gente a cantar os refrões e vários conhecedores a reproduzir mesmo as letras da primeira à última palavra.


Uma das particularidades do evento, e que lhe conferiu sem dúvida um cariz ainda mais especial, foram as intervenções dos vários convidados especiais, e em particular de antigos membros da banda. Orlando Cohen participou no tema ‘Família em Stress’ e Nuno Rafael em ‘Orgia Paroquial’; a subida ao palco de João Pedro Almendra causou grande efusão no público e levou a multidão ao rubro com a sua interpretação de ‘Paulinha’, um dos temas mais populares dos Peste. Outras participações especiais incluíram Jonhie (Simbiose), no tema ‘Alerta Geral’, e Ian Mucznik (Rat Swinger) em ‘Revolução Rock’.


O concerto terminou, já no encore, de forma catártica e num clima bastante acalorado e festivo, com um palco apinhado e com os Peste acompanhados não só dos convidados já mencionados mas também de João Ribas, Ruka e Jaime dos Tara Perdida, chamados ao palco por João San Payo para participarem no tema ‘Chuta Cavalo’, que a banda interpretou no CD de tributo incluído no livro comemorativo dos 25 anos dos Peste & Sida (ver vídeo do tema num post anterior).



(João San Payo, João Ribas e João Pedro Almendra)


Terminado o concerto, pouco antes da 1h da manhã, a festa continuou, com muita animação e convívio, especialmente na zona do bar e junto à banca de merchandising dos Peste, onde o livro comemorativo Peste & Sida: 25 anos de Veneno e o CD de tributo (incluídos na entrada) podiam ser levantados e autografados pelos membros da banda, o que contribuiu para prolongar (e individualizar) a proximidade e a estreita interação estabelecida entre os Peste e o público e que pautou este concerto que perdurará decerto na memória. Numa ação espontânea, e que rapidamente se disseminou, muitos foram aqueles que decidiram imortalizar a noite ‘personalizando’ os seus livros com autógrafos dos amigos, conhecidos e ainda de outros músicos presentes no evento e referidos no livro.

A noitada de música continuou pela noite fora, até ao encerramento do espaço, por volta das 4 da manhã, assegurada pelos DJs Billy e Dub Dub. Pela mão do DJ Billy continuámos a percorrer três décadas de punk rock nacional e internacional, a confirmar (para quem tiver dúvidas) que o punk, tal como as famílias, os amigos ou as bandas, é uma entidade dinâmica, pautada por diversas influências, tendências e mutações, mas que continua bem vivo e de boa saúde, renascendo e renovando-se a cada novo trabalho, e a cada concerto, quer de bandas consagradas e/ou de longa carreira como os Peste & Sida, quer também de bandas mais jovens e menos conhecidas que compõem o meio musical dito underground. Bandas que, não obstante as múltiplas dificuldades que todos enfrentamos nesta era negra do capitalismo darwinista, continuam a utilizar a música como uma forma de comunicação coletiva de valores humanistas, democráticos e de crítica social e política. Os 25 Anos dos Peste & Sida comprovam que quer lhe chamemos punk, quer rock de combate (uma expressão muito utilizada no livro comemorativo), este rock rápido, rebelde, crítico, desafiante e interventivo continua a fazer sentido e a ser cultural e socialmente pertinente e necessário.

Tal como se pode ler numa das citações de abertura do livro Peste & Sida 25 Anos de Veneno,  “punk não é só a música. Punk é um estilo de vida”. É essa forma de estar na vida que está patente na obra que os Peste edificaram ao longo do último quarto de século e nos trabalhos mais recentes da banda, Cai no Real (2007) e Não Há Crise (2011), e que mais uma vez se materializou neste concerto especialíssimo que promete repetir-se no Porto, já no próximo dia 21 de Abril. Para citar os próprios Peste (no tema ‘Chegámos ao Fim’), “segurem-se!”

Fica o alinhamento do concerto e um vídeo do medley final.

Uma extensa reportagem fotográfica do concerto pelo fotográfo Vítor 'Schwantz' Barros encontra-se disponível aqui.

---------------------------------------------------------------------------------


Setlist/alinhamento:

História de Loucos
Está na Tua Mão
Cai no Real
Já Foste
Carraspana
Bule Bule
Família em Stress (c/ Orlando Cohen)
Furo na Cabeça
Alerta Geral (c/ Johnie)
Revolução Rock (c/ Ian Mucznik)
Sol da Caparica
Cidade Veneno
Estrela da Têvê
Orgia Paroquial (c/ Nuno Rafael)
Canção de Lisboa
Funky Riot
A História é Velha
Paulinha (c/ João Pedro Almendra)
Gingão/Reggaesida
Chegou a tua Hora

Encore:
(Tu És) Só Mais Um
Alcides Pinto
Peste Até ao Fim
Medley (Veneno+Portem-se Bem+Chuta Cavalo)


 

 

12 abril 2012

Tara Perdida: 'Chuta Cavalo'


Ainda no âmbito do concerto de apresentação do livro Peste & Sida - 25 Anos de Veneno, agendado para amanhã, sexta-feira 13, na República da Música em Alvalade, Lisboa (ver último post), aqui fica um vídeo do 'making of' do tema  'Chuta Cavalo' (na verdade, uma espécie de medley dos temas 'Chuta Cavalo' e 'Vamos ao Trabalho'), incluído no CD de Tributo que faz parte deste livro, interpretado pelos Tara Perdida.

Neste CD participaram ainda as seguintes bandas/projetos: Xutos & Pontapés; Simbiose; Decreto 77; Barafunda Total; Manuel João Vieira; RatSwinger; Galandum Galundaina; Primata Robot; Albert Fish; Zero à Esquerda; Resposta Simples; Winterspring; Asfixia; Boca Doce; Grog; Defying Control; Vira Lata e Gilberts Feed Band.

Para todas as informações sobre este concerto imperdível basta visitar a página do evento no facebook, aqui.

02 abril 2012

Tara Perdida atuam hoje no 9º Festival Secundário (Gouveia)


Os Tara Perdida iniciam hoje a temporada de concertos de 2012, já com várias datas agendadas, no 9º Festival Secundário de Gouveia. A abrir o apetite fica um vídeo do tema 'Nasci Hoje', interpretado ao vivo no Hard Club no passado mês de Novembro.

07 fevereiro 2012

SickSin - Valor acrescentado no rock nacional




É já no próximo sábado, 11 de Fevereiro, que os SickSin se deslocam a Beja, para um concerto que promete aquecer a fria capital baixo-alentejana, e que será seguido de mais uma animada 'Billy session'.

É também um bom pretexto para uma breve apreciação do novo trabalho desta banda, Ponto de Partida, gravado em 2011 mas ainda não disponível em formato físico.

Os SickSin apresentam-se como uma 'lufada de ar fresco no punk rock nacional' e uma audição atenta deste trabalho permite-nos constatar que, neste caso, a auto-avaliação da banda não é exagerada.

Ainda que a sonoridade dos SickSin não se enquadre, em nossa opinião, numa definição purista de punk - mas será possível ou desejável sequer equacionar purismos no panorama  musical multicultural atual? - é de facto uma lufada de ar fresco no rock nacional, e claramente herdeira de muitas gerações e  influências musicais onde se cruzam o rock, o punk e o metal.

Na sua globalidade, e na nossa modesta opinião, estamos perante um trabalho de excecional qualidade musical, recheado de temas fortes, muito melódicos, rápidos, consistentes, cantados em português (com exceção de um tema em castelhano), com mensagens otimistas mas sem esquecer a crítica social, e que ficam muito ficam facilmente no ouvido.

É um álbum que se ouve de rajada e que se quer ouvir - e cantar - uma e outra vez. Depois de uma breve intro, o ábum começa logo a abrir com o tema - excelente e muito 'catchy' - 'Ainda vais a tempo'. Seguem-se vários  outros temas rápidos e com muito 'power', dos quais destacamos 'Ser ou não ser', o inesperadamente explosivo 'Fonte da solução', 'Foste embora', 'Vai a jogo' e também 'Que futuro?'


 







 
O ritmo rápido é subitamente interrompido na faixa 9 do álbum, que atesta a versatilidade desta banda, bem como a sua vontade - e coragem - de arriscar. Trata-se de um tema lento, melódico e pungente, uma pausa no ritmo mas não na capacidade do álbum de inquietar o ouvinte - 'A viagem (Aisànatue')' narra a experiência difícil e limite da doença terminal e questiona um tema controverso e por resolver - o da eutanásia.





No que respeita à música propriamente dita, impossível não destacar o resultado excecional deste tema interpretado a duas vozes, em que os excelentes médios de Covas se harmonizam com o registo mais grave do convidado especial deste tema - o músico João Ribas, vocalista dos Tara Perdida.



(Sicksin com João Ribas)


Depois desta breve pausa, o ritmo volta a acelerar com três temas fortíssimos, 'Ora et labora', 'La proxima vez sera mejor' e o explosivo 'Já cá não estou', que encerra da melhor maneira este trabalho excecional que merece figurar nos escaparates das lojas físicas e virtuais e chegar a um público amplo que decerto o irá acolher - tal como nós - com entusiasmo e apreço.





É possível ouvir vários dos temas que o integram na página oficial dos SickSin no myspace. Para além disso, estão igualmente disponíveis no YouTube vários vídeos, tanto dos temas de estúdio como registos ao vivo - ou seja, não há desculpas para não conhecer este excelente novo trabalho do panorama musical nacional.

Como já referido, o concerto dos SickSin, que terá lugar já no próximo sábado na Galeria do Desassossego, em Beja, constitui também uma excelente oportunidade para conhecer esta banda, e o seu promissor trabalho de estreia.

04 fevereiro 2012

Destaque do dia: Re-Censurados, SickSin e Vira Lata em concerto



Fica a sugestão de mais um concerto imperdível que promete aquecer a capital (da capital).

A abrir o apetite fica um vídeo da prestação dos Re-Censurados na 'Punk & Rock Cover Party', no passado sábado na Casa de Lafões, com a participação especial do músico João Ribas (Tara Perdida/Censurados), e também o vídeo do tema 'Vai a Jogo' dos SickSin, que no próximo sábado rumam a sul para um concerto na Galeria do Dessassossego, em Beja, em que participará também o muito requisitado DJ Billy.

Vai valer bem a pena sair de casa e ajudar a fazer aquela que será decerto (mais) uma grande festa do punk rock nacional.



24 janeiro 2012

Billy News Productions - 1º Evento: Punk & Rock Cover Party




É com bastante agrado que divulgamos aqui o mais recente projeto de Billy, DJ e autor do reputado blog musical Billy-News, e que vem assim dar mais um contributo para a divulgação das sonoridades punk rock, não só nacionais como internacionais.





Chama-se 'Punk & Rock Cover Party', realiza-se já no próximo sábado 28 de Janeiro na Casa de Lafões (Rua da Madalena, junto ao Rossio em Lisboa), com abertura das portas às 16 horas e início marcado para as 16.30h. Para mais informações recomenda-se a visita à página oficial do evento no facebook. Ver press release mais abaixo.

O primeiro evento da 'Billy-News Productions' acontece já no próximo sábado é bastante original, tratando-se de uma festa inteiramente dedicada a versões de rock e punk rock nacionais e internacionais.

A participar no evento estarão um conjunto de músicos experientes e bem conhecidos no meio musical nacional, e que paralelamente aos seus projetos principais integram também bandas de tributo. Para além disso o evento conta ainda com a participação do DJ Billy, que preparou uma sessão de versões de músicas punk (&) rock bem conhecidas.

Presentes no evento estarão ainda a revista/fanzine Outsider e Luna Crescens (acessórios, artigos em pele).

Fica o press release deste evento que conta com o apoio oficial não só deste blog como também de diversas entidades, tais como Outsider, Androm, Triparte, Raging Planet, Gam-O-Rama, Deltadata e Another Way of Life.  Nos próximos dias haverá  passatempos e novidades.

Valerá decerto a pena participar, pois está garantida uma tarde de festa, com muita música e excelente convívio.

PUNK & ROCK COVER PARTY - Press Release


"Está confirmado o primeiro evento da ´Billy News Productions`, trata-se de um concerto agendado para Lisboa.

E começa da melhor forma, sem ser num ambiente rígido e extremamente sério, mas sim bem descontraído e recheado de espírito de festa!

Realiza-se a 28 de Janeiro um evento algo original mas com bandas ´nada originais`!

Vamos por partes...

Na Casa de Lafões (sala da Rua da Madalena, junto ao Rossio) vai decorrer a ´Punk & Rock Cover Party`...!

Trata-se do evento que junta 3 bandas ´especiais`:

- os KAMONES, a banda de João Alves (Peste & Sida), João Ribas (Tara Perdida), Paulinho (Gazua) e Rafael (Atentado) a interpretar temas dos míticos Ramones com especial destaque ao ´balanço` e melodia dos três primeiros álbuns dos norte-americanos...

- os RE-CENSURADOS que dispensam apresentações devido às imensas noites festivas que têm proporcionado com as suas reinterpretações ao vivo de verdadeiros hinos dos Censurados e que contam com elementos dos SickSin, Alcoolemia e Dalai Lume na sua formação, para além de presenças constantes de alguns dos próprios Censurados, em palco...


- os LADO B, recente projecto formado por Bruno (Revolta, Porta Voz), Rui Contacto (ex-Dalai Lume e actualmente nos Porta Voz) e Anselmo (Revolta, Porta Voz e ex-Lulu Blind) que presta tributo à música portuguesa com as suas versões, com especial destaque a temas da década de 1980 que ficaram na memória de muitos...

- e ainda DJ BILLY com a especial missão de trazer cumplicidade ao evento, apresentando no som ambiente exclusivamente covers punks de temas facilmente reconhecíveis...


O evento terá definitivamente o carácter de festa, será uma tarde (e início de noite) descontraída mas bastante alegre, onde se irá fazer ouvir bem alto os refrões das mais variadas faixas, seja de Ramones, Censurados ou de muitas outras bandas!

É marcar na agenda..."

02 dezembro 2011

DJ Billy: próximas sessões



A aproximar-se rapidamente das 200 sessões, e com uma agenda bastante preenchida, o DJ Billy marcará presença já amanhã, sábado 3 de Dezembro, no Bar Alburrica (Barreiro), para mais uma noite animada de punk rock que (a avaliar pela última festa deste DJ naquele espaço) promete arrastar-se até ao sol raiar.



No próximo sábado, 10 de Dezembro, o DJ Billy desloca-se ao Alentejo, mais propriamente a Beja, onde atuará no âmbito do concerto dos Kamones - banda de tributo aos míticos Ramones - que terá lugar na Galeria do Desassossego e que será devidamente divulgado e promovido em posts seguintes neste blog.



Fica uma breve descrição e retrospetiva do percurso deste DJ nacional, extraída da sua página do facebook:

- Autor do blog 'Billy News' (dedicado ao fenómeno punk, com aproximadamente 300 visitas diárias) - Autor e produtor do programa '77' (na extinta rádio Química FM, em Cascais) - colaborador da fanzine Outsider (CLICA JÁ ABAIXO EM "VER MAIS") Iniciou uma série de noites com eventos dedicados ao fenómeno punk ...com as 'Billy sessions', sessões de ´DJing` que já são algo famosas e mesmo relembradas. Ultrapassadas as 180 actuações como DJ, está continuamente a 'espalhar' as sonoridades punk proporcionando verdadeiras noites agitadas e bastante divertidas, ao ritmo e balanço punk rock, divulgando sempre que possível novos lançamentos especialmente de música portuguesa... Algumas dessas noites tiveram um 'sabor adicional', especialmente ao acompanhar bandas ao vivo como... - Peste & Sida - Tara Perdida - Crise Total - Gazua - Mata-Ratos - Dalai Lume - Kamones - Asfixia - Re-Censurados - Acromaníacos - Punk Sinatra - Decreto 77 - Revolta - SickSin - Barafunda Total - An X Tasy - Simbiose - Alien Squad - Rolls Rockers - M.A.D. - 31 - LoveYouDead - R12 - Canhões De Guerra - Ervas Daninhas - Dr.Bifes & Os Psicopratas - Alison Bentley - Tiro No Escuro - Punk K Mantega - Komodo Wagon - Ratos De Porão - The Dwarves - Varukers - The Casualties - Klasse Kriminale - Krum Bums - Bombshell Rocks - Soziedad Alkoholika ...entre muitas outras!"      

10 novembro 2011

João Ribas: mensagem aos fãs de Tara Perdida


(© Diana Rosa)

(Na sequência do último post)

Contactado pelo A Crack in the Cloud, João Ribas revelou um grande entusiasmo e muito boas expetativas relativamente aos próximos concertos dos Tara Perdida no norte do país, e particularmente ao concerto agendado para amanhã sexta-feira, 11 de Novembro, no Porto (Hard Club) (ver cartaz no post anterior).

Assim, o músico fez questão de deixar uma mensagem breve aos fãs de Tara Perdida do norte do país, que reproduzimos:

"Venham ver os Tara Perdida ao Porto que já temos saudades vossas.
Ass: João Ribas"


Os fãs, esses, terão oportunidade de responder e corresponder da melhor forma, e como é habitual, nos concertos agendados.

A abrir o apetite fica o vídeo de 'Chamo-te à Razão', interpretado no TMN ao Vivo no passado mês de Julho.

09 novembro 2011

Tara Perdida atuam em Viseu e no Porto



É sem dúvida uma das notícias musicais da semana: os Tara Perdida rumam a norte para dois concertos, marcando presença já amanhã, quinta-feira 10 de Novembro, na edição de 2011 da Semana do Caloiro de Viseu.

Na sexta-feira, 11 de Novembro, e correspondendo aos pedidos e anseios dos fãs do norte do país, e particularmente do Porto, a banda atuará no Hard Club. Os bilhetes para este concerto, que promete esgotar, estão já à venda nos locais habituais, e têm, como  habitualmente, um preço bastante razoável. A festa, essa, está 100%  garantida, só não verá quem não quiser...ou puder.

03 outubro 2011

Citações: João Ribas sobre o Dia Internacional da Música, etc.


 (Foto: Diana Rosa)


"Hoje é o Dia Internacional da Música. A vida sem música não tem sentido, por isso dedico este tema a todos vocês, amigos - Está Cá Dentro!" (João Ribas)



Foi com estas palavras que no passado sábado (1 de Outubro) João Ribas, vocalista dos Tara Perdida, assinalou a efeméride e apresentou o tema 'Dentro - Reacção Final', num concerto verdadeiramente incendiário realizado em Setúbal, no âmbito das festas académicas de recepção ao caloiro, e que comprovou mais uma vez o alto nível e excelente forma desta (justamente aclamada) banda nacional.

Conhecido pela sua postura crítica e frontal, o músico aludiu ainda à conjuntura socioeconómica nacional e ao descrédito da classe política e dirigente, deixando a mensagem "acreditem em vocês mesmos, mais nada", que deu o mote para o tema seguinte: 'Acreditar - Força de Libertação'.

Os Tara Perdida voltam à estrada já amanhã, 4 de Outubro, para mais um concerto integrado nas festas de início do ano académico, desta feita na cidade de Coimbra.

Fica um vídeo do tema  - 'Dentro - Reacção Final', interpretado ao vivo no passado mês de Maio em Faro, no âmbito da  Semana Académica do Algarve.




(Vídeo de João Miguel Silva)

10 agosto 2011

Destaques da Semana

Em plena silly season, dominada pelo lazer pago e por festivais musicais cada vez mais desinteressantes,  ainda há propostas alternativas GRATUITAS, de norte a sual do país, a que vale a pena estarmos atentos.

Esta semana o A Crack in the Cloud destaca quatro eventos:

Sexta-feira, 12 de Agosto (21.30h-2h, entrada livre)

Billy-session no bar Santuário do Rock em Almada - evento que conta com o apoio deste blog.




Sábado, 13 de Agosto, Alvor (18.30h, entrada livre)

Finalíssima Sul do Concurso de Bandas - Palco Novos Valores da Festa do Avante, com a participação, entre outros, dos alentejanos Ventas de Exterko e dos algarvios An-X-Tasy.



Sábado, 13 de Agosto, Lajeosa do Dão (Tondela) (23.30h, entrada livre)

Os Tara Perdida participam nas anuais Festas da Vila de Lajeosa do Dão (concelho de Tondela)



Domingo, 14 de Agosto, Amora (Seixal) (22h, entrada livre)

Os SickSin e os Re-Censurados sobem ao palco principal das festas desta cidade.

19 julho 2011

Tara Perdida no TMN ao Vivo: Review do Billy-News



O blog musical Billy-News publicou recentemente uma excelente review do concerto que os Tara Perdida deram na passada sexta-feira na sala TMN ao Vivo, em Lisboa, que mereceu o destaque do A Crack in the Cloud, e que contou com a participação especial do músico João San Payo (Peste & Sida).

Inscrito no registo informal e descontraído que caracteriza este conhecido website de divulgação musical maioritariamente no âmbito do punk rock (nacional e além fronteiras), o texto constitui um relato fiel e uma apreciação crítica muito objectiva do evento e do ambiente vivido.

Fica a sugestão de leitura, aqui.

14 julho 2011

João San Payo (Peste & Sida) é convidado especial dos Tara Perdida


(Fonte: Tara Perdida - página do facebook)

Os Tara Perdida anunciaram ontem na  página da banda no facebook a participação de um convidado especial no seu concerto de amanhã, objecto do post anterior.

Trata-se de João San Payo, vocalista, frontman e membro fundador da emblemática banda nacional Peste & Sida, que comemora este ano o   25º aniversário.

Esta presença confere de facto um toque especial ao evento, ainda mais com a expectativa de uma improvável simbiose, nomeadamente a interpretação dos Tara Perdida  de um tema de Peste& Sida.

É um bom pretexto para recordarmos a passagem memorável dos Peste & Sida por Beja, no passado mês de Maio, no âmbito da tour de promoção do seu mais recente - e excelente - trabalho, Não Há Crise, com este vídeo do tema 'Já Foste'.

13 julho 2011

Tara Perdida ao vivo em Lisboa



Um dos destaques da semana do A Crack in the Cloud vai para o regresso dos Tara Perdida aos palcos da capital, já na próxima sexta-feira 15 de Julho e mais de um ano volvido sobre o memorável concerto de comemoração do 15º aniversário da banda, realizado em Abril de 2010 na Voz do Operário, e que mereceu uma review deste blog (para ler clicar aqui).

Com 16 anos de carreira e de estrada, centenas de concertos, 5 discos de originais, 1 DVD ao vivo, e a promessa de um novo e muito aguardado trabalho, os Tara Perdida têm actuado nos últimos meses um pouco por todo o país e continuam a mover uma considerável legião de fãs dedicados, facto bem patente na interacção intensa e afectiva que se estabelece  nos concertos assim como no espaço virtual das redes sociais.

Em tempos de crise, e em contraciclo com os preços elevados (por vezes mesmo exorbitantes) de certos eventos culturais - especialmente musicais -  o valor acessível do bilhete para este concerto (10 €) é igualmente digno de nota.

Para mais informações basta visitar a página dos Tara Perdida no facebook.

Fica a sugestão e, a abrir o apetite, imagens e sons da excelente actuação da banda na edição de 2011 da Semana Académica do Algarve.




06 maio 2011

João Ribas e Tara Perdida: Dia de Festa



(Foto: Diana Rosa)

É um dos destaques da semana: os Tara Perdida actuam hoje em Leiria, no âmbito da Semana Académica daquela cidade, mas quem está de parabéns hoje é o seu carismático vocalista e frontman, João Ribas, e o A Crack in The Cloud aproveita a ocasião para fazer uma breve retrospectiva da carreira deste músico português.
 
 
A música e a vida de João Ribas fundem-se indelevelmente: o seu percurso musical começou na infância, em que entre as brincadeiras preferidas se contavam as performances musicais dos 'Birutas', 'banda' formada por ele e pelo amigo Serpinha (como se pode ler no livro Censurados Até Morrer).

 (Foto: Jornal Êxito, artigo sobre Kú de Judas)

Na adolescência integrou e foi membro fundador da banda punk Kú de Judas (1983)  e depois dos N.A.M. (Núcleo de Atrasados Mentais), projecto hardcore/crossover fugaz do final da década de 80.


(Capa do Livro Censurados Até Morrer (2006)

Seguiram-se-lhes os míticos Censurados, que permanecem até hoje uma das grandes referências do rock português, contando ainda com uma imensa de legião de fãs, muitos deles nascidos após o fim da banda, em 1994.
 
 
Em 1995 João Ribas fundou os Tara Perdida, que após 16 anos de carreira  e a preparar o 6º álbum de originais são inegavelmente uma das mais destacadas bandas do panorama musical nacional.



Não obstante o desagrado de alguns 'fãs' relativamente à fase mais recente do percurso musical de Ribas, nomeadamente o sucesso 'comercial' e a deriva pop-punk dos Tara Perdida, João Ribas é na verdade um dos músicos portugueses mais presentes e envolvidos na cena underground.



Para além da presença assídua, como espectador, em inúmeros eventos alternativos, o músico integra a equipa responsável pela edição da fanzine mensal Outsider, bem como a organização do Festival Outsider, cujo objectivo é apoiar e divulgar projectos musicais jovens e emergentes no circuito alternativo (e de vários sub-géneros do rock).



João Ribas integra ainda os Kamones,  projecto musical de tributo aos Ramones, de que também fazem parte João Alves (Peste & Sida), Paulinho (Gazua) e Rafael (Atentado).
 
 
Ficam dois vídeos ilustrativos da carreira deste músico português.
 
 




27 março 2011

TARA PERDIDA: regresso aos palcos já esta semana


Os Tara Perdida, inquestionavelmente uma das grandes bandas de punk rock nacional, com uma sólida base de fâs de todas as idades, e uma relação de grande proximidade com o público mais jovem, regressa esta semana aos palcos, com presença marcada no espectáculo de comemoração do Dia do Estudante e da Juventude de Santiago do Cacém. É já na próxima sexta-feira 1 de Abril, e não é mentira.

Com a promessa do lançamento para breve de um novo trabalho - o sexto álbum de originais, sucessor de Nada a Esconder (2008) - a banda de João Ribas, Ruka, Jaime, Ganso e Kistos tem  6 concertos já agendados para os próximos meses, entre os quais as participações na Semana Académica do Algarve (Faro, 10 de Maio) e na Queima das Fitas de Santarém (14 de Maio). O calendário de concertos dos Tara Perdida está disponível nos sites da banda no facebook e no myspace.





A abrir o apetite para esta leva de concertos ficam dois registos de actuações anteriores e temas incontornáveis da banda.



09 março 2011

Passatempo "Kamones em Beja"



Depois de três actuações ao vivo no Algarve, no passado fim-de-semana , os Kamones, projecto de tributo aos míticos Ramones de que fazem parte João Alves (Peste & Sida), João Ribas (Tara Perdida), Paulinho (Gazua) e Rafael (ex-Etacarinae), deslocam-se ao Alentejo no próximo fim-de-semana para dois concertos: sexta-feira 11 em Beja (Galeria do Desassossego) e sábado 12 em Elvas (Charlotte Bar).


A Crack in the Cloud tem 2 entradas simples para oferecer para o concerto de Beja, 1 a cada um dos dois primeiros leitores que responderem acertadamente a todas as questões que se seguem.


As respostas deverão ser enviadas por email para sheena.is2009@gmail.com , com o assunto "Passatempo Kamones em Beja", e com o nome do(a) concorrente.

Só serão considerados válidas as participações que reunirem todas as indicações acima mencionadas.

Quando o passatempo terminar ficará aqui essa indicação. Os vencedores serão devidamente informados via email. Boa sorte!

PASSATEMPO KAMONES EM BEJA

1. Como se chama o primeiro álbum dos Ramones?
a) Rocket to Russia
b) Ramones
c) Subterranean Jungle

2. Em que ano actuaram os Ramones em Portugal?
a) 1978
b) 1983
c) 1980

3. Qual o instrumento que João Alves toca nos Kamones?
a) Nenhum. É o vocalista.
b) Guitarra
c) Bateria

4. Qual dos seguintes temas interpretados pelos Kamones não é originalmente dos Ramones?
a) Blitzkrieg Bop
b) R.A.M.O.N.E.S.
c) Rockaway Beach