25 fevereiro 2011

Dalai Lume comemoram 5 Anos com Concerto



Os Dalai Lume completaram 5 anos de existência na passada quarta-feira, mas a festa de aniversário está marcada para hoje, no Berlin Bar, numa noite que promete muita música e animação, e a que não faltarão  muitos dos amigos e fãs desta emblemática banda de punk rock nacional. Para além da actuação dos aniversariantes e cabeças de cartaz, participarão ainda as bandas convidadas Albert FishCapisce?, assim como os DJs Billy e Johnny Punk, que prometem animar as hostes pela noite fora, com mais uma das suas Lisbon's Burning sessions.

São por isso muitos os motivos para aparecer no Berlin Bar esta noite.

Para recordar, fica aqui a biografia dos Dalai Lume, assim como um registo audio do tema que dá o título ao seu primeiro trabalho - Para Manter a Chama Viva.

O A Crack in the Cloud endereça os parabéns aos Dalai Lume e espera que mantenham - e ajudem a manter - a chama viva durante muitos e profícuos anos.




"Os Dalai Lume nasceram no dia 23 de Fevereiro de 2006, data do 1º ensaio. Movidos pela vontade de fazer Punk-Rock em português, sem espinhas! A 1ª formação contava com Zorb na voz (Rolls Rockers), Oregos na bateria (Tara Perdida, Pura Repressão, 2 Sacos & ½), Cró no baixo (Caso Crónico, Tara Perdida); Contacto na guitarra (Caso Crónico) e Tuka na guitarra (MURF, Pura Repressão). O 1º concerto tem lugar em Torres Novas, a 3 de Junho, com os R.J.A.

Ao fim de 5 meses o guitarrista Tuka abandona a banda e o GRANDE João Ribas faz uma breve passagem pela banda para "desenrascar" em 2 concertos já marcados. È então que João "Covas" ocupa o lugar de guitarrista deixado em aberto com a saída de Tuka. Até ao fim do ano de 2006 seguir-se-iam ainda mais 6 concertos dos quais se destacam o do Culto Bar, com os Belgas Gino's Eyeball e a presença no 2º Tattoo&RockFestival com os britânicos The Business.

Em 2007 a banda deu 15 concertos entre Janeiro e Setembro; dos quais se destacam as participações nos Festivais "Glória ao Rock" (na Glória do Ribatejo) e "Piratas da Lezíria" (no Cartaxo) e o concerto de estreia dos Alkaóticos com os inevitáveis Alison Bentley (em Ribeirão). É também em 2007 que é gravado o 1º registo oficial da banda, entre Maio e Junho, gravado com a ajuda de Pedro "Sumol" Lopes e misturado por Paulo Basílio. Este trabalho é distribuído numa edição de autor conjunta dos Alison Bentley e dos DALAI LUME, denominado "SPLIT'07" e que conta com 10 temas no total, 5 de cada banda.

Em 2008 destacam-se os concertos que marcaram o lançamento do 1º álbum dos Gazua na Academia de Linda-a-Velha, Tondela e Caramulo, a 1ª parte dos Americanos The DWARVES no Lótus em Cascais e a participação no 1º Festival Agro-Punk-Rock-Hardcore de Vila Facaia. Em Setembro de 2008 o guitarrista João "Covas" abandona a banda e os Dalai Lume passam a quarteto permanecendo o Contacto como único guitarrista da banda.

Em Fevereiro de 2009 a banda grava o seu 1º LP com 11 temas no estúdio Crossover em Linda-a-velha. Este trabalho conta com a produção musical de José Pedro Sarrufo e do Contacto e com a produção executiva do Zorb. Em Setembro de 2009 o baixista Cró abandona a banda sendo substituído por João Pinto (Punk Sinatra, Evil Class). Entretanto os Dalai Lume lançam oficialmente o seu 1º álbum intitulado "Para Manter a Chama Viva" na Academia de Linda-a-Velha a 11 de Outubro de 2009 entrando a banda numa nova fase da sua vida. Em Maio de 2010 João Pinto abandona a banda entrando para o seu lugar o Pedro (Ex-Rolls Rockers). Entretanto o Pedro não pôde permanecer na banda e foi substituído pelo Bernardo.

Agradecemos a todos os que têm acompanhado a banda ao longo destes 4 anos de vida. Eles sabem quem são, e nós também. Obrigado!"

(Fonte: http://www.myspace.com/dalailume)


23 fevereiro 2011

Passatempo TOUR NADO: Gazua+Asfixia+DJ Billy em Beja



O 'TOUR NADO' – ou seja, a mini-tour que os Gazua estão a realizar, em conjunto com os Asfixia e o DJ Billy – passa por Beja já no próximo sábado, 26 de Fevereiro, e o A Crack in the Cloud tem 2 entradas simples para oferecer, uma a cada um dos dois participantes que primeiro  responderem acertadamente às seguintes questões:

1. Qual o título do mais recente trabalho dos Gazua?

a) Convocação
b) Contracultura
c) Música Pirata

2. Como se chama o/a vocalista dos Asfixia?

a) Rui Rocker
b) Jonhie
c) Inês Menezes

3. Que sonoridades caracterizam as sessões do DJ Billy?

a) Punk rock
b) Jazz
c) Pop

As respostas deverão ser enviadas por email, com o assunto “PASSATEMPO TOUR NADO”, para o endereço sheena.is2009@gmail.com . Quando o passatempo terminar essa indicação será dada aqui e os vencedores serão posteriormente contactados por email.

Para mais informações sobre as bandas e sobre o DJ Billy, aqui ficam os respectivos sites.


A abrir o apetite ficam os vídeos de prestações ao vivo destas bandas.
 





21 fevereiro 2011

The Sex Pistols: There'll Always Be an England (2007)


O capitalismo não sobrevive sem o consumo, ou melhor, sem o consumismo, e como muitos analistas sociais têm enfatizado, o consumismo foi fomentado, principalmente ideologicamente, desde o início do século XX, e cada vez de forma mais agressiva, através (por exemplo) dos media, da publicidade, do marketing...enfim..

Quando o consumo baixa, e certos produtos não se vendem, é óbvio que os preços baixam...e é assim que encontramos (e cada vez mais) produtos a preços há uns tempos inimagináveis. Pena que isso não nos faça pensar mais a sério sobre as vantagens e o poder  de não consumir...
Foi assim que ontem, ao entrar num hipermercado (para comprar pão!), me deparei com uma série de DVDs a 3 euros, entre eles este There'll Always Be An England, dirigido por Julien Temple, do concerto mítico que reuniu John Lydon, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock na Brixton Academy em 2007, para celebrar o trigésimo aniversário da edição do mítico Never Mind the Bollocks.

Aqui fica o vídeo com imagens deste concerto, assim como com a interpretação do 1º tema, "Pretty Vacant".


18 fevereiro 2011

Punk Sinatra disponibilizam novo tema "Hoje Não"


Notícias frescas dos Punk Sinatra e mais um novo tema de "À Socapa do Sistema" para animar o fim-de-semana que se aproxima:

""À Socapa do Sistema" é o título do novo álbum dos PUNKSINATRA que estará disponível em Abril através da Marmelo Records antecipado pelo tema "Hoje Não" .

Gravado entre Outubro e Novembro de 2010, "À Socapa do Sistema" contem 6 novos temas de estúdio acompanhados de outros 3 captados ao vivo durante a mini-tour de apresentação de "Ataca Contrataca o Monstro Acordou" em Maio passado.

Para além da distribuição física o disco estará também disponível através das novas plataformas de retalho digital numa edição da Marmelo Records.

A banda de João Almendra, Luís Lobão, Rodrigo e João Pinto prepara agora uma série de concertos para promover "À Socapa do Sistema" já a partir do mês de Março assim como o videoclip para o single de apresentação do novo trabalho.

Recentemente a banda lançou o vídeo "Andas Por Aí" , com música gravada ao vivo e imagens captadas em estúdio e na estrada e uma versão de um original de José Mário Branco ("Eu vim de longe, eu vou p'ra longe") a propósito e na véspera das últimas eleições presidenciais.

"Hoje Não" encontra-se disponível para audição nos sites da banda na rede Myspace e Facebook."

(Fonte: Punk Sinatra)

E fica também aqui este novo registo dos Punk Sinatra, "Hoje Não".

16 fevereiro 2011

Mítico 100 Club salvo pela Converse



Há alguns meses atrás noticiámos aqui o possível e polémico encerramento do mítico clube londrino 100 Club, irmão gémeo do nova-iorquino CBGB,  e ainda hoje considerado "a casa espiritual do movimento punk" britânico. O motivo do encerramento prendia-se com sérias dificuldades financeiras e a incapacidade do seu proprietário de pagar as rendas exorbitantes a que o edifício, localizado no centro (Oxford Street) daquela que é umas das cidades mais caras do mundo (em termos imobiliários e não só).

O possível fecho do espaço foi profusamente anunciado na imprensa há alguns meses atrás e de imediato se iniciou uma campanha  mobilização no Facebook, "Save the 100 Club", que reuniu cerca de 19,000 apoiantes, entre músicos, jornalistas, fãs, etc. para tentar impedir este desfecho.



Contudo, de acordo com as notícias veiculadas pela estação de rádio londrina XFM e também pelo jornal Guardian de ontem, o 100 Club foi salvo pela empresa/marca Converse, com a qual assinou um contrato de publicidade que permitirá ao Clube manter-se aberto durante os próximos 68 anos (palavras do gerente).



De acordo com a notícia, o Clube mater-se-á completamente independente, e os propósitos da marca são, de acordo com o seu comunicado, absolutamente beneméritos (!!!!), estando empenhada em apoiar "artistas, fãs, a cena e a experiência musical, assim como locais de espectáculos", dando a conhecer este clube histórico " à nova geração" e trazendo ao seu "palco lendário" "o melhor da música".

Claro que o desejo de aumentar a quota de mercado da marca, numa altura de competição feroz no mercado global de outros 'gigantes' da produção de sportswear igualmente 'cool' não tem nada a ver com este negócio...(esta ideia vem bem na sequência do último post...).

Enfim, de qualquer forma, não podemos deixar de nos congratular com a notícia da preservação deste espaço londrino e da sua história, ligada a um movimento musical que, independentemente da sua incorporação no sistema, se definiu, e continua a ter apelo, pelos seus princípios essenciais, e que são de transgressão, de crítica e de rejeição do 'sistema'.

Fica um registo daquele que é descrito por muitos como o primeiro festival punk em solo britânico, ou seja, o 100 Club Punk Special (ou Festival) de 20 e 21 de Setembro de 1976, realizado no 100 Club.


14 fevereiro 2011

Gazua na Fnac

 Fotos e vídeo de João Miguel Silva.



O A Crack in the Cloud esteve no último sábado na Fnac do Algarve Shopping (Guia - Albufeira) para assistir à actuação dos Gazua, em formato showcase, naquele espaço.

Foi uma experiência interessante e sem dúvida diferente dos concertos a que temos assistido desta que é, sem dúvida (não nos cansamos de o repetir), uma das bandas rock/punk pock mais interessantes e profícuas do panorama nacional actual.



O concerto teve início por volta das 17 horas e  uma duração de aproximadamente  40 minutos. Apesar do lançamento  do último trabalho Contracultura (2010) ter dado o mote a esta performance, os Gazua optaram (e a nosso ver muito bem) por percorrer a sua discografia, dando a conhecer a este público indiferenciado e fortuito uma espécie de 'best of' condensado (se é que é legítimo colocar as coisas nestes termos, dada a quantidade de temas fortes que os três trabalhos da banda contêm...).



Foram por isso 8 os temas seleccionados e apresentados, num ritmo ligeiramente mais lento e contido (como as características do espaço e do formato o exigiam), mas com a habitual energia e rigor: "Mil Dedos" (do primeiro trabalho, Convocação), "Reescrever a História", "Para Todos", "Ela Era Agonia", "Eu Ouvi Falar de Ti" e "Valsa dos Venerados" do segundo trabalho, Música Pirata (2009), e "Preocupa-te" e "Casa dos Fantasmas" do mais recente Contracultura (2010).



O espaço esteve sempre bastante composto, e muitos foram os transeuntes que se detiveram a assistir à actuação dos Gazua, que cumpriram sem dúvida da melhor forma o propósito de divulgação do seu trabalho.

Depois da Fnac, era tempo de rumar a Portimão, para mais um concerto da mini-tour que os Gazua estão a realizar, muito bem acompanhados pelos Asfixia e pelo DJ Billy (e com passagem por Beja já no próximo dia 26 de Fevereiro).



Não pudemos deixar de reflectir sobre a ironia da situação: ouvir a música de intervenção dos Gazua, e a crítica vincada patente no refrão de "Para Todos" a reverberar por este outlet de uma empresa multinacional cujos lucros se situaram acima dos 4 milhões de euros em 2009, e que é detida por um grande grupo económico (PPR), cuja estratégia de maximização de lucro passa por uma diversificação de ramos de actividade e investimento: para além da Fnac, o grupo é proprietário de empresas/marcas tão diferentes como a Gucci e a Puma.

Bem ciente de que o lucro depende (do volume) do consumo num mundo hipercomoditizado onde a panóplia de produtos disponíveis não tem provavelmente precedentes históricos, a Fnac tem uma estratégia de negócio bastante aguerrida que passa pela quantidade e qualidade da oferta, por uma estratégia de branding assente na sofisticação, fiabilidade e no serviço personalizado, apostando também fortemente na divulgação e promoção cultural diversificada e não exclusivamente mainstream. Ou seja, a Fnac, assim como muitas outras empresas, está bem ciente da necessidade de cobrir (quase) todo o espectro da produção (neste caso cultural),  não deixando escapar o potencial de lucro inerente à comercialização da  produção alternativa e inovadora.

Torna-se também interessante atentarmos em como algumas destas estratégias - agora prosseguidas com objectivos iminentemente comerciais (capitalistas) - estiveram subjacentes à fundação da empresa na década de 1950, com propósitos bem diferentes. André Essel e Max Théret, pertencentes ao movimento político de Jovens Socialistas francês, criaram em 1953 a Fédération nationale d’achats des cadres (ou seja FNAC)com o objectivo principal de fornecer produtos culturais a preços muito acessíveis aos trabalhadores, aumentando assim o seu poder de compra (ou seja, o acesso aos bens culturais).

Podemos talvez vislumbrar alguns ecos destas ideias transgressoras e contrárias ao espírito capitalista dominante em algumas acções da Fnac, tais como o combate à iliteracia ou o "Manifesto pela Diversidade Musical", lançado em França em 2002? Pode ser que sim, mas reservamo-nos o direito de duvidar, e de perspectivar estas e outras acções no âmbito das complexas estratégias de branding envolvidas na promoção desta e de outras empresas junto daqueles que as sustentam...ou seja nós, os consumidores, cada vez mais ávidos (e ainda bem) dos chamados bens ou produtos culturais...só é pena que estes estejam cada vez mais acessíveis apenas àqueles que ainda têm emprego e algum poder de compra (ou seja, a um número cada vez mais reduzido). A cultura não é mesmo (ainda) para todos.

Apesar de conscientes da complexidade e das múltiplas contradições inerentes ao magnífico novo mundo do capitalismo globalizado e neoliberal, foi muito bom vermos os Gazua na Fnac, e só faltou mesmo ouvir "Queremos a Música de Volta".

Fica o vídeo do excelente "Reescrever a História".

11 fevereiro 2011

Gazua: Novo Videoclip "Preocupa-te"


Bem a propósito da passagem do 'Tour Nado' Gazua pelo Algarve já este fim-de-semana, com actuações hoje em Faro e amanhã na Fnac do Algarve Shopping (Guia, Albufeira) e em Portimão (ver cartaz acima), para promoção do mais recente trabalho da banda, Contracultura (amplamente tratado aqui no A Crack in the Cloud), aqui fica o videoclip do excelente tema "Preocupa-te", recentemente disponibilizado na rede.

10 fevereiro 2011

Review da compilação Faro Alternativo IV por Billy


Billy, autor do reputado blog musical BILLY-NEWS, publicou recentemente uma interessante e muito positiva review da compilação Faro Alternativo IV (editada no final de 2010), que inclui gravações ao vivo de algumas das bandas que participaram no evento homónimo (realizado em Outubro de 2009), organizado pela promotora e produtora musical algarvia I CAN C U, nomeadamente Capitão Fantasma, K2O3, Gazua, An X Tasy, Confront Hate e Shivers. O CD pode ser adquirido directamente através da I CAN C U (ver site no myspace ou no facebook).


Ficam alguns excertos desta excelente análise, e o link para o texto na íntegra, aqui,  cuja leitura se recomenda vivamente.

Porque recordar (especialmente eventos musicais interessantes) também é viver, vale ainda bem a pena (re)visitar o relato extremamente detalhado e mesmo impressionista do 2º dia do evento, também da autoria de Billy, disponível aqui.


Excertos da review de Faro Alternativo IV (por Billy)

"O disco arranca com "Doce Morte" de Capitão Fantasma, com um ritmo rock´n`roll bastante veloz. Logo a seguir vem "Tudo À Estalada" onde Jorge Bruto incute uma velocidade estonteante com as vocalizações que lhe são tão características (...)"

"À quinta faixa ouvem-se os Gazua, o tema "Vontade De Gritar" ganha aqui uma dimensão completamente diferente do disco original («Convocação»), com o vocalista João a puxar pelo público e o ritmo ao dobro da velocidade, com direito a interlúdio pelo meio recheado de ´slaps` de baixo (...)"

"Seguem-se os An X Tasy, banda local que ´fabricou` um dos melhores temas da ´nova geração`, "The Worst Thing" (...)"

"São mais de 41 minutos repletos de bons momentos com uma qualidade sonora bem equilibrada, bem acima da média para uma gravação ao vivo."

07 fevereiro 2011

Bandas bejenses apuradas para o Concurso de Bandas "Rock On" Side B




Não podemos deixar de referir e de louvar iniciativas como esta: o Side B (bar e sala de concertos com excelentes condições, localizado em Benavente, às portas da capital) vai levar a cabo - entre os próximos meses de Março e Julho - o 1º concurso de bandas "Rock On Side B". O apuramento das bandas concorrentes, nas categorias de Rock e Metal, terminou no fim de Janeiro.

É com bastante agrado que vemos duas bandas bejenses que têm merecido atenção e destaque neste blog apuradas para este concurso, nomeadamente os Ventas de Exterko (punk, A-do-Pinto) e os Máscara (Rock, Beja).

O A Crack in the Cloud endereça desde já os parabéns e votos de boa sorte a estas bandas, e deixa aqui o link para o site do Side-B no myspace onde se encontra a lista de todas as bandas seleccionadas, assim como toda a informação relativa ao concurso (procedimentos, eliminatórias e prémios).

04 fevereiro 2011

Punk Sinatra: Novo Videoclip e Concerto



O imperdível concerto dos Punk Sinatra e dos Albert Fish é já hoje! Vai ser decerto um grande concerto, e por isso é veementemente recomendado pelo A Crack in The Cloud.

Para abrir o apetite aqui fica o videoclip do tema "Andas Por Aí" dos Punk Sinatra, disponibilizado muito recentemente pela banda.

De acordo com um comunicado dos Punk Sinatra, o  vídeo tem  "imagens "na estrada" e "no estúdio" captadas durante a mini-tour de apresentação de "Ataca Contrataca o Monstro Acordou",entre Maio/Julho do ano passado e música gravada ao vivo na Arruda dos Vinhos em Maio de 2010".

O vídeo mereceu uma review no blog Vitriola News, cuja leitura se recomenda também aqui.

Os Punk Sinatra encontram-se numa fase de intensa actividade, com vários concertos em perspectiva e a promessa da edição para breve do novo trabalho, com o sugestivo título À Socapa do Sistema, gravado entre Setembro e Novembro de 2010.

Enquanto aguardamos com expectativa pelo novo trabalho, é de aproveitar as oportunidades de ver os Punk Sinatra ao vivo.  Hoje, por isso, todos os caminhos vão dar à Moita, e ao excelente InLive Caffé.