31 janeiro 2011

Re-Censurados ao Vivo

Depois de um excelente fim-de-semana com muita e boa música nacional, deveria ser mais fácil enfrentar a nova semana, mas não é bem assim...o remédio é, por isso, continuar a ouvir boa música...
Para ajudar a tornar mais agradável aquele que é sem dúvida o  mais longo e penoso dia da semana, fica o vídeo do tema "Tu Ó Bófia", dos lendários e imortais Censurados, interpretado pelos Re-Censurados  no passado sábado no Renhau Nhau (Costa da Caparica).


29 janeiro 2011

Kamones ao vivo no Festival Outsider 3: Cretin Hop



Em jeito de 'warm up' para o concerto dos Kamones, já amanhã a partir das 16 horas na Casa de Lafões (Lisboa), aqui fica um vídeo da actuação desta banda de tributo aos Ramones no mesmo local, no âmbito do Festival Outsider 3, desta feita com o tema "Cretin Hop".

Lembramos ainda que o evento inclui ainda a actuação das bandas convidadas SickSin e FPM, assim como do DJ Billy, e ainda a presença da equipa da fanzine Outsider.

Valerá com certeza a pena passar por lá.

28 janeiro 2011

Máscara ao vivo hoje em Beja


É uma boa oportunidade de ouvir ou mesmo de conhecer os Máscara, que hoje se apresentam em formato 'showcase' na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, pelas 21.30 horas, e onde apresentarão decerto alguns dos temas do seu recente EP Mata Mas Não Mói.

Fica a sugestão e, a abrir o apetite, um registo da banda ao vivo.

27 janeiro 2011

Ventas de Exterko com novo guitarrista


(Ventas de Exterko, foto: página da banda no Facebook)

A banda punk de A-do-Pinto (Baixo-Alentejo) anunciou recentemente a identidade do seu novo baterista, que decerto virá dar um bom contributo para a consolidação sonora do projecto: trata-se de Fábio, também conhecido como " Brasileiro".


(Fábio, aka Brasileiro, novo guitarrista dos Ventas de Exterko,


Lembramos que os Ventas de Exterko iniciaram o ano de 2011 da melhor forma, tendo actuado no passado fim-de-semana em Faro e em Aljezur, e com presença confirmada no Rise of Warrior Metal Fest ( Venda da Serra, Coimbra), já no próximo dia 12 de Fevereiro.

Fica o vídeo de "Olhar Incerto", tema novo da banda,  interpretado ao vivo no Bar Metalarium, em Badajoz, no passado mês de Dezembro.

26 janeiro 2011

Passatempo Kamones terminado


O Passatempo Kamones terminou em tempo recorde, com uma adesão verdadeiramente espectacular que demonstra bem não só a popularidade desta banda portuguesa de tributo aos míticos Ramones (e das bandas e do DJ convidados) como também o interesse que o evento está a despertar.

Encontrados os vencedores, que serão notificados por email muito em breve, aqui ficam as respostas correctas às questões colocadas, e um agradecimento a todos os que concorreram e que, independentemente do resultado, decerto não deixarão de estar presentes nesta prometedora tarde de música.

"PASSATEMPO KAMONES" -  respostas correctas:


1. A que banda mítica prestam tributo os Kamones?
c) Ramones

2. Como se chama o vocalista dos SickSin?
b) Covas

3. Qual o significado da sigla que designa os FPM?
b) Feios Porcos e Maus

4. Qual o nome do blog português de que é autor o DJ Billy?
a) Billy-News

Passatempo KAMONES



(Pormenor da T-shirt de Kamones, por Pinhead)


Os Kamones regressam aos palcos já no próximo domingo, dia 30 de Janeiro,  acompanhados pelos SickSin, FPM e pelo DJ Billy.

O evento realiza-se na Casa de Lafões (Lisboa) a partir das 16 horas e o A Crack in the Cloud tem 1 entrada simples para oferecer aos 2 primeiros leitores que responderem acertadamente a todas as questões que se seguem.

As respostas deverão ser enviadas por email para sheena.is2009@gmail.com, com o assunto "Passatempo Kamones".

Quando o passatempo terminar ficará aqui essa indicação. Os vencedores serão devidamente informados  via email. Boa sorte!

"PASSATEMPO KAMONES"

1. A que banda mítica prestam tributo os Kamones?
a) The Clash
b) Sex Pistols
c) Ramones

2. Como se chama o vocalista dos SickSin?
a) Copas
b) Covas
c) Charlie Brown

3. Qual o significado da sigla que designa os FPM?
a) Feios Parvos e Malandros
b) Feios Porcos e Maus
c) Federação Portuguesa de Matraquilhos

4. Qual o nome do blog português de que é autor o DJ Billy?
a) Billy-News
b) Punk-News
c) Bad-News

25 janeiro 2011

Patti Smith entrevistada no jornal The Guardian

(Patti Smith por Jean-Baptiste Mondino


O jornal britânico The Guardian, uma referência incontornável do jornalismo internacional, publicou na sua edição online do passado sábado uma entrevista com Patti Smith, sem dúvida na sequência da publicação e reconhecimento do seu livro Just Kids (ver posts anteriores sobre este assunto).

Ficam alguns excertos desta longa mas muito interessante entrevista, que merece ser lida com atenção e na íntegra.

Patti fala sobre como não aceitou trabalhos nos quais não se revia, apesar da difícil situação económica/financeira em que se encontrava:

"(...) a couple of people "saw potential in me and offered me quite a bit of money to do records as early as 1971, '72, but not in my own way. They would have a vision of me – a pop vision, or how they could transform me, and the money didn't tempt me." Was there ever a moment when that was quite a hard choice? "No." The answer is sharp, immediate. "If somebody said I'll give you a million dollars, but you have to go against your own grain, you just have to do what I say – it would take me one second. I've never been tortured by something like that. Tormented more about what line to use in a poem, or the right word to use in a sentence. All I've ever wanted, since I was a child, was to do something wonderful.""


Sobre personalidades várias que a influenciaram e lhe transmitiram os mais variados 'ensinamentos':

"(...) William Burroughs, whom she encountered when she and Mapplethorpe were living at the Chelsea Hotel; from him "I learned more about how to conduct myself, how to make the right choices in terms of – keeping your name clean. William said, 'If you keep your name clean, your name will be worth more someday. If you keep your name clean, it will always be of use.' And even though my name's only Smith, I have found it useful.""



Sobre Horses e a icónica foto da capa, da autoria de Robert Mapplethorpe:

"Horses, as well as regularly being cited as one of the best debut albums ever, had a cover photo taken by Mapplethorpe that became an instant classic. "It was the most electrifying image I'd ever seen of a woman of my generation," Camille Paglia once said. It "immediately went up on my wall, as if it were a holy icon. It symbolised for me not only women's new liberation but the fusion of high art and popular culture."

Patti fala sobre o novo tema de PJ Harvey, "The Words that Maketh Murder":

"(...) Polly Harvey's new song – she has this new song, The Words That Maketh Murder – what a great song. It just makes me happy to exist. Whenever anyone does something of worth, including myself, it just makes me happy to be alive. So I listened to that song all morning, totally happy."  
 
Fica a recomendação e, já agora, o vídeo de "The Words That Maketh Murder", tema do mais recente trabalho de PJ Harvey, intitulado Let England Shake, com lançamento agendado para o próximo dia 14 de Fevereiro.
 
Harvey virá a Portugal para dois concertos já esgotados, a 25 e 26 de Maio, na Aula Magna.
 

22 janeiro 2011

"Eleições 2011: PUNKSINATRA oferecem Download para ouvir a caminho das urnas!"


As mais recentes notícias dos Punk Sinatra não podiam estar mais em consonância com o tema do último post deste blog. A banda de João Pedro Almendra, Luís Lobão, Rodrigo e João Pinto esteve três dias em estúdio (entre 18 e 20 de Janeiro) e gravou  o tema "Eu vim de longe, eu vou para longe", segundo os próprios, "para começar mais cedo o dia de reflexão".

O tema, original de José Mário Branco, assume nesta interpretação o cunho e estilo muito próprios dos Punk Sinatra, sendo na nossa opinião um contributo inestimável para a nossa reflexão..e uma excelente surpresa que vem aquecer este fim-de-semana gelado...e dar algum alento para amanhã fazermos o pouco que nos é permitido na pseudo-democracia em que vivemos.

"Eu vim de longe, eu vou para longe" está disponível para download livre aqui, e também para audição nos sites da banda do myspace e do facebook.

Fica a mensagem da banda: "...esperemos que gostem. E que votem também!"


Os Punk Sinatra irão actuar, juntamente com os Albert Fish, já no próximo dia 4 de Fevereiro no In Live Caffé, na Moita.

21 janeiro 2011

Fim-de-semana com muita música...para reflectir

Aproxima-se um fim-de-semana que convida à reflexão, e nem de propósito estão agendados, em vários pontos do país, concertos de excelentes bandas nacionais cuja música é, diria eu, ideal para nos ajudar a reflectir...

No âmbito da sua mini-tournée nacional, os Gazua (bem acompanhados por DJ Billy e pelos Asfixia) actuam hoje no Bar Alfa, em Leiria.

A começar bem o ano, os alentejanos Ventas de Exterko deslocam-se ao sul do país para duas actuações, hoje em Faro, amanhã em Aljezur.

Os irreverentes  R12  actuam também amanhã, na Lapa (Cartaxo) (ver destaques na barra lateral), e não deixarão com certeza (esperamos) de brindar o público com o elucidativo
 "ka-va-ku".
(Aproveitamos para recordar mais uma vez que o excelente trabalho Boletim Agrário (2008) dos R12 (que inclui o tema referido) se encontra disponível para download gratuito aqui.

Ficam três vídeos de temas (bem conhecidos) relacionados com o acontecimento nacional do momento. Não deixa de ser muito significativo que dois  deles, apesar da sua indiscutível actualidade, tenham surgido durante o longo - e inesquecível - reinado cavaquista.

O terceiro tema, "Sem eira nem beira", que surpreendeu os seus autores por ter sido apropriado para um  protesto popular contra o Primeiro-Ministro, é, segundo Kalu, baterista dos Xutos & Pontapés (que a vocaliza),  "mais um grito de revolta (...) um alerta para o estado da Justiça e para uma classe política em geral que, volta e meia, toma atitudes que deixam os cidadãos desamparados".

Não podíamos concordar mais, com excepção, é claro, da expressão "volta e meia", que nos parece dispensável e pouco acertada.






13 janeiro 2011

Balão Dirigível: o primeiro grande concerto de 2011



Nos tempos hipermediatizados e hipercapitalizados que vivemos, a noção da qualidade (ou da espectacularidade) tende a ser cada vez mais equacionada com as grandes produções, ou no caso dos eventos musicais, dos mega-concertos ou festivais...

Nessa lógica hipercomercial, o título deste post seria visto como um erro grosseiro, uma afirmação exagerada e disparatada, dado referir-se a um pequeno evento, numa cidade do interior (cada vez mais esquecido...), e a uma banda que não passa nas rádios, nem figura nas nossas revistas musicais (cada vez mais desinteressantes, diga-se de passagem)...

Mas como seres pensantes e críticos que devemos ser, temos de ignorar esta lógica mercantilista dominante, e estarmos bem atentos ao muito que se vai fazendo de interessante e inovador fora do circuito comercial, nos pequenos espaços, nas margens ou periferias...é aí que existe um mundo maravilhoso que vale a pena descobrir. Na verdade, a história musical está repleta de exemplos paradigmáticos, basta pensarmos na génese do blues, do punk, etc, etc...



É no contexto desta lógica alternativa que reafirmo: o concerto dos Balão Dirigível, jovem banda bejense, que teve lugar no passado sábado, 8 de Janeiro, na Galeria do Desassossego em Beja, foi um acontecimento verdadeiramente memorável e comprovou, mais uma vez, que as coisas mais interessantes, refrescantes, e inovadoras não só acontecem fora dos espaços consagrados e do circuito 'oficial', mas são também protagonizadas por bandas jovens, 'de garagem', que na verdade nada têm a provar nem a perder, e que por isso não têm medo de arriscar e vão onde as suas capacidades, imaginação e vontade os levam - o céu é o limite.


(Foto da autoria de Aresta)

E foi isso mesmo que este jovem  colectivo fez em Beja: com paixão, energia, espontaneidade, irreverência mas também muita simplicidade, ofereceu  uma prestação  vertiginosa, que  deleitou e levou ao rubro a pequena multidão que encheu o espaço limitado da sala.

Sem qualquer trabalho ainda editado, os Balão Dirigível mostraram bem o seu talento e potencialidades nos cerca de 12 temas apresentados. Trata-se em geral de temas densos mas refrescantes, consistentes mas  simultaneamente muito multifacetados, e que surpreendem pelas sempre inesperadas variações...são, por isso, temas para ouvir  do princípio ao fim, com atenção, abertura de espírito e com a flexibilidade suficiente para apreciar os seus twists and turns...


(Foto da autoria de Aresta)


Produto dos tempos que vivemos, a música dos  Balão Dirigível revela as muitas e variadas influências de que são herdeiros (e que as novas tecnologias decerto potenciam), assim como ecos de diversos projectos e sub-géneros do rock das últimas décadas, do progressivo ao psicadélico, passando sem dúvida pelo alternativo e o experimental...

...enfim, as categorizações valem o que valem, e a música, como tudo o resto na vida, ou se sente e se gosta ou não... na Galeria do Desassossego no passado sábado, e depois de 12 temas a abrir, acompanhados de uma adesão incondicional e da  participação entusiástica do público, com muito mosh e até algum crowd surf improvisado, a popularidade e receptividade dos Balão Dirigível e da sua música ficaram amplamente confirmadas.

De entre os temas apresentados destacamos, por pura preferência pessoal, "Imigrante do Amor", (reminiscente de Arctic Monkeys no seu mais denso e melhor), "Brincar com o Fogo", "Velha", "Odisseia no Guadiana", "Danceteria" e "Latir". De referir também a cover de "Reptilia" dos The Strokes, apresentada pela banda como "uma experiência", melhor conseguida a nível instrumental do que em termos de vocalização.

Em suma, uma excelente e muito promissora prestação destes moços de Beja, a que vale a pena estarmos atentos, esperando que o projecto cresça e se fortaleça, e que muito em breve saia em formato físico o amplamente justificado primeiro trabalho.

Fica a setlist, assim como dois vídeos já disponibilizados no YouTube, dos temas "Velha" e "Vicking" (salvo erro).

Setlist

Imigrante do Amor
Penis
Brincar com Fogo
Vicking
Nanda
Velha
Reptil (cover de "Reptilia" dos The Strokes)
Odisseia no Guadiana
Canção do Bosque
Século
100 Olhos Vejo Azul
Danceteria
Latir

+Encore


07 janeiro 2011

Destaque do Dia: Lisbon's Burning 2


É um dos destaques da semana no A Crack in the Cloud. As imagens da primeira edição falam por si: as expectactivas de uma noite muito animada, repleta de boa disposição, convívio e especialmente da melhor safra de punk rock nacional e internacional serão inteiramente correspondidas ou superadas. A um preço módico. A não perder.

Fica o vídeo teaser do evento, organizado pelos DJs Billy e Johnny Punk, com imagens da edição anterior, assim como um excerto do press release.

"Sex Pistols, Clash, Ramones, The Exploited, GBH, One Way System, Misfits, Oxymoron, Cut My Skin, Discharge, UK Subs, Total Chaos, The Adicts, Scattergun, Lars Frederiksen & The Bastards, Anti-Nowhere League, Varukers, Cheap Sex, Frontkick, Generation X, Distillers, English Dogs, Plasmatics, Ratos De Porão, Garotos Podres, Os Cabelo Duro, Fogo Cruzado...

Censurados, Gazua, The Parkinsons, 77, Tara Perdida, Crise Total, Mata-Ratos, Acromaníacos, Peste & Sida, Vómito,

Aqui D'El Rock, Ku De Judas, Corrosão Caótica e muitos mais, vão passar por lá..."
(...)
As noites «Lisbon´s Burning» proporcionam um regresso às sonoridades punk em pleno Bairro Alto, onde fazem falta espaços com boa música, mesmo no centro desta zona que actualmente é tão difícil encontrar e se poder desfrutar de som rock…Vai valer a pena passar por lá!" (Billy-News)

06 janeiro 2011

Psycho Killer ou o efeito multiplicador do consumo cultural


(Capa do single Psycho Killer dos Talking Heads - 1977)


No livro Living on Thin Air: The New Economy, Charles Leadbeater estabelece uma comparação interessante entre a comercialização / o consumo de um bolo de chocolate e a de uma receita de um bolo de chocolate para explicitar uma característica que distingue os bens culturais - o conhecimento - dos produtos tangíveis (bolos, automóveis, aparelhagens de som, etc.).

Segundo ele, enquanto que o consumo de um destes produtos impede que o mesmo esteja disponível para outros, o conhecimento, pelo contrário, não se esgota no consumo mas é disseminado e expandido através dele. Um bem cultural é repetidamente consumido sem que se esgote ou deixe de ser propriedade do seu autor; por outro lado, o seu consumo implica um processo de interpretação (de acção) - que é sempre pessoal e único - por parte de quem o recebe.

Se a partir desta interpretação ocorrer a reprodução do produto, esta reprodução muito dificilmente corresponderá exactamente ao original, mas conterá nuances e elementos adicionais resultantes da experiência, influências, capacidades (etc.) deste receptor/transmissor. Neste processo de transmissão do conhecimento é o próprio conhecimento que evolui, que se expande e se modifica - algo que o escritor Umberto Eco descreve como "a poética da obra (de arte) aberta".

A música é sem dúvida um bom exemplo disto...basta pensarmos em como determinados elementos de géneros e sub-géneros foram sendo apropriados e modificados, de forma que a própria música se foi continuamente expandindo e modificando...

A interpretação de determinadas músicas que por uma razão ou por outra resistem ao esquecimento da história são outro bom exemplo desta característica distintiva dos bens culturais. O exemplo escolhido é o de Psycho Killer, o clássico dos Talking Heads, lançado pela primeira vez em 1977 (apesar de pertencer na verdade à anterior banda de Byrne e Frantz, os Artistics, extinta em 1974).

O tema, escrito por David Byrne e Tina Weymouth (baixista dos TH), descreve os pensamentos e as sensações de um serial killer cuja auto-imagem de refinamento e sofisticação o levam a  pensar e a falar consigo próprio numa língua estrangeira (francês).

Apesar da fraca performance ao nível dos tops de vendas, a música atingiu uma enorme notoriedade radiofónica e é hoje considerada um clássico do rock. A provar a sua contínua popularidade estão as várias e muito diferentes versões recentes do tema, apropriado, interpretado e reproduzido de acordo com as características individuais dos seus autores e dos géneros musicais em que se movimentam (desde o canto lírico de Kate Miller-Heidke ao psycobilly dos brasileiros Elektrobillys)

Recomendamos, por pura preferência pessoal, as versões dos Cage the Elephant (excelente) e dos Elektrobillys (ver em baixo).

Fica ainda o link para um artigo detalhado sobre o tema na revista musical Mix, aqui, assim como duas versões ao vivo do original.

Talking Heads, ao vivo no CBGB (1975)



Talking Heads ao vivo no programa televisivo Old Grey Whistle Test da BBC (1978)



Velvet Revolver, ao vivo no Rock Am Ring (2007)




Cage the Elephant (jam session durante um ensaio de uma actuação televisiva em Londres)




The Ukelele Orchestra of Great Britain (ao vivo, BBC Proms, Londres)




Dilana Robichaux (no reality-show americano "Rockstar Supernova")




Elektrobillys, ao vivo no Pyscho Carnival, Curitiba (Brazil) (2005)



Kate Miller-Heidke, ao vivo no programa televisivo australiano Spicks and Specks (2007)

03 janeiro 2011

Entrevista a Diana Rosa sobre o Website da Fanzine Ousider

(Diana Rosa; foto gentilmente cedida pela própria)

Na sequência do recente lançamento do website da fanzine Outsider, o A Crack in the Cloud fez uma brevíssima entrevista à directora da revista, Diana Rosa (DR), que abaixo se publica.


Q: Quais as principais razões que levaram à criação do site?


DR: O site é uma forma de divulgação da zine e dos seus conteúdos, mas serve acima de tudo para completar e chegar onde o papel não chega. Neste caso, achámos de maior importância a divulgação de videos e fotografias que não podem ser incluídos na zine.


Q: De que modo é que o site complementa (e não substitui) a revista?

O site não substitui de todo a revista até porque não há nenhum artigo publicado online na íntegra. O site faz a divulgação das nossas reportagens e serve para abrir um pouco o apetite sobre a revista em papel. São dois formatos distintos que pretendem também ter informações distintas.

Q: Que novidades podem os leitores da OTS esperar para 2011?

Uma das nossas intenções para 2011 é rever algumas lacunas que têm passado na Outsider enquanto publicação underground, tendo maior cautela com o que é publicado. Também é nossa intenção alargar os postos de venda para que mais pessoas possam ter acesso à zine.

Fanzine Outsider lança Website




É sem dúvida uma das boas novidades do novo ano! A fanzine de punk rock  Outsider lançou recentemente o seu website, que espelha da melhor forma a imagem e o conceito da publicação em papel, assim como o modus operandi da sua equipa. Para além da ficha técnica da revista, e de informação sobre assinaturas e pontos de venda,  o site, em permanente actualização, contém ainda vídeos, calendário de concertos, passatempos, etc...

Em suma: é sem dúvida um site a visitar e a adicionar aos favoritos!