28 setembro 2010

Encerramento do mítico 100 Club (Londres) gera polémica



A notícia do encerramento provável do 100 Club, mítica sala de espectáculos situada na Oxford Street (Londres) deu nos últimos dias azo a uma acesa polémica, particularmente nos media britânicos.

O 100 Club é o equivalente britânico do nova-iorquino CBGB. Ambas as salas estão intimamente ligadas ao surgimento do fenómeno punk, de cada um dos lados do Atlântico na segunda metade da década de 1970.

O 100 Club é descrito como o berço do punk britânico. Foi aqui que bandas míticas como os  Sex Pistols, Clash e Buzzcocks se estrearam em Londres. Foi aqui que aconteceu o primeiro concerto de Siouxie and the Banshees no Punk Festival em 20 de Setembro de 1976...Foi aqui que tocaram  grandes vultos da música como BB King e Jimi Hendrix...



Mas na verdade a história da sala remonta a 1942, altura em que abriu e se notabilizou como clube de jazz...ao longo da sua história, diversos (sub)géneros musicais emergentes, como o punk, o reggae, o indie e o northern sound  fizeram-se ouvir nesta que é, de acordo com o periódico londrino The Independent, "the world's longest surviving live music venue". Ver notícia na íntegra aqui.

(Actuação dos Sex Pistols no 100 Club

Apesar da sua contínua popularidade, a sala deverá fechar por altura do Natal, dada a incapacidade do proprietário de pagar as rendas elevadíssimas mensais a que o imóvel está sujeito, a menos que se encontre um patrocinador que ajude a fazer face a estes encargos. (Ver declarações do proprietário ao jornal Evening Standard aqui ).

A notícia despoletou uma grande insatisfação e revolta, havendo já movimentações na internet para impedir que tal aconteça...

John Robb, jornalista musical e vocalista dos Goldblade publicou um artigo na revista NME intitulado "Why the 100 Club Must be Saved", onde afirma:

"Our city centres are becoming sanitised and scrubbed. Those grubby corners where popular culture gets made are disappearing. So what, you may ask. Why should we care? In this modern download age of zippy-fast communication these places have had their time, haven't they? But they are never just buildings. They are steeped in the dust and grime of history."

E termina eloquentemente:

"We don't all want to live in a plastic corporate culture."

Não podíamos concordar mais.

Contudo, há quem não concorde e um artigo de ontem, 27 de Setembro, com o título provocador "Punks, what's your problem? The 100 Club was past its prime" publicado no blog de música do jornal Guardian, vem atacar os "punks" por estarem presos a coisas insignificantes como edifícios, aproveitando para questionar o próprio ideário punk:

"I never thought punk rock was supposed to be about heritage, or monuments, or even bricks and mortar. It's a transcendent spirit, it works in your head, in your bedroom or in a music venue. I thought punk was about ideas, anger, being disconcerting about who and what you respect, about questioning the status quo (especially Status Quo)."


O autor parece estar aqui, lamentavelmente,  a confundir a acertada convicção punk da ausência de perspectivas de futuro da sociedade capitalista ("No Future") -- que a conjuntura actual amplamente comprova -- e o desprezo pelo passado e pela memória, sempre tão necessários, neste caso particular do próprio movimento...

Compreensivelmente, o autor do post tem sido alvo de uma enxurrada de comentários bastante críticos...

Em todo o caso, esperemos que a mediatização deste caso e mobilização pública que tem despoletado consigam evitar o fecho desta sala de espectáculos no coração de Londres, a bem do passado, mas principalmente das cenas musicais (especialmente as emergentes) presente e futura...

Ficam dois vídeos de actuações no 100 Club:  Siouxsie and the Banshees (1977) e Gallows (2007).


26 setembro 2010

Tributo a João Ribas: Fotos e Impressões

Fotos por João Miguel Silva.


Foi de facto uma noite muito especial, a que se viveu no Bar Copenhagen na passada sexta-feira 24 de Setembro.

Confirmando não só o carisma que João Ribas possui, mas também, e principalmente, as extensas e profundas relações de amizade que, com a sua personalidade ímpar, tem cultivado ao longo da sua vida e carreira, familiares, amigos e fãs do músico estiveram presentes para esta merecida homenagem, da iniciativa de Billy, autor do blog Billy-News e amigo pessoal de Ribas.



A selecção musical esteve a cargo dos DJs Billy e Merton, organizadores da festa, e consistiu numa ampla selecção musical de punk e rock da década de 70 à actualidade. Contudo, e em consonância com a razão principal que motivava a presença dos participantes na festa, os temas das bandas de Ribas foram particularmente aclamados e correspondidos.






Entre os muitos amigos presentes contavam-se naturalmente muitos elementos de bandas nacionais, tais como Zorb e Oregos (Dalai Lume), João Morais, Paulinho e Corvo (Gazua), Covas (Sick Sin e Re-Censurados), Rattus (Albert Fish), Bruno e Anselmo (Revolta), Chico (Dawnrider), Rotten (The Levities).

Também João Pedro Almendra (Peste & Sida e Punk Sinatra) não deixou de marcar presença nesta festa dedicada ao amigo de longa data, não obstante o facto de ter um concerto no dia seguinte (os Peste & Sida actuaram ontem, sábado, em Penela, no âmbito da FAGRIP 2010).




Vários  pormenores na sala confirmavam o propósito da festa: para além de um poster gigante com uma imagem de Ribas, colocado em destaque mesmo à entrada, as paredes do bar estavam repletas de fotografias do músico. Ao longo da noite foi projectado um filme com fotos, imagens de imprensa, vídeos e citações (de ou sobre Ribas) ilustrativos da sua carreira musical de mais de duas décadas.






Para além disso, circulou pela sala uma espécie de "guest book", posteriormente entregue a Ribas, onde todos aqueles que entenderam registaram a sua  mensagem pessoal ao homenageado.

Um outro momento digno de menção foi o facto do próprio João Ribas ter presenteado os participantes com uma sessão de DJing, de cerca de 30 minutos, com uma selecção musical da sua autoria e de acordo com as suas preferências musicais, e que colheu o agrado geral dos presentes.

Como as imagens comprovam, foi de facto uma noite muito animada e uma festa diferente e muito especial, pautada por uma atmosfera quase tangível de calor humano, convívio sadio e de muita amizade, que ficam registados aqui no A Crack in the Cloud.









22 setembro 2010

Passatempo "Tributo a João Ribas": Vencedores


Como já era de esperar, o passatempo "Tributo a João Ribas" rapidamente terminou e os 5 leitores (de entre muitos) que primeiro responderam acertadamente às 4 questões formuladas foram os seguintes:

VENCEDORES DO PASSATEMPO "Tributo a João Ribas":

1. Nuno Barreira
2. Acácio Rebelo
3. Zaida Diogo
4. Nuno Pires
5. Fausto Galante

A autora do A Crack in the Cloud agradece a todos os leitores/leitoras que participaram. Os vencedores receberão em breve um email de confirmação. Os prémios, que como anunciado consistem na oferta da entrada na festa e de uma fotografia ou um CD autografados por João Ribas, serão entregues na Festa de Tributo a João Ribas, no Bar Copenhagen, na próxima sexta-feira 24 de Setembro, a partir das 23 horas.

Aqui ficam as respostas correctas às questões colocadas:

1. Qual o nome da 1ª banda de João Ribas?
c) Ku de Judas

2. Como se chama a última faixa do 1º álbum dos Censurados?
 b) "Censurados"

3. Qual o clube português de futebol que João Ribas apoia?
a) Sporting

4. Onde foi filmado o DVD ao vivo dos Tara Perdida?
b) Incrível Almadense

Parabéns aos vencedores. Obrigada a todos os participantes e apareçam na Festa!

21 setembro 2010

Passatempo "Tributo a João Ribas"

(Foto: "Amarelejando", Sobral da Adiça, Agosto 2010

O A Crack in the Cloud associa-se desta forma à "Festa de Tributo a João Ribas", organizada e dinamizada pelos DJs Billy e Merton (blogs Billy-News e Rock no Liceu), e já marcada  para a próxima sexta-feira 24 de Setembro no Bar Copenhagen (Cais do Sodré, Lisboa) a partir das 23 horas.

Para além de uma noite recheada de temas das bandas que este músico português integrou/integra, estão a ser preparadas algumas surpresas que tornarão  esta festa decerto muito especial.

Para Participar:  basta enviar um email com a resposta correcta a todas as questões que se seguem para sheena.is2009@gmail.com, com o assunto "Passatempo Tributo a João Ribas".

Os resultados serão posteriormente anunciados aqui no blog e os vencedores receberão também um email de confirmação.

Vencedores: Vencerão os 5 leitores que primeiro enviarem um email com a resposta correcta a todas as questões abaixo enunciadas.


Prémios: Para além de 1 entrada grátis para a Festa, os  vencedores/vencedoras receberão ainda 1 CD dos Tara Perdida ou 1 fotografia de João Ribas autografados pelo próprio. Os prémios serão entregues durante a Festa.



PASSATEMPO "TRIBUTO A JOÃO RIBAS"

Questões:

1. Qual o nome da 1ª banda de João Ribas?
a) N.A.M.; b) Censurados; c) Ku de Judas

2. Como se chama a última faixa do 1º álbum dos Censurados?
a) "Angústia"; b) "Censurados"; c) "Amigo"

3. Qual o clube português de futebol que João Ribas apoia?
a) Sporting; b) Benfica; c) Porto

4. Onde foi filmado o DVD ao vivo dos Tara Perdida?
a) Paredes de Coura; b) Incrível Almadense; c) Santiago Alquimista


 Boa sorte!

Máscara: Nova música no myspace



Depois do sucesso obtido no concurso RibaRock, onde conquistou o 1º prémio, e da actuação no palco Novos Valores da Festa do Avante, esta promissora banda bejense de rock/experimental/progressiva continua a trabalhar no seu EP "Mata mas não Mói", prometido para breve, e acaba de disponibilizar no seu site do myspace uma faixa desse trabalho em progresso, com o título "Lixo Emocional". Para ouvir aqui.

20 setembro 2010

Festa de Tributo a João Ribas: Cartaz e Vídeo Teaser


É já na próxima sexta-feira que se realiza a 2ª Punk/Rock 'N' Roll Party organizada conjuntamente pelos DJs Billy e Merton. Como já mencionado em post anterior, esta festa tem como objectivo principal prestar uma merecida homenagem ao músico João Ribas.


(Foto: Diana Rosa)

O A Crack in the Cloud associa-se ao evento, realizando um passatempo que terá como objectivo oferecer entradas grátis e outros prémios especiais...

Para já, fica o vídeo teaser da festa...

17 setembro 2010

Citações: Diana Rosa - Mensagem a jovens bandas punk


Diana Rosa é a fundadora e directora da fanzine Outsider.
É também fotógrafa e baterista da banda feminina Un-Predictable.

"Já passaram os tempos de fechar bandas em garagens. Se a música é feita, é para que chegue a todos e para que lhes seja berrada aos ouvidos! Para que seja mostrado ao mundo o trabalho das bandas, muitas vezes desvalorizado, mostrando a sua importância, valor e unicidade. Se tens uma banda, unam o potencial de todos para que, juntos, construam a vossa identidade de forma coesa, culminando num trabalho merecedor de dar a conhecer ao público. Desenganem-se aqueles que acham que ser ouvido por mais gente é ser vendido! Ser ouvido por mais gente (...) é fazer a nossa mensagem ganhar outra dimensão."

Diana Rosa, Outsider #27 (Setembro 2010), Editorial, p.3.

16 setembro 2010

Outsider #27 já disponível


Já está disponível a edição de Setembro desta excelente fanzine musical, especialmente dedicada às sonoridades punk rock/hardcore/alternativas.

Neste número podemos encontrar, entre muitas outras coisas, uma entrevista a Summer of Damien, uma excelente reportagem sobre o Resurection Fest (Vigo, 29 a 31 de Junho), apreciações críticas de Consentual Selections dos Mad Caddies e de Capricorn One dos Good Riddance, "Uma Visita a...Left Hand", uma abordagem da génese do géneros  Punk e Heavy Metal, e a habitual coluna da autoria de Billy (autor do blog Billy-News), com algumas das mais recentes notícias e novidades do universo musical punk nacional e internacional.

Em suma, uma panóplia de informação imperdível para quem gosta destes géneros musicais.

A revista Outsider encontra-se à venda nos seguintes locais, em Lisboa e também em Beja.

Lisboa: Bana Skateshop - Carcavelos; Sample Skateshop - Baixa de Lisboa; Clockwork Store - Baixa de Lisboa; Quiosque - Rua de São Nicolau; Carbono - Amadora;

Beja: Quiosque Susana (junto à Rodoviária); Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Beja.

Pode igualmente ser adquirida através do endereço outsider.email@gmail.com .

14 setembro 2010

Documentário: Mobilização estudantil em Buenos Aires

Nada tem a ver com música, mas sem dúvida na sequência da ideia final lançada no último post, aqui fica um curto documentário realizado pelo documentarista, escritor e professor Michael Chanan, também autor de livros e artigos sobre música, sobre as acções estudantis em Buenos Aires, de protesto contra as condições deploráveis das escolas públicas (secundárias e universitárias) e em defesa do ensino público, que levou à ocupação das escolas (que dura há mais de um mês) e à manutenção das aulas na rua. Estas acções têm contado também com o apoio e o envolvimento de professores.
Fica o vídeo e o endereço do site do professor Michael Chanan, onde ele contextualiza melhor estas acções e o seu documentário, aqui.


Occupations by secondary school and university students in Buenos Aires, September 2010. A video by Michael Chanan.

13 setembro 2010

DJs Billy e Merton: Festa de Tributo a João Ribas



Depois de um interregno forçado devido a compromissos profissionais, voltamos com uma das novidades e datas a reter da rentrée  (the silly season is finally over!!!)...

Os DJs Billy e Merton, importantes divulgadores da música punk (internacional e nacional) na blogsfera (Billy-News e Rock no Liceu, respectivamente) e nas suas sessões de DJing, juntam-se novamente para nos oferecer mais uma noite de grande música, óptimo convívio e boa disposição, desta feita com um propósito concreto e meritório: o de homenagear João Ribas, vulto incontornável do panorama musical nacional e particularmente do punk rock português.

Contrariamente ao que é costume em Portugal (e não só), e que  tão bem denunciavam os Censurados (que Ribas integrou) no tema "Kaga na Cultura", trata-se de reconhecer o trabalho e a carreira de um músico que está bem vivo e activo: para além da sua actividade principal como vocalista dos Tara Perdida, Ribas integra também os Kamones, banda de covers dos Ramones, e colabora  assiduamente com outros músicos/projectos musicais nacionais. De destacar também o seu trabalho ao nível da divulgação e apoio a novos e jovens projectos (maioritariamente punk) nacionais, em conjunto com  a 'equipa Outsider',  com a edição mensal da fanzine Outsider, a organização do festival Outsider (cuja 4ª edição já está a ser preparada e deverá acontecer ainda este ano), e a sua presença assídua em eventos musicais punk nacionais.

O A Crack in the Cloud não só conta estar presente no evento como realizará muito em breve um passatempo para oferecer bilhetes para a festa e outros prémios que para já não serão divulgados...

Fica o vídeo do ensaio de "Revolução", dos miticos e saudosos  Censurados, com a questão, tão pertinente e actual,  "És revolucionário ou otário?"....

04 setembro 2010

Peste & Sida amanhã na Festa do Avante

Este post inclui os vídeos de "Cai no Real" dos Peste & Sida e de "Para Todos" dos Gazua, ao vivo na Festa do Avante.



Não fosse pelas notícias veiculadas pelos principais media nacionais (ver por exemplo a notícia do Público, aqui) seria difícil acreditar que este despretensioso cartaz pudesse ter incomodado certos políticos portugueses ao ponto de os levar a mobilizar recursos autárquicos - desviando-os de outras tarefas mais úteis e necessárias? - para a sua persistente remoção... Hilariante? sem dúvida, apesar de 'tragicómico' ser talvez o adjectivo mais adequado à acção em causa e, em grande medida, à vida político-partidária nacional.

Sem pretender perorar sobre a indiscutível relevância que esta Festa detém, limito-me a mencionar a diversidade e a riqueza do seu programa musical,  também responsáveis pela sua popularidade e sucesso...independentemente dos cartazes que se encontram afixados um pouco por todo o país, na maioria dos casos sem perturbarem a paz de espírito dos respectivos autarcas, decerto preocupados com questões mais prementes e de outra natureza.

Destacamos aqui a actuação dos Peste & Sida, agendada para amanhã cerca das 21h e que sem dúvida fechará esta festa da melhor forma.
Ficam assim, para recordar,  os vídeos de duas GRANDES bandas nacionais ao vivo em edições passadas da Festa do Avante: "Cai no Real" dos Peste & Sida (Festa do Avante 2007) e  "Para Todos" dos Gazua (Festa do Avante 2009).





01 setembro 2010

Máscara ganham concurso e participam na Festa do Avante 2010

Este post inclui um vídeo dos Máscara ao vivo em Santo André (Agosto 2010).




Foi com grande agrado que recebemos as últimas notícias relativas a esta banda bejense de rock/alternativa/experimental, de que já demos conta em posts anteriores, nomeadamente no âmbito das suas actuações no Festival de Bandas de Beja (2009) e na Galeria do Desassossego.

Os Máscara granjearam recentemente o 1º Prémio no concurso de bandas RibaRock em Coruche. O A Crack in the Cloud felicita desde já a banda por esta merecida conquista.

Para além disso, os Máscara foram apurados para actuar no Palco Novos Valores na Festa do Avante. Vai ser já no próximo sábado, dia 4 de Setembro, pelas 19 horas.

A banda promete também para breve a edição do 1º EP, que aguardaremos com expectativa.

Fica um vídeo recente ao vivo...